Usina de Letras
Usina de Letras
151 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Teses_Monologos-->E VÓS, QUEM DIZEIS QUE SOU? -- 19/04/2014 - 18:43 (Adalberto Antonio de Lima) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

E vós quem dizeis que eu sou?

Subiu Jesus a uma barca com seus discípulos. De repente, desencadeou-se  sobre o mar uma tempestade. Os discípulos achegaram-se a ele e o acordaram, dizendo: “ Senhor, salva-nos ou morreremos!” Então, levando-se, deu ordem aos ventos e ao mar, e fez-se uma grande calmaria. Admirados diziam;” Quem é este homem a quem até os ventos e o mar obedecem?” (Mt.8.23 ss)

Alguns dias depois, Jesus entrou novamente em Cafarnaum e souberam que ele estava em casa. Trouxeram-lhe um paralítico carregado por quatro homens numa padiola, . Jesus, vendo-lhes a fé, disse ao paralítico: “ Meu filho, coragem! Teus pecados te são perdoados. Levanta-te, toma teu leito e anda.” No mesmo instante, ele se levantou e, tomando o leito, foi-se embora à vista de todos. ( Mar 2,1-12)

Quem é este que perdoa os pecados? “ Nunca vimos coisa semelhante”. ( Mar 2,12).

Partindo dali, dois cegos seguiram, gritando: “ Jesus, Filho de Davi, tem piedade de nós! “ Jesus entrou numa casa e os cegos aproximaram-se dele. Disse-lhes: “ Credes que eu posso fazer isso?” _ Sim, Senhor”, responderam ele. Então ele tocou-lhes nos olhos dizendo: “ Seja-vos feito segundo vossa fé. No mesmo momento, os seus olhos se abriram.Apresentaram-lhe também um mudo, possuído do demônio, Jesus expulsou o demônio e imediatamente, o mudo falou. A multidão exclamava: “ Quem é esse que expulsa demônios?  Jamais se viu algo semelhante em Israel.” ( Mat. 9,27-33).

Num dia de sábado, o Senhor caminhava pelos campos e seus discípulos, andando, começaram a colher espigas. Os fariseus observara-lhe: “ Vede! Por que fazem eles no sábado o que não é permitido. Jesus respondeu: “ Nunca lestes o que fez Davi, quando se achava em necessidade e teve fome? Ele entrou na casa de Deus, sendo Abiatar príncipe dos sacerdotes e comeu os pães da proposição, dos quais só aos sacerdotes era permitido comer, e o deu a seus companheiros. O sábado( dia de descanso para o povo judeu) foi feito para o homem e não o homem para o sábado; e para dizer tudo, o Filho do homem é Senhor também do sábado! (Mar. 2,23-38).

João viu Jesus que vinha a ele e disse: “ Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. ( João 1,29)

Jesus foi para Nazaré e ensinava na sinagoga, de modo que todos diziam admirados: “ donde lhe vem esta sabedoria e esta força miraculosos? Não é este  o filho do carpinteiro. Não é Maria sua mãe?” (Mat. 13,53-55).

Reunindo seus assistentes, Jesus disse-lhes: “ Ouvi e compreendei. Não é aquilo que entra pela boca que mancha o homem, mas aquilo que sai de sua boca”. Então os discípulos se aproximaram dele e disseram-lhe; “ Sabes que os fariseus se escandalizam com as palavra que ensinas? E Jesis  respondeu: “ Toda planta que meu  Pai celeste não plantou será arrancada pela raiz. Deixa-os. São cegos guiando cegos”. ( Mat. 15,10-14)

 Chegando ao território de Cesaréia de Filipe, Jesus perguntou a seus discípulos: No dizer do povo, quem é o Filho do homem?” Responderam; “ Uns dizem que é João Batista; outros, Elias; outros, Jeremias ou um dos profetas”. Disse-lhes Jesus:  E VÓS QUEM DIZEIS QUE EU SOU?” (Mat. 16,13-15)

Em outra oportunidade, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e conduziu-=os à parte a uma alta montanha. Lá se transfigurou na presença deles; seu rosto brilhou como o sol, suas vestes tornaram-se resplandecentes de brancura. E eis que apareceram Moisés e Elias conversando com ele. Pedro tomou a palavra e disse-lhe: Senhor, é bom estarmos aqui. Se queres, farei três tendas; uma para ti, uma para Moisés e outra para Elias. Falava ainda quando veio uma nuvem luminosa e os envolveu.( Mat. 17,1-5a ) E Deus disse: “ Eis  o meu Filho muito amado, em quem pus toda minha afeição; ouvi-o”. ( Mat. 17,5b)

Falando de si mesmo Jesus disse: “ Eu sou o pão da vida” ( João 6,35) O Pão descido do Céu” ( João 6,45). Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim será salvo.( João 10,9)

“ Eu sou o bom pastor. O bom pastor expõe a sua vida pela s ovelhas. Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem a mim, como o meu Pai me conhece e eu conheço o Pai. Dou a minha vida pelas minhas ovelhas. Tenho ainda outras ovelhas que não são desse aprisco. Preciso conduzi-las também e ouvirão a minha voz e haverá um só rebanho e um só pastor O Pai me ama, porque  dou minha vida para a retomar. Ninguém a tira de mim, mas eu a dou de mim mesmo e tenho o poder de a dar, como tenho o poder de a reassumir. Tal é a ordem que recebi de meu Pai”. ( João 10,11-17).

“ E vós quem dizeis que eu sou/’

Dizem que a primeira pesquisa de opinião pública (IPOB), aconteceu nos Estados Unidos, já nos tempos modernos .Não sei até que ponto isso é verdade. Pelo visto, Jesus fez a primeira pesquisa de opinião pública: “ No dizer do povo, quem é o Filho do homem?” ( Mat 16,13). Jesus não fez essa pesquisa somente naquela época.Ele continua perguntando todos os dias, a cada um de nós: “ Quem sou eu pra você?

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui