Usina de Letras
Usina de Letras
15 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->HISTÓRIA SÉCULO XIX VESTIBULARES 2006 -- 03/02/2006 - 08:30 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
HISTÓRIA SÉCULO XIX VESTIBULARES DEZEMBRO 2005 E JANEIRO 2006 COMPILADOS PELO PROF. EDSON PEREIRA BUENO LEAL



1. UNICAMP 2006 REVOLUÇÃO FRANCESA E ECOLOGIA

O texto abaixo se refere à guerra entre a Inglaterra e a França no contexto da Revolução Francesa no final do século XVIII:

A cada navio que os canhões inimigos punham fora de combate, os governos da Inglaterra e da França procuravam desesperadamente mais dois mil carvalhos que pudessem substituí-lo. Para abastecer a marinha francesa, desmataram-se cadeias montanhosas inteiras, que nunca foram reflorestadas. Ao mesmo tempo, seus concorrentes ingleses transportavam madeira das florestas canadenses. (Adaptado de Simon Schama, Paisagem e Memória. São Paulo: Companhia das Letras, 1996, p 188.)

a) Por que a Revolução Francesa levou a uma guerra entre a França e outros países europeus?

b) Que relação o texto estabelece entre essa guerra e o desmatamento das florestas do hemisfério norte?

c) Como a questão ambiental foi tratada no protocolo de Kyoto, que entrou em vigor em 2005?



2 UNESP 2006 REVOLUÇÃO FRANCESA

... a Revolução de 1789 não fez nada pelo operário: o camponês ganhou a terra, o operário está mais infeliz que outrora e os monarquistas têm razão quando afirmam que as antigas Corporações [de Ofício] protegiam melhor o trabalhador do que o regime atual. (Jornal Le Matin, 07 de março de 1885.) Com tal declaração, o escritor francês Émile Zola fazia

um balanço dos efeitos sociais da Revolução de 1789, referindo-se

a) aos confiscos dos bens dos nobres franceses emigrados e à política liberal implementada pelo Estado.

b) à baixa participaão dos trabalhadores urbanos nas lutas sociais na França do final do século XIX.

c) ao apoio dos operários ao projeto de Restauração do absolutismo francês, como garantia de melhoria social.

d) à liderança política dos camponeses franceses nas revoluções socialistas e comunistas do século XIX.

e) à política de bem-estar social instituída pelo Partido Social Democrata francês ao longo do século XIX.





3 MACKENZIE 2006 REVOLUÇÕES

Um inglês que não se sinta cheio de estima e admiração pela maneira sublime com que está agora se efetuando uma das mais importantes revoluções que o mundo jamais viu deve estar morto para todos os sentidos da virtude e da liberdade. Nenhum de meus patrícios que tenha tido a sorte de presenciar as ocorrências dos últimos três dias nesta grande cidade fará mais que testemunhar que a minha linguagem não é hiperbólica.

The Morning Post,21 de julho de 1789

A partir de referências presentes no texto acima, pode-se afirmar que ele diz respeito

a) à Guerra dos Cem Anos, travada entre ingleses e franceses.

b) à Revolução Gloriosa, que resultou na deposição do rei James II.

c) à queda da Bastilha, acontecimento que marcou o início da Revolução Francesa.

d) ao movimento insurrecional conhecido como Comuna de Paris.

e) à Revolução Russa, primeira experiência socialista da história.





4 FATEC 2006 REVOLUÇÃO FRANCESA

Nas diversas etapas da Revolução Francesa, a Constituição Civil do Clero, a execução de Luís XVI e o fim da rebelião da Vendéia ocorreram, respectivamente,

a) durante o Terror Jacobino, à época de Napoleão Bonaparte e no período da Monarquia Constitucional.

b) durante o Consulado, à época do Terror Jacobino e no período da Convenção Thermidoriana.

c) durante a Monarquia Constitucional, à época da Convenção e no período de funcionamento do Diretório.

d) durante o Terror Jacobino, à época da Monarquia Constitucional e no período de Napoleão Bonaparte.

e) Durante a convenção thermidoriana, à época de Napoleão Bonaparte e no período da Monarquia Constitucional.



5 PUC SP 2006 INDEPENDÊNCIA AMÉRICA LATINA

Quanto aos processos de independência na América Hispânica e no Brasil no início do século XIX, pode-se afirmar que

a) ambos foram marcados por guerras, mas no pósindependência a América Hispânica conservou a unidade do período colonial e o Brasil foi dividido politicamente.

b) ambos receberam auxílio francês e inglês, mas no pós-independência o Brasil rompeu os laços com a Inglaterra e a América Hispânica se aproximou mais da França.

c) ambos foram influenciados pelo pensamento iluminista, mas no pós-independência na América Hispânica predominou a idéia republicana e o Brasil se tornou uma monarquia.

d) ambos contaram com apoio militar dos Estados Unidos, mas no pós-independência o Brasil se aliou aos norte-americanos e a América Hispânica entrou em conflito com eles.

e) ambos foram negociados, mas no pós-independência a autonomia da América Hispânica foi apenas provisória e a brasileira se tornou definitiva.





6 HAITI INDEPENDÊNCIA FGV ECONOMIA 2006

O Brasil lidera, desde 2004, uma força de paz que pretende contribuir para estabilizar politicamente o Haiti, objetivando a realização de eleições que levem à formação de um novo governo. A república antilhana de língua francesa tem sua história marcada por grave instabilidade política, grande desigualdade social e freqüentes intervenções estrangeiras em seus assuntos

internos. Seu processo de emancipação percorreu um caminho diferente das outras colônias americanas, porque foi liderado pela

a) elite branca que se recusava a aceitar as principais idéias revolucionárias dominantes na França.

b) elite criolla que buscava romper com o pacto colonial, ligando-se aos princípios defendidos pelos fisiocratas.

c) população mestiça que pretendia manter o novo país integrado no sistema econômico francês.

d) elite branca aliada aos escravos e que tinha como objetivo evitar a chegada das idéias liberais à região.

e) população escrava fortemente influenciada pelas idéias revolucionárias em voga na França.





7 UNESP 2006 DARWINISMO SOCIAL

É difícil acreditar na guerra terrível, mas silenciosa, que os seres orgânicos travam em meio aos bosques serenos e campos risonhos. (C. Darwin, anotação no Diário de 1839.)

Na segunda metade do século XIX, a doutrina sobre a seleção natural das espécies, elaborada pelo naturalista inglês Charles Darwin, foi transferida para as relações humanas, numa situação histórica marcada

a) pela concórdia universal entre povos de diferentes continentes.

b) pela noção de domínio, supremacia e hierarquia racial.

c) pelos tratados favoráveis aos povos colonizados.

d) pelas concepções de unificação européia e de paz armada.

e) pela fundação de instituições destinadas a promover a paz.



8 UNIFESP 2006 NACIONALISMO E QUESTÃO SOCIAL NA EUROPA SÉC XIX

Signos infalíveis anunciam que, dentro de poucos anos, as questões das nacionalidades, combinadas com as questões sociais, dominarão sobre todas as demais no

continente europeu. (Henri Martin, 1847.)

Tendo em vista o que ocorreu século e meio depois dessa declaração, pode-se afirmar que o autor

a) estava desinformado, pois naquele momento tais questões já apareciam como parcialmente resolvidas em grande parte da Europa.

b) soube identificar, nas linhas de força da história européia, a articulação entre intelectuais e nacionalismo.

c) foi incapaz de perceber que as forças do antigo regime eram suficientemente flexíveis para incorporar e anular tais questões.

d) demonstrou sensibilidade ao perceber que aquelas duas questões estavam na ordem do dia e como tal iriam por muito tempo ficar.

e) exemplificou a impossibilidade de se preverem as tendências da história, tendo em vista que uma das questões foi logo resolvida.





9 UNIFESP 2006 EUA E ESCRAVIDÃO

Pastores metodistas e batistas do sul dos Estados Unidos apoiaram, nas décadas de 1770 e 1780, a causa antiescravista, mas deixaram de fazê-lo nos dez anos transcorridos entre 1795-1805. Essa mudança de atitude foi devida

a) a uma reorientação doutrinária dessas duas denominações religiosas.

b) a uma competição entre as denominações religiosas atuantes no sul.

c) ao boom do algodão e à revolta antiescravista em São Domingos/Haiti.

d) ao fim do tráfico negreiro e à pressão inglesa contra a escravidão.

e) à rejeição por parte dos negros em aceitar aquelas doutrinas religiosas.



10 FUVEST 2006 2 FASE GUERRA DE SECESSÃO

A recente catástrofe ocorrida em Nova Orleans mostrou a pobreza da região, mais uma vez apontando as diferenças econômicas e sociais entre o norte e o sul dos Estados Unidos. Para a maioria dos historiadores, essas diferenças estão associadas à Guerra de Secessão, que dividiu o país, no século XIX, e deixou sérias conseqüências.

a) Quais eram as diferenças entre o norte e o sul dos Estados Unidos antes da Guerra?

b) Qual o tratamento dispensado pelos vitoriosos aos derrotados no final da Guerra?





11 TRANSPORTES REV IND. UNICAMP 2006 .

O texto abaixo ilustra “o encolhimento do mapa mundo graças a inovações nos transportes que ‘aniquilam o espaço por meio do tempo’”. (David Harvey, A condição pós-moderna. São Paulo: Edições Loyola, 1993, p. 220.)

1500-1840 - velocidade das carruagens e dos barcos a vela - l6 km / h

1850 - 1930 - velocidade da locomotiva a vapor l00 km/h ; barcos a vapor - 57 km/h

anos 1950 - aviões a propulsão - 480 a 640 km/h

anos 1960 - jatos de passageiros - 800 - 1.100 km/h .



a) De acordo com o texto acima, qual o significado da expressão “encolhimento do mapa mundo”?

b) Relacione o uso dos barcos a vela com as mudanças na cartografia e no conhecimento geográfico da Terra no início da Idade Moderna.

c) Além de locomotivas e barcos a vapor, cite um outro meio de transporte introduzido entre 1850 e 1930.





12 REV. INDUSTRIAL E TRANSP UNICAMP 2006

O período de 1789 a 1848 foi marcado por profundas mudanças. A primeira foi demográfica. A população do Reino Unido, por exemplo, quase duplicou entre 1800 e 1850. A segunda maior mudança foi nas comunicações. As ferrovias já tinham considerável importância prática na Grã-Bretanha, Estados Unidos, Bélgica, França e Alemanha. Também devemos enfatizar o aumento da velocidade e da capacidade de carga assim alcançadas. As ferrovias facilitaram as viagens e os transportes, uniram a cidade ao campo, as regiões pobres às ricas. O crescimento da população deveu-se muito a elas. (Adaptado de Eric Hobsbawm, A era das revoluções. 1789-1848.Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982, p. 188-189.)

a) Por que 1789 e 1848 são importantes marcos cronológicos da história política européia?

b) Estabeleça duas relações importantes entre as ferrovias e a produção industrial na primeira metade do século XIX.

c) Qual a importância das ferrovias na ocupação do território dos EUA no século XIX?



13 UNICAMP 2006 ÁFRICA IMPERIALISMO SÉCULO XIX

O pan-africanismo, surgido no final do século XIX, foi fundamental para a tomada de consciência das elites culturais africanas em relação às questões econômicas, sociais, políticas e culturais do continente. A idéia de nação continental, que surgiu como sinônimo de solidariedade da raça negra, apresentava ao mundo o que significa ser africano, incluindo dois legados: o resgate da África pelos africanos e a idéia de pátria comum de todos os negros em solo africano, com supostos valores comuns para se pensar estruturas políticas autônomas. (Adaptado de Leila Leite Hernandez, A África na sala de aula: visita à História Contemporânea. São Paulo: Selo Negro, 2005, p. 157.)

a) Por que a recriação de valores comuns foi útil ao panafricanismo?

b) A ocupação do continente africano pelos europeus se relaciona a dois processos históricos: o colonialismo do século XVI e o imperialismo do século XIX. Cite duas características de cada um desses processos que os diferenciem.





14 FUVEST 2006 2 FASE SÉCULO XIX IMPERIALISMO E NACIONALISMO

A História Contemporânea, no programa de História da FUVEST, contém um item que diz: “A Europa em competição (1871-1914): imperialismo, neocolonialismo e belle époque”. Indique

a) em que consistia essa competição e por que era imperialista.

b) o significado da expressão belle époque.



15 PUC SP 2006 UNIFICAÇÃO ALEMANHÃ

“O próprio Bismarck parece não ter-se preocupado muito com o simbolismo, a não ser pela criação de uma bandeira tricolor, que unia a branca e preta prussiana com a nacionalista liberal preta, vermelha e dourada (...).”

(Eric Hobsbawn. A invenção das tradições. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984, p. 281)

“Hitler escreve a propósito da bandeira: ‘como nacional-socialistas, vemos na nossa bandeira o nosso programa. Vemos no vermelho a idéia social do movimento, no branco a idéia nacionalista, na suástica a nossa missão de luta pela vitória do homem ariano e, pela mesma luta, a vitória da idéia do trabalho criador que como sempre tem sido, sempre haverá de ser anti-semita .” (Wilhelm Reich. Psicologia de massas do fascismo. São Paulo: Martins Fontes, 1988, p. 94-5)



Sobre os processos e períodos históricos mencionados acima, pode-se dizer que

a) o nazismo chegou ao poder por meio de um golpe militar, em 1933, e criou o Terceiro Império (“Reich”), iniciando um período de forte expansão e anexação territorial, que se manteve mesmo após sua derrota na Segunda Guerra Mundial.

b) a unificação ocorreu em 1848, na chamada “Primavera dos Povos”, quando trabalhadores se rebelaram contra a fragmentação política da Confederação Germânica e se aliaram à Áustria para conseguir a unidade nacional alemã.

c) o nazismo foi derrotado ao final da Segunda Guerra Mundial, em 1945, quando a Alemanha foi repartida entre os vencedores e sua capacidade de produção industrial foi destruída para que se tornasse um país agrícola, o “celeiro da Europa”.

d) a unificação envolveu diversos conflitos e fez nascer, em 1871, sob comando prussiano, o Segundo Império (“Reich”), iniciando um período de acelerada expansão econômica e militar alemã, que durou até a Primeira Guerra Mundial.

e) o nazismo surgiu após a Primeira Guerra Mundial, em 1918, e pregou a necessidade de a Alemanha lutar contra comunistas e judeus, “inimigos internos”, mas aliar-se a países vizinhos de população branca e ariana, como França e Inglaterra.





16. FUVEST 2006 SÉCULO XIX CULTURA

“Para mim, o mais absurdo dos costumes vale mais do que a mais justa das leis. A nossa legislação alemã contenta-se com evocar o espírito atual, notadamente o espírito francês, mas não faz alusão ao espírito do povo”. Essa frase do alemão William Gerlach, em 1810, exprime uma visão

a) liberal e democrática.

b) romântica e nacionalista.

c) socialista e comunitária.

d) teocrática e tradicionalista.

e) conservadora e realista.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui