Usina de Letras
Usina de Letras
27 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->QUEM FOI ARTUR RIBEIRO DOS SANTOS? -- 27/01/2006 - 00:15 (Mário Ribeiro Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
QUEM FOI ARTUR RIBEIRO DOS SANTOS?





Mário Ribeiro Martins*



(REPRODUÇÃO PERMITIDA, DESDE QUE CITADOS ESTE AUTOR E O TÍTULO).



Artur Ribeiro dos Santos, de Ipupiara, Bahia, 14.03.1888. Filho de Evaristo dos Santos e Maria Ribeiro dos Santos(vó Maria). Nasceu na Fazenda Matinha(hoje Mata do Evaristo).



Foram seus irmãos: Laurêncio Ribeiro dos Santos, José Ribeiro dos Santos, Isidório Ribeiro dos Santos, Gasparino Ribeiro dos Santos, Antonio Ribeiro dos Santos, Nestor Ribeiro dos Santos, Arcanja Ribeiro dos Santos e Emília Ribeiro dos Santos.



Somente uma árvore genealógica poderia mostrar como a família se espalhou. Evaristo era irmão de Lúcio e de Fulgêncio(Fulô), pai de Benício(Durval Ribeiro dos Santos).



Laurêncio Ribeiro dos Santos tornou-se pai de Salomão Ribeiro dos Santos, entre outros, um dos colaboradores do autor destas notas.



José Ribeiro dos Santos foi pai de Artur Ribeiro Sobrinho, de Osvaldo Ribeiro dos Santos e de Carolina Ribeiro dos Santos. Esta Carolina foi a primeira mulher de Isidoro que era Guarda-Campo na cidade da Barra. Sua segunda mulher foi Lavínia Ribeiro dos Santos.



Isidório Ribeiro dos Santos teve entre outros filhos, Manoel Ribeiro dos Santos(pai de Nezinho, Jeremias, Carlos, Almerinda e Francolina ), o velho Zeca, do Olho D´Aguinha, JOVINA(Iaiá Jove) que se casou com Gasparino Francisco Martins(Velho Doutô), este filho do finado Alvino, juntamente com Tia Dona(Leonarda), Tio Sinê(Adelino), Baio(Liberino), Velho Franco(pai de Fábio), Jove(mulher de Benício) e Sofia(mulher de Raul).



Nestor Ribeiro dos Santos teve os filhos Jeremias, Zuzinha e Samuel, além de outros.



Emília Ribeiro dos Santos, casou-se com Joaquim Francisco Martins(velho Quinca), com quem teve os filhos Calu, Lula, Zuza, Iaiá Maria, etc.



Antonio Ribeiro dos Santos foi pai de Deja(Dejanira), de Brotas de Macaúbas, além de outros filhos.



Arcanja Ribeiro dos Santos casou-se com Marcolino(irmão de Benício), com quem teve diversos filhos.



Retornando ao velho Artur Ribeiro dos Santos-parente do autor destas notas- (meu bisavô Isidório Ribeiro dos Santos era irmão do velho Artur), não concluiu o curso primário, mas se tornou excelente AUTODIDATA. Casou-se em Ipupiara(antigo Jordão ou Fundão), em 29.11.1913, com 25 anos, com Solina Amorim Barreto. Solina(23.09.1895) estava com 18 anos, nasceu em Ipupiara e era filha de Joaquim Inácio de Amorim e Clautides Alves Barreto, sendo irmã de Jovino Amorim Barreto, Joaquim Elói Barreto, Raimunda Amorim, Heliodoro Amorim e Adonias Amorim.



Artur Ribeiro dos Santos e Solina Amorim não tiveram filhos, mas adotaram dezenas de filhos, entre os quais, Salomão Ribeiro dos Santos, Rubem Ribeiro Barreto, Emília Ribeiro, Adelita Ribeiro, Abigail Ribeiro, Nilza Ribeiro, Denize Amorim e Maria Ribeiro.



Após o casamento, Artur Ribeiro dos Santos passou a residir no povoado de São Tomé, município de Barra do Mendes, onde se tornou comerciante de tecidos, indo depois para Guigós(Ibipeba), Xique-Xique e Barra do Rio Grande, de onde se mudou definitivamente para Ipupiara.



Em 21.03.1907, com 19 anos de idade, foi nomeado pelo Presidente Afonso Pena, Tenente Quartel Mestre do 298 Batalhão de Infantaria da Guarda Nacional, na Vila de Brotas, então Comarca de Macaúbas, na Bahia, tendo tomado posse ainda em 1907, sob o Comando de seu irmão mais velho Isidório Ribeiro dos Santos.



Em 14.08.1914, ainda na Vila de Brotas, sob o Comando do Coronel Militão Rodrigues Coelho, secretariou a Ata de Posse da 103 Brigada da Guarda Nacional.



Por volta de 1920, com 32 anos de idade, converteu-se ao protestantismo, na cidade da Barra, na Bahia, vinculando-se à Igreja Batista. Foi batizado, nas águas do Rio Grande, pelo Pastor Augusto Carlos Fernandes(que era cunhado do Pastor Antonio Viegas) e que tinha fundado na cidade da Barra a Escola INSTITUTO AMOR ÀS LETRAS. Este Pastor Augusto Carlos Fernandes está biografado no meu DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO REGIONAL DO BRASIL, letra A, no site www.mariomartins.com.br.



O Pastor Augusto Carlos era baiano de Amargosa, estudou no Seminário do Norte, no Recife e foi consagrado Pastor em 14.05.1911, com 20 anos de idade. Sustentado pelas Igrejas Batistas da Bahia, foi designado para substituir o missionário norte-americano Ernesto Jackson(sobre o missionário Jackson, veja o site www.mariomartins.com.br), no sertão baiano. Instalou-se em Santa Rita, Bahia, em 1911, na mesma casa anteriormente ocupada por Jackson. Batizou em Formosa, Bahia, em setembro de 1912, o casal Jonas Barreira de Macedo e Maria Bueno Teixeirense de Macedo. Nesta época, na cidade da Barra, onde havia fundado o Instituto e cuidava da Igreja, batizou, entre outros, Artur Ribeiro dos Santos. Casou-se com Celina Viegas Fernandes, irmã do Pastor Antonio Viegas, com quem teve vários filhos, entre os quais, Edith Fernandes, Augusto Carlos Fernandes Filho, Edístio Carlos Fernandes.



O Pastor Augusto Carlos Fernandes além de ter sido Pastor de Santa Rita e da Cidade da Barra, na Bahia, tornou-se Diretor do Colégio Benjamim Nogueira e Pastor da Igreja Batista de Corrente, Piauí. Professor do Instituto Batista Industrial de Corrente, no Piauí, onde também foi Prefeito Municipal e Juiz de Paz.



Nos anos seguintes, mudou-se para Goiás. Foi Pastor batista em Goiânia durante muitos anos, indo depois para Brasília. Estabeleceu-se no Núcleo Bandeirante, Distrito Federal, tornando-se professor do Ginásio Brasília, desde a sua fundação em 1957. Faleceu em Brasília, em 1989, com 98 anos de idade.



Quanto ao velho Artur Ribeiro dos Santos, foi um dos fundadores da Igreja Batista de Ipupiara, em 1938, juntamente com vários membros da Igreja Batista da Barra que viera a Ipupiara para este fim, entre os quais, Arthur Ribeiro Sobrinho(filho de José Ribeiro) e Angélica Barreto Ribeiro(pais do Dr. Isaac Barreto Ribeiro, primeiro médico de Brasília).



Arthur Ribeiro Sobrinho, por sua vez, foi professor primário do meu pai(Adão), na década de 1920 e foi pai da minha professora primária Miriam Ribeiro Barreto(na década de 1940), bem como pai de Saul Ribeiro Barreto. Todos se mudaram para Brasília, em 1957, tornando-se comerciantes, na Avenida Central, Cidade Livre, hoje Núcleo Bandeirante.



O médico Dr. Isaac Barreto Ribeiro(filho de Arthur Ribeiro Sobrinho) que se casou com Clotildes Dias e teve os filhos Alex, Daisy, Marta e Fernando e que foi o Primeiro Presidente da Associação Médica de Brasília(fundada em 06.02.1959) e também um dos fundadores da Igreja Batista Memorial de Brasília(em 07.09.1957), está biografado no meu DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO REGIONAL DO BRASIL, letra I, no site www.mariomartins.com.br.



Entre 1936 e 37, o velho Artur Ribeiro dos Santos, com 48 anos, foi Presidente do Diretório Municipal do PSD(Partido Social Democrático), na cidade de Brotas de Macaúbas, Bahia. Entre 1946 e 51, foi eleito Vereador de Brotas, pela UDN. Prefeito de Brotas, nomeado em 1945. Vale lembrar que também nesta época, meu pai Adão Francisco Martins foi NOMEADO Prefeito de Brotas de Macaúbas, em 1946, pelo Interventor Federal na Bahia(1946-1947), General Cândido Caldas e permaneceu no cargo de Prefeito, até abril de 1947, quando, terminada a “interventoria” na Bahia, o Governo Estadual foi passado para o Governador eleito pelo povo, Otávio Mangabeira e realizadas as eleições municipais.



Mas para que meu pai Adão Francisco Martins tomasse posse como Prefeito de Brotas de Macaúbas, não foi fácil. Aliás, foi João da Cruz Cunha(um dos parentes) que reuniu cerca de 60 cavaleiros para garantir a posse do meu pai Adão Francisco Martins, como Prefeito de Brotas de Macaúbas, na presença do Juiz de Direito da Comarca, Dr. Sebastião, genro do Coronel João Arcanjo Ribeiro, em 1946, quando meu pai foi nomeado Prefeito, pelo Interventor Federal na Bahia, General Cândido Caldas. É que a população de Brotas, sede do municipio, não admitia que o prefeito nomeado viesse do JORDÃO, um dos Distritos.



Entre 1951 e 54 o velho Artur Ribeiro dos Santos foi novamente eleito Vereador de Brotas. Entre 1955 e 59, foi eleito Vereador pela Terceira vez. Em 1956, com 68 anos de idade, encerrou suas atividades comerciais.



Em 1958, quando estava com 70 anos de idade, conseguiu a criação do MUNICIPIO DE IPUPIARA, pela Lei 1015, de 09.08.1958, sancionada pelo Governador Antonio Balbino. Foi Delegado de Polícia de Ipupiara, em 1958. Em 1966, foi Presidente do Diretório Municipal da UDN e depois membro do Diretório Municipal da ARENA. Foi Secretário da Prefeitura Municipal de Ipupiara, entre 1969 e 71.



A Igreja Batista, de que ele fora um dos fundadores, em 1938, em Ipupiara, com o passar do tempo e em virtude de problemas administrativos e doutrinários, terminou por se dividir(em 1969), formando uma outra Igreja Batista que continuou vinculada à Convenção Batista Brasileira, sendo meu pai(Adão Francisco Martins), um de seus líderes. A “Igreja do Velho Artur”, como é até hoje conhecida ou Igreja Batista Independente, foi para a Convenção Batista da Renovação Espiritual.



Como líder político e religioso que era, terminou por entrar em atrito com a missionária da Junta de Missões Nacionais, a leta Zênia Birzniek, que chegou em Ipupiara em janeiro de 1957 e foi transferida pela Junta em 1963, indo para Natividade e depois para Japaratuba e São José, em Sergipe, achando-se hoje aposentada.



Artur Ribeiro dos Santos, portanto, foi um líder na concepção da palavra. Ao morrer, em 22.09.1979, não deixou bens a inventariar, porquanto já tinha distribuído os seus parcos recursos, entre seus filhos adotivos.



Dele se tem uma fotografia histórica(em poder deste autor), tirada em Salvador, Bahia, em 1949, entre os Delegados do PSD e da UDN, todos líderes regionais, assim constituída: 1)Adão Francisco Martins. 2)Miguel Ribeiro dos Santos. 3)Vanderlino Mendes. 4)Artur Ribeiro dos Santos. 5)Antonio Francisco dos Santos. 6)Antonio Sodré Barreto. 7)Eurico Coelho.



Faleceu Artur Ribeiro dos Santos, na cidade de Ipupiara, Bahia, no dia 22.09.1979, com 91 anos, 6 meses e 15 dias. Foi casado com Solina Amorim Barreto durante 65 anos, 9 meses e 23 dias. Seu corpo foi enterrado num Jardim, ao lado da Igreja Batista que ele fundara, em 1938. Um dos discursos fúnebres feitos na ocasião foi pronunciado por Jeremias Ribeiro dos Santos, seu primo, eis que filho de Manoel Ribeiro dos Santos(filho de Isidório Ribeiro dos Santos, irmão de Artur).







*Mário Ribeiro Martins

é Procurador de Justiça e Escritor.

(mariormartins@hotmail.com)

Home Page: www.genetic.com.br/~mario

Fone: (063)99779311 (063) 3215 44 96

Caixa Postal, 90, Palmas, Tocantins, 77001-970.

www.mariomartins.com.br

























Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui