Usina de Letras
Usina de Letras
249 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62165 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50574)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4754)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->BRASÍLIA E A GASTRONOMIA -- 09/03/2006 - 19:45 (ALEX MARCIO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
"Brasília e a Gastronomia - A Pizza típica"



Enquanto Lula segue com afinco seu "cansativo" roteiro turístico, nossa Capital Federal continua fazendo historia, não pela política, mas pela Gastronômia, e nada de comida típica brasileira, mas sim italiana... Brasília parece ser próspera em "Pizzaiolos", pessoas brilhantes e prestativas, que além de Parlamentares ainda nos brindam com mais esse talento...



A referência gastronômica brasileira sempre foi São Paulo, famosa pela variedade e pela excelência, tem fama inclusive de ter a melhor Pizza do mundo e eu como Paulista que sou não ouso duvidar... mas não resta dúvida que Brasília tem entrado forte nessa briga, pelo menos em relação a Pizzas, pois é, as brasilienses ganham cada vez mais espaço na mídia, em conversas de botequim, enfim são assunto amplamente discutido por todo o Brasil.



Pizza é Pizza!!! Não é bem assim... existem muitos sabores, tem pra todos os gostos, e as Pizzarias de São Paulo não parecem nada preocupadas com todo esse espaço ocupado por Brasília, apenas não admitem que se faça qualquer confusão entre estilos e qualidade... mesmo porque já tendo provado das duas (em abundância) posso afirmar que nada tem em comum além do nome, que, aliás, nem precisava ser o mesmo... a Paulistana tem aroma delicioso e sabor idem, é preparada quase como uma obra de arte e muitas vezes é realmente uma obra de arte, um verdadeiro encanto gastronômico... mas ainda assim não é unanimidade e tem quem não goste e é ai que começam as diferenças...



Deixando um pouco de lado a questão financeira a qual todos estamos sujeitos, comer uma Pizza em São Paulo é facultativo, não obrigatório (embora por aqui também existam muitas obrigatórias, mas são as do tipo Brasília) já às que vem da Capital obrigatoriamente tem que ser engolidas até o fim por todos os brasileiros, o aroma também é muito diferente, é azedo, pra ser sincero tem cheiro de coisa estragada, morta ou coisa que o valha... o sabor acompanha o cheiro, tão ruim quanto... é amarga, entala na garganta, revira o estomago, causa náuseas, mal estar e um monte de efeitos colaterais que perduram por anos, evidente que essas são as sensações que causam em mim e tenho absoluta certeza que em quase todos os brasileiros, mas para os Pizzaiolos, ajudantes e afins, o sabor é doce, uma delicia, "faz um bem danado".



A forma de preparo também merece destaque... embora seja servida ao público sem qualquer constrangimento e tenha uma receita já há muito conhecida, é produzida escondida, na surdina, de maneira sórdida e desprezível, mas por mãos hábeis e extremamente capacitadas neste ofício.



Seria muita injustiça não citar neste artigo os verdadeiros Pizzaiolos brasilienses, que assim como os paulistanos são honestos e fazem do seu oficio um bem para a comunidade!!!



Por outro lado sou obrigado a dizer, que em todas as regiões do Brasil, infelizmente a "Pizza a la Planalto" tem muitos admiradores, seguidores e beneficiários...



(Alex Marcio)
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui