Usina de Letras
Usina de Letras
142 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50616)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140801)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Consciência eleitoral -- 08/02/2006 - 01:38 (Estevão Raffaine Vilas Boas de Freitas) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Você conhece as ideologias centrais dos partidos políticos brasileiros?



Hoje em dia nenhum partido se assume como um partido de direita. A “moda” ainda é ser de esquerda.



Você sabe o que quer dizer ser de esquerda ou de direita?

Direita é sinônimos de conservadorismo, ou seja, as coisas não devem mudar!

Os ricos devem continuar ricos, os pobres probres e quem atingiu a classe média, continua pagando as contas e oferecendo sua mão-de-obra qualificada como “mais valia” para os ricos.



Mais-valia foi um termo consagrado na obra de Karl Marx que significa que a força de trabalho empregada na produção vale menos do que o preço do produto, o que proporciona o lucro aos proprietários dos meios de produção (ricos). Em seu estudo científico sobre a sociedade, Kar Marx incitava que a classe operária se organizasse e obtivesse com luta armada os meios de produção e que cada um trabalhasse para si mesmo, quebrando o paradigma de “propriedades”, ou seja, todos trabalhadores eram proprietários e controladores de sua produção.



Esquerda é como se convencionou chamar os “movimentos socialistas”, que nasceram para se opor e propor uma solução contra as explorações dos migrantes dos meios de produção tradicionais (rurais) para os novos meios de produção (indústria), durante o período histórico que ocorreu a revolução industrial.



O Socialismo, em sua concepção, fazia parte de uma teoria que o povo deveria tomar o Estado através de revoluções, pois os ricos dominantes, não tinham o menor interesse em ceder o poder para o povo.

A teoria da esquerda dizia que após o povo tomar o poder, deveria haver uma centralização do governo (ditadura) provisoriamente, até que todos se conscientizariam que o mundo é perfeito, abundante, que todos são iguais; e neste momento o governo e as leis deixariam de existir, dando lugar ao comunismo, onde todos viveriam pacificamente em um mundo sem fronteiras, nem diferenças.



Como todos sabem, o comunismo nunca ocorreu, dando lugar a governos que se aproveitaram de algumas teorias do socialismo para instaurarem Ditaduras, que depois foram muito mais favoráveis àqueles que defendiam a Direita.



Enquanto vários países se inclinavam ao socialismo, outros adotaram uma nova teoria para combater às desigualdades sociais pós Revolução Industrial, a Democracia.

A Democracia diz que o poder deve ser dividido em 3 esferas: o poder legislativo, o poder executivo e o poder judiciário (vindo dos ideais da tríade da Revolução Francesa: igualdade, liberdade, fraternidade).



Até aqui, todos podem identificar qual é o modelo político no Brasil atualmente, no entanto os movimentos socialistas menos radicais se infiltraram na democracia, formando partidos que em geral visam chegar aos poderes e melhorar a vida dos trabalhadores (pobres).



Na prática, vemos que pouca coisa foi realmente transformada após os partidos de esquerda chegarem ao poder, tanto no Brasil, como em outros países da América Latina e Europa.

Estamos em uma nova ordem mundial. O modelo de direita hoje em dia ainda persiste, embora disfarçado, pois é inadmissível declarar isto perante uma sociedade, em um país “em desenvolvimento” como o Brasil.



O modelo de esquerda foi útil após a revolução industrial, hoje não funciona mais. Os jovens que vão aos fóruns sociais, embora engajados em uma luta por melhores condições, já não têm uma bandeira ideológica para levantar. Todos reclamam dos Estados Unidos, mas ainda não inventaram um modelo mais eficiente a ser seguido.



Então, nas próximas eleições, deixe as demagogias esquerdistas de lado, avaliem os integrantes dos partidos políticos e suas histórias para não serem enganados por novos conservadores. Busquem propostas inovadoras, que falem sobre o panorama real desta sociedade pós-industrial, globalizada, tecnológica e “do conhecimento”.

Temos que dar os primeiros passos à Era Pós-capitalista, onde o conhecimento e a cultura são os verdadeiros valores sociais para uma sociedade mais justa, livre e consciente.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui