Usina de Letras
Usina de Letras
18 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62303 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10397)

Erótico (13575)

Frases (50695)

Humor (20043)

Infantil (5465)

Infanto Juvenil (4787)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140829)

Redação (3311)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6215)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->BRASIL 1945-1964 VESTIBULARES 2006 -- 03/02/2006 - 16:22 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


BRASIL 1945-64 QUESTÕES DE VESTIBULARES DEZEMBRO DE 2005 E JANEIRO DE 2006 COMPILADAS PELO PROF. EDSON PEREIRA BUENO LEAL



1 UNIFESP 2006 BRASIL POLÍTICA 1945-1964 .

Benedito Valadares, em suas Memórias ( Tempos Idos e Vividos, 1966), assim descreve os fundadores de um dos partidos políticos que surge no fim do Estado Novo:

... os que não aceitaram a Revolução de 30; os que a fizeram e se sentiram traídos...; os que a fizeram e se desentenderam com o presidente...; os que assinaram o “Manifesto dos Mineiros”; todos aqueles que por questões políticas e/ou pessoais não aceitavam a organização ditatorial montada sob a Constituição de 37. O partido em questão chama-se

a) Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).

b) Partido Comunista Brasileiro (PCB).

c) Partido Social Democrático (PSD).

d) União Democrática Nacional (UDN).

e) Partido Socialista Brasileiro (PSB).





2. ENEM 2005 VARGAS 1954



Zuenir Ventura, em seu livro “Minhas memórias dos outros” (São Paulo: Planeta do Brasil, 2005), referindo-se ao fim da “Era Vargas” e ao suicídio do presidente em 1954, comenta:

Quase como castigo do destino, dois anos depois eu iria trabalhar no jornal de Carlos Lacerda, o inimigo mortal de Vargas (e nunca esse adjetivo foi tão próprio).

Diante daquele contexto histórico, muitos estudiosos acreditam que, com o suicídio, Getúlio Vargas atingiu não apenas a si mesmo, mas o coração de seus aliados e a mente de seus inimigos.

A afirmação que aparece “entre parênteses” no comentário e uma conseqüência política que atingiu os inimigos de Vargas aparecem, respectivamente, em:

(A) a conspiração envolvendo o jornalista Carlos Lacerda é um dos elementos do desfecho trágico e o recuo da ação de políticos conservadores devido ao impacto da reação popular.

(B) a tentativa de assassinato sofrida pelo jornalista Carlos Lacerda por apoiar os assessores do presidente que discordavam de suas idéias e o avanço dos conservadores foi intensificado pela ação dos militares.

(C) o presidente sentiu-se impotente para atender a seus inimigos, como Carlos Lacerda, que o pressionavam contra a ditadura e os aliados do presidente teriam que aguardar mais uma década para concretizar a democracia progressista.

(D) o jornalista Carlos Lacerda foi responsável direto pela morte do presidente e este fato veio impedir definitivamente a ação de grupos conservadores.

(E) o presidente cometeu o suicído para garantir uma definitiva e dramática vitória contra seus acusadores e oferecendo a própria vida Vargas facilitou as estratégias de regimes autoritários no país.





3. UNESP 2006 BRASIL POLÍTICA 1930-1955

Leia o trecho de uma marchinha do carnaval de 1951.

Bota o retrato do Velho outra vez, Bota no mesmo lugar. O sorriso do velhinho faz a gente trabalhar. (Haroldo Lobo e Marino Pinto, 1951.)

Cantada por Francisco Alves, essa música se tornou um recurso de propaganda política do período.

Responda.

a) A letra da música faz referência a qual personagem da História do Brasil?

b) Comente o significado desse personagem na História Republicana Brasileira.



4 UNIFESP 2006 JUSCELINO KUBITSCHEK

De Juscelino Kubitschek, como presidente, em mensagem ao Congresso Nacional (15.03.1956): … dificilmente se consolidará a revolução industrial, sem uma sólida base agrícola e sem um mercado interno em expansão…;

e, como ex-presidente, no jornal Correio da Manhã (21.04.1963):

Todo país que fez a Reforma Agrária despreparado industrialmente fracassou (...) Estamos preparados para pôr em prática um programa de tal natureza, pois já existe no Brasil uma indústria de base...

As duas citações permitem sustentar que Kubitschek

a) sugere, numa espécie de autocrítica, que sua política de industrialização poderia ter sido realizada em combinação com a reforma agrária.

b) reconhece ter falhado na implementação da reforma agrária, ao contrário do que ocorreu com a industrialização.

c) passa a defender, depois de ter deixado o poder, a necessidade da reforma agrária, para poder se justificar perante a história.

d) critica, depois de ter deixado o poder, os políticos que continuam defendendo a tese da prioridade da reforma agrária sobre a industrialização.

e) inverte sua argumentação sobre a prioridade de uma com relação à outra, por ter acelerado a industrialização, deixando de lado a reforma agrária.







5 MACKENZIE 2006 JÂNIO QUADROS

A renúncia de Jânio deixou o país à beira do caos e de uma guerra civil. A ameaça à legalidade institucional poderia trazer conseqüências drásticas para o país. O Rio Grande do Sul, cujo governador era Leonel Brizola, se transformou no foco principal da luta pró

João Goulart. Francisco de Assis Silva, História do Brasil Essa crise política foi temporariamente controlada em 1961, por meio

a) do suicídio de Jango.

b) do Ato Institucional número 5.

c) da Emenda Parlamentarista.

d) das Reformas de Base.

e) do golpe Militar.





6 MACKENZIE 2006 JOÃO GOULART

Entre os fatores que precipitaram o golpe militar de 1964 esteve o programa de Reformas de Base, do presidente João Goulart. NÃO estava entre as reformas,

a) a agrária, que pretendia uma divisão de terras socialmente mais justa.

b) a educacional, que buscava ampliar o ensino público, quer básico quer universitário.

c) a política, substituindo o regime presidencialista pelo parlamentarista.

d) a administrativa, lutando pela desburocratização das instituições públicas.

e) a urbana, que visava o combate aos problemas relacionados à pobreza nas cidades.





7 BRASIL POLÍTICA FGV ADMINISTRAÇÃO 2006



“Vai minha tristeza/ E diz a ela que sem ela não pode ser/ Diz-lhe numa prece/ Que ela regresse/ Porque não posso mais sofrer/ Chega de saudade/ A realidade é que sem ela/ Não há paz/ Não há beleza/ É só tristeza e a melancolia/ Que não sai de mim/ Não sai de mim/ Não sai.” Chega de Saudade, Tom Jobim e Vinícius de Moraes

Esse é o trecho de uma das principais canções da bossa nova, gênero que renovou a música brasileira. Nessa época, vivia-se uma fase de otimismo no país.

Altos índices anuais de crescimento econômico, grandes obras públicas, estabelecimento de empresas estrangeiras, manutenção da estabilidade política pelo presidente eleito e significativas conquistas esportivas em competições internacionais eram características:

a) do governo do Garrastazu Médici e do chamado “Milagre Brasileiro”;

b) do governo de João Goulart e da implementação das “Reformas de Base”;

c) do governo de Getúlio Vargas e da política de substituição de importações;

d) do governo de Jânio Quadros e da desnacionalização da economia;

e) do governo de Juscelino Kubitschek e do chamado “Nacional Desenvolvimentismo”.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui