Usina de Letras
Usina de Letras
212 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->Ao Bibliotecário -- 31/03/2011 - 12:22 (ANA SUELY PINHO LOPES) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Prezados Biblioteários,


Parabéns pelo nosso dia, pelo dia de amanhã: 12 de março, Dia do Bibliotecário.

Eu, particularmente, tenho orgulho de ser bibliotecária... amei os estágios por onde passei, os diversos setores da biblioteca... o setor Brailler, a Referência, a Biblioteca Infantil, os Periódicos etc. isto na Biblioteca Pública do Estado do Ceará.

Aprendi muito sobre plantas, a história das sunflowers, na agronomia - EPACE, Embrapa/CE. aprendi a gostar, admirar e manter como o meu livro de cabeceira além do filme "O nome da Rosa"; para mim, é o filme que melhor retrata a importância do nosso papel, do livro, da importância da informação desde a idade média até os dias de hoje...

Conheci e convivi com bibliotecários de renome.. .aprendi a admirá-los antes mesmos de conhecê-los... Antônio Miranda, Emir Suaiden, Sebastião, Robredo, Murilo Bastos e tantos outros, além dos demais da UnB que ora não recordo o nome, que para mim, ainda estudante eram mitos... e um dia vim para cá e os conheci pessoalmente, passei a admirá-los mais ainda.

No Seminário da Prainha, Faculdade de Filosofia do Ceará, ainda estagiária, onde, na Biblioteca, convivi com padres e cheguei a decorar até salmos!

Recordo ainda, os tempos de bibliotecária no SERPRO, que a tecnologia ainda menina avançava dia - a - dia, a Rede de Informações das bibliotecas do Serpro, chamada Sinbil.. imagina que nome hem! e eu a mantive por longos anos como uma companheira, muito embora numca foi meu forte, a habilidade no uso da tecnologia, mas a vi nascer, crescer, entrar nas bibliotecas e chegar aos arquivos hoje e acompanhar seu passo rápido e desenvolvimento até o livro digital, a biblioteca digital...

Os livros, minhas eternas paixões... ao tratá-los, lê-los mesmo que tecnicamente, sentia uma imensa vontade de lê-los na íntegra um a um... mesmo assim, aprendi a conhecê-los, ama-los e ter um eterna gratidão a estes ilustres mestres e companheiros que, de quebra, por ter tanto afinidade, me possibilitaram a tornar-me autora.. devo, certamente este título a minha formação de bibliotecária!

Orgulho-me do nosso papel, dos nossos desafios diante da inclusão social... democratização da informação, responsabilidade cultural, e adoro isto tudo e aposto que todos (as) vocês.

E nossas competências, habilidades com o uso dos recursos tecnológicos... lembro 30 anos atrás.. pois é, em 1981 quando ainda menina iniciei o curso lá na UFCe... e depois, do treinamento da primeira base de dados, com apoio do SENAI/RJ, com a patente da UNESCO, aprender a base SINF... (1992) o treinamento que julgo mais valioso na minha vida, em todos os aspectos, e era a novidade "federal" ...lutei tanto para fazer ... paguei caro com a última semana de vida de minha mãe, quando deixei de acompanhá-la para fazer esse curso, estava chefe do Núcleo de Documentação e Informação da Secretaria de Administração do Estado do Ceará, e com a Naguiça SENAI/RJ, fiz este curso que tanto esperei por cerca de um ano para acontecer e era restrito para "gestores".. e justamente aconteceu no pior período de minha vida, a perda da minha mãe.

Dez anos depois, (2003) quando eu achava que não me serviria de nada, surgiu a seleção para o cargo ao qual hoje ocupo e o que chamou a atenção dos então gestores Wladimir e Janaína Miranda, foi este curso no meu currículo, e justo que eu iria ter como uma das responsabilidades a gestão da base SINF... a Gabi que não me deixe mentir... e chorei ao concluir que, as palavras de minha mãe, nas últimas horas não vividas com ela, mas com suas santas palavras de "faça minha filha, um dia este curso vai te servir".

Hoje, agradeço o incentivo, me orgulho de toda essa história ... me dá uma saudade, amo a biblioteconomia, mesmo não estando tão atuante e agradeço a minha mãe todos os dias pelo incentivo e apoio para fazer o curso e fico grata pelo retorno.

As bibliotecas, agradeço a convivência com os livros, o conhecimento de muitos títulos que me levaram a crescer pela curiosidade e leitura, ao ponto de me tornarem a ser autora de alguns títulos.

Parabéns aos Bibliotecários, especialmente vocês, pela nobreza da profissão, pelo profissionalismo e pela tamanha responsabilidade perante a sociedade.

Aos professores que tanto conhecimento nos repassaram e ao Sistema que hoje nos dá a oportunidade de convivermos com uma turma tão bela e competente que são vocês.







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui