Usina de Letras
Usina de Letras
48 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62182 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->RUDYARD KIPLING- POETA, ESCRITOR E MAÇOM -- 02/02/2006 - 17:24 (Wilson Vilar Sampaio) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
IRMÃO RUDYARD KIPLING

Por Wilson Vilar Sampaio



Joseph Rudyard Kipling nasceu em 30.12.1865, na cidade de Bombaim-Índia e faleceu no dia 18 de janeiro de 1936, em Londres, Inglaterra.

Foi jornalista, autor de dezenas de contos e novelas, além de poeta e romancista, tendo sido o 1º inglês a receber o prêmio Nobel de literatura em 1907.

Kipling era filho de um professor da Escola de Belas Artes, John Lockwood Kipling e Alice Macdonald Kipling, uma das 4 irmãs Macdonald, muito conhecidas e sempre lembradas por terem casado ou sido mães de pessoas proeminentes na política, nas finanças e nas artes na Inglaterra. Alice foi mãe de Kipling; a irmã Louise, mãe de Stanley Baldwin, financista e futuro Ministro; Georgina, casada com o conhecido pintor inglês Edward Burne-Jones, e Agnes, casada com Edward Poynter, presidente da Real Academia de Artes.

Kipling casou com a americana Caroline Starr Balestian(Carrie), nascida em 1862 e falecida em 1939, e com ela teve três filhos: Josephine, falecida em 1899, John Kipling, que morreu em 1915 lutando pela Inglaterra na 1ª guerra mundial , e Elsie Bambridge, que faleceu em 1976 e organizou os milhares de papéis e documentos deixados por Kipling.

Era maçom atuante, tendo sido iniciado na Loja " Hope and Perseverance nº 782" , em Lahore, Punjab- Índia e, ao transferir-se para Londres, filiou-se à " Mother Lodge nº 3861, nela trabalhando como obreiro. Aliás, fez um belo poema para a sua 1ª Loja Maçônica, a Hope and Perseverance.

Entre dezenas de obras que deixou, destacamos:

Bee, bee, Ovelha Negra - História do período em que esteve em um internato na Inglaterra.

The Jungle Book(1894)- O livro da Selva, que veio a ser talvez o seu mais famoso livro, conta a história do menino lobo Mogli e foi transformado em filme pelos estúdios Walt Disney. 1 ano depois, em 1895, Kipling escreveu a continuação do Livro da Selva. No Brasil, o livro foi traduzido em 1942 pelo escritor Monteiro Lobato.

Kim( 1901)- Livro defendendo a colonização inglesa na Índia enquanto conta a história de Kimbal O`hara, órfão filho de um maçom inglês que vivia na Índia.

Just so Stories(1902)- Uma coletânea de histórias sobre animais

Meus Adorados Filhos- Reunindo cerca de 200 cartas que escreveu entre 1906 e 1915 aos filhos John e Elsie.

The Irish Guards in the Great War- Uma história sobre o regimento no qual serviu durante a 1ª guerra mundial, o seu filho que faleceu no conflito.

Cartas de Viagem (1920) - Narrativa dos lugares que visitou, notadamente África da Sul, Estados Unidos e Austrália, além - é claro - da Índia.

Something of Myself- Algo sobre mim- livro biográfico que foi publicado postumamente em 1937.

The Man Who Would be King ( O Homem que queria ser Rei)- Livro no qual utiliza diversos símbolos maçônicos e fala sobre dois militares ingleses que são Maçons e buscam lugares distantes para fazerem fortuna. Essa história foi transformada em filme de muito sucesso, estrelado por Sean Connery e Michael Caine, sob direção de John Huston

Capitão Coragem, Muitas Invenções, O Handicap da Vida e A luz que Falhou, quatro entre várias de suas novelas.

Os Sete Mares - livro de versos.

Stalky e Companhia - Inspirado quando esteve em um rígido e austero Centro Educativo para filhos de oficiais e funcionários ingleses.

Três Soldados e Contos da Colina - Obras que lhe trouxeram notoriedade.

Canções de Caserna - Obra que o tornou muito popular na Inglaterra.

Apesar de ter sido ridicularizado pelos intelectuais da época, que diziam ser ele um " mero contador de histórias " e um " autor de poemas que rimam" , chegando a ser demitido de um jornal sob a alegação " que não sabia escrever em inglês " , Kipling foi o 1º inglês a ganhar o prêmio Nobel de literatura e com certeza foi o maior contista da Inglaterra.

Como poeta, Kipling teve a inspiração de compor um dos mais lindos poemas da língua inglesa, que até hoje permanece atual na mensagem que quer transmitir e sempre será para quem o lê, uma verdadeira lição haurida dos princípios comportamentais e éticos defendidos secularmente pela maçonaria, acerca de como agir diante das várias situações que a vida nos apresenta pela frente. Eis o poema:

Se...



Se és capaz de manter a tua calma quando

todo mundo ao redor já a perdeu e te culpa.



De crer em ti quando estão todos duvidando

e para esses no entanto achar uma desculpa.

Se és capaz de esperar sem te desesperares,

ou enganado, não mentir ao mentiroso,

Ou sendo odiado, sempre ao ódio te esquivares

e não parecer bom demais nem pretensioso.

Se és capaz de pensar sem que só a isso te atires,

de sonhar sem fazer dos sonhos teus senhores.

Se encontrando a Desgraça e o Triunfo conseguires

tratar da mesma forma a esses dois impostores.

Se és capaz de sofrer a dor de ver mudadas,

em armadilhas as verdades que disseste.

E às coisas, por que deste a vida, estraçalhadas,

e refazê-las com o bem pouco que te reste.

Se és capaz de arriscar numa única parada,

tudo quanto ganhaste em toda a tua vida.

E perder e, ao perder, sem nunca dizer nada,

resignado tornar ao ponto de partida.

De forçar coração, nervos, músculos, tudo,

a dar seja o que for que neles ainda existe,

E a persistir assim quando, exaustos, contudo,

resta a vontade em ti que ainda ordena: "Persiste!

Se és capaz de entre a plebe não te corromperes,

e, entre reis, não perder a dignidade.

E de amigos, quer bons, quer maus, te defenderes,

se a todos podes ser de alguma utilidade.

E se és capaz de dar, segundo por segundo,

ao minuto fatal todo valor e brilho.

Tua é a terra com tudo que existe no mundo,

e, o que ainda é muito mais, és um homem, meu filho!



Outro ensinamento da Ordem maçônica foi utilizado pelo Ir:. Kipling, para compor uma pequena história, um conto quase mágico, no que diz respeito à profundidade filosófica de um princípio há muito propagado pela maçonaria como sendo um dos objetivos a ser alcançado pelos maçons: A humildade que vem com a prática constante do domínio das paixões e submissão da vontade:

Quando era Rei e Maçom - Mestre que já tinha feito suas provas - escolhi terreno conveniente para erguer um Palácio digno de um Rei.

Tendo disposto as minhas estacas sobre o chão desentulhado, apressei-me em cavar até o nível desejado. Apareceram então, debaixo do entulho, as ruínas de um Palácio construído há muito tempo por um Rei.

Faltava arte à construção e sutilezas ao plano. Desajeitadamente, cavalgando ao acaso, alinhavam-se grosseiros blocos, testemunhas de uma arquitetura inábil; porém sobre cada pedra estava gravado: "Depois de mim um Construtor virá. Dizei-lhe que também eu soube".

Do fundo de minhas trincheiras, rapidamente, elevaram-se as minhas fundações judiciosas. Apropriando-me dos materiais do meu antecessor, submeti-os a um sábio talhe, serrando os mármores, polindo-os, rejeitando ou retendo, segundo o meu gosto, os dons do humilde e morto.

Abstive-me, porém, de desprezar mesmo aquilo que não foi utilizado. O coração daquele construtor falava ao meu, linguagem de suas fundações arrasadas.

Como se estivesse erguido para discorrer, a forma de seu sonho para mim tornou-se clara a obra que tinha projetado, evocando-o diante de mim.

Quando era Rei Maçom - em pleno meio-dia de minha soberba, uma Mensagem chegou-me da escuridão - murmúrio afastado, dizendo: "O fim é proibido". Compreendi. "Teu objetivo está atingido. O teu propósito era marcar, como o do outro, o lugar em que um Rei há de querer construir".

Chamando os homens do meu canteiro de obras, das minhas pedreiras e dos meus transportes, abandonei todo empreendimento que entreguei à fé dos anos pérfidos.

Porém, talhado na madeira e gravado na pedra, transmiti: "Depois de mim, um Construtor virá. Dizei-lhe que também eu soube."



Kipling está enterrado na Abadia de Westminster, na " esquina dos Poetas " e no dia 18 de janeiro completou 70 anos de sua passagem para à luz eterna.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui