Usina de Letras
Usina de Letras
161 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62182 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->POVOS INDÍGENAS- PROTETORES E SÁBIOS -- 02/02/2006 - 17:35 (Wilson Vilar Sampaio) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
OS SÁBIOS PROTETORES DA NATUREZA

Por Wilson Vilar Sampaio



Todo àquele que vive em contato direto com a natureza é um sábio, pois aprende com a mãe terra a obter o sustento necessário e a interagir com ela respeitando-a, para que nunca falte alimento e água potável a todos os seres que nela habitam.



Partindo deste conceito, o índio é um sábio! A prova disso é a resposta que o Chefe indígena Seattle deu, num longínquo 1856, à Junta de Comissários para Assuntos Índios, que pretendiam comprar para o govêrno dos Estados Unidos da América, uma grande( a melhor) faixa de terra encravada na reserva pertencentes aos índios:



" Como é que se pode comprar ou vender o céu, o calor da Terra? Essa idéia parece estranha. Se não possuímos a pureza do ar e o brilho da água, como é possível comprá-los?

Cada pedaço desta terra é sagrado para o meu povo. Cada ramo de pinheiro, cada punhado de areia, a penumbra na floresta densa, cada clareira e inseto que zumbe são sagrados na memória e experiência do meu povo...

Os mortos do homem branco esquecem sua terra de origem quando vão caminhar entre as estrelas. Nossos mortos jamais esquecem esta bela terra, pois ela é a mãe do homem vermelho.

Somos parte da terra e ela faz parte de nós. As flores perfumadas são nossas irmãs; o cervo, o cavalo e a água, são nossos irmãos. Os picos rochosos, os sulcos úmidos nas Campinas, o calor do corpo do potro, e o homem, todos pertencem à mesma família.

Tudo está ligado, como o sangue que une uma família. Todas as coisas estão ligadas. O que acontece na Terra recai sobre os filhos da Terra. Não foi o homem que teceu a trama da vida. Ele é só um fio dentro dela. Tudo o que ele fizer à teia estará fazendo a si mesmo" .



Fica para nós a lição que um " selvagem " deu à comissão de notáveis que tinha ido tentar enganar os primeiros habitantes do continente.



Não foi sem propósito que José Saramago afirmou " O homem mais sabido que conheci em toda a minha vida não sabia nem ler nem escrever ".



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui