Usina de Letras
Usina de Letras
63 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62245 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10372)

Erótico (13571)

Frases (50643)

Humor (20033)

Infantil (5441)

Infanto Juvenil (4770)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140812)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6199)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->JACINTO LAMAS É INDICIADO PELA PF -- 23/02/2006 - 13:57 (Fernando Antônio Barbosa Zocca) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
PIRACICABA 23/02/06 Lamas é o terceiro maior sacador dos recursos destinados ao “mensalão”, o quinto indiciado no inquérito





A Polícia Federal indiciou ontem o ex-tesoureiro do PL Jacinto Lamas sob acusação de sonegação, uma modalidade de crime contra a administração pública, e lavagem de dinheiro. Ele sacou cerca de R$ 1,65 milhão das contas de Marcos Valério. O dinheiro aqueceu o esquema do “mensalão”, segundo investigações.

Lamas teria feito o saque por ordem do presidente do PL, Valdemar Costa Neto, que renunciou ao mandato de deputado depois que se tornou público o esquema ilegal de repasse de dinheiro intermediado por Marcos Valério, sob orientação do ex-tesoureiro petista Delúbio Soares.

Na condição de sacador, Lamas é participante de um esquema ilegal de movimentação de dinheiro no qual o ex-deputado surge como beneficiário. Ontem ele não quis dar declarações e em seus depoimentos disse apenas ter cumprido ordens de Valdemar.

Conforme uma lista entregue por Marcos Valério ao Ministério Público e à PF, os repasses do ‘mensalão‘ destinados ao PL somam R$ 10,8 milhões. O documento indica que a quantia também chegou ao PL por meio de operações financeiras intermediadas pelas empresas Guaranhuns e Bônus-Banval.

Valdemar disse que os repasses para o PL foram parte de um acordo firmado com o PT em 2002.

O presidente do PL nega ter relação com as empresas a ele relacionadas na lista de Valério. Admite apenas que, no caso da Bônus-Banval, assessores de sua campanha pegaram dinheiro emprestado com um sócio da corretora para cobrir despesas de 2002. Valdemar disse que essa operação só teria chegado ao seu conhecimento posteriormente.

Lamas é o terceiro maior sacador dos recursos destinados ao “mensalão”. Tornou-se ontem o quinto indiciado no inquérito que investiga o caso, ao lado do sócio da Guaranhuns José Carlos Batista, do publicitário Duda Mendonça, do sócio da Guaranhuns José Carlos Batista e dos assessores políticos Rodrigo Fernandes e José Luiz Alves. Após o Carnaval, a PF enviará o inquérito do “mensalão” novamente ao Supremo Tribunal Federal.

Até lá, a lista de indiciamentos deve ganhar novos nomes. Os mais prováveis, além de diretores do Banco Rural, são Valério, o ex-presidente do PT José Genoino e Delúbio. Pesa contra esse grupo a acusação de praticar crime contra o sistema financeiro e lavagem de dinheiro.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui