Usina de Letras
Usina de Letras
212 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->Entrevista do general-de-exército José Carlos Leite Filho -- 20/03/2012 - 10:17 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

18/03 - ENTREVISTA DO GEN EX JOSÉ CARLOS LEITE FILHO

 "
  General de Exérxito
 José Carlos Leite Filho
 

Para o Jornalista Everthon Dantas - “NOVO JORNAL” (Natal-RN) - em 18/03/12.

Jornalista: General, o senhor é um dos que assinam o Manifesto dos Oficiais Generais contra a Comissão da Verdade. Por que essa Comissão desagrada tanto aos senhores?

 General:Já que a verdade está posta em questão, convém esclarecer que não existe “Manifesto dos Oficiais Generais” contra a Comissão da Verdade(sic). Existiu, recentemente, um “Manifesto Interclubes Militares” (Clube Naval, Clube Militar e Clube de Aeronáutica) cujos presidentes procuraram lembrar compromissos assumidos pela candidata vitoriosa  na última disputa  a presidente da República de governar para toda a nação, respeitando os contrários, o que não está sendo cumprido haja vista a sua condescendência com as manifestações recentes das ministras da Secretaria de Direitos Humanos e da Secretaria de Política para as Mulheres que investiram contra os governos militares, chegando uma delas a se auto elogiar por ter lutado pela democracia (sic), além de homenagear os companheiros que morreram na luta armada. Esse manifesto, de gestação incompleta e divulgação apressada, desagradou ao governo, resultando em ação inadequada do Ministro da Defesa junto aos comandantes das Forças Armadas visando a interrupção de sua divulgação, em que pese o direito constitucional de liberdade de expressão e a sua origem em  entidades civis alheias à subordinação militar.

Texto completo

Dessa arbitrariedade surgiu um outro documento, intitulado Alerta à Nação, em defesa do decantado estado democrático de direito e, também, contra o absurdo da conjuntura política prenhe de escândalos nos mais altos níveis e de cenários continuados de ofensas à dignidade dos militares. Este sim, assinei  e já conta com mais de 2000 adesões de militares e civis, cidadãos e cidadãs brasileiros. Enfatizo que o amor à verdade é um apanágio de todo militar, cuja categoria não tolera a hipocrisia, a mentira e o desrespeito!

Jornalista: Está claro no artigo terceiro da lei da Comissão, que o propósito é os fatos e as circunstâncias dos casos de graves violações aos direitos humanos, como tortura e ocultação de cadáver. Não faz nenhuma menção a punição. Então, qual o risco que a Comissão teria além de esclarecer tais fatos?

 General:
Não há risco a temer. Existe, sim, uma repulsa à falsidade da busca histórica que se alardeia como necessária, já que as palavras e as ações governamentais evidenciam apenas um interesse em identificar militares que combateram a luta armada iniciada por adeptos da ideologia comunista, hoje transformados em ricos herois apesar de haverem praticados crimes de terrorismo por meio de atentados à bomba, sequestros, assaltos a bancos e assassinatos, cujas autorias não se pretende conhecer.

Jornalista:A Lei da Anistia (1979) já não é o bastante para afastar qualquer tentativa de punição a possíveis culpados por crimes contra os direitos humanos no período estabelecido pela lei da Comissão? O senhor não acha que a lei é suficiente para sepultar qualquer tentativa de ver militares envolvidos em tais crimes na época da ditadura?

General:
Respondo lembrando a recentíssima denúncia de membros do Ministério Público contra o então Capitão Sebastião Curió, em Marabá, PA, em flagrante desrespeito à Lei da Anistia validada pelo Supremo Tribunal Federal

Jornalista: O Brasil viveu uma ditadura no período de 1964 a 1985? Onde o senhor estava nesse período?

General: Para mim foi um período de governos autoritários, preço que a nação pagou para se livrar da ditadura comunista que se pretendeu implantar sob inspiração da então União Soviética e do oriental Mao Tse Tung, valendo-se do êxito da tomada do poder em Cuba, pelos guerrilheiros do sanguinário Fidel Castro, como confessaram diversos insuspeitos personagens da esquerda, tais como Jacob Gorender e Carlos Mariguella.No dia 
31/03/64 encontrava-me servindo em Natal e no período  permaneci cumprindo o requisito de vivência nacional imposto a todo oficial do Exército, que o sujeita a mudanças de sede e a exercícios de adestramento militar e aprimoramento profissional nas diversas regiões do país.

Jornalista: General, em algum momento de seu período no Exército soube que militares estavam torturando e matando membros de grupos de esquerda?


General: Essa pergunta induz à aceitação de uma conjuntura militar que nunca existiu e, portanto, merece ser repelida. Aproveito para lembrar que a ação das Forças Armadas foi uma reação à luta armada da esquerda que escolheu locais e métodos de combate, contabilizando mais de trezentas violentas ações de guerrilha urbana, podendo citar três, para exemplificar : o assassinato do Major alemão Edward Von Westernhagen, aluno da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), resultante da condenação à morte feita por um “tribunal revolucionário” e que, por incompetência dos seus algozes, foi confundido com o major boliviano Gary Prado autor da morte do Guevara; o assassinato, em São Paulo, em 1968, do Capitão norteamericano Charles Rodney Chandler, herói da Guerra do Vietnam, que teve deixado sobre o seu cadáver panfletos que terminavam com os dizeres: “o único caminho para a revolução no Brasil é a luta armada. A luta armada é o caminho de todo revolucionário no Brasil. Criar um, dois, três, vários Vietnames”; e o sequestro, em 1969, do embaixador Charles B. Elbrick, também dos Estados Unidos, quando outros folhetos declaravam que “o rapto do embaixador é apenas mais um ato de guerra revolucionária que avança a cada dia e que este ano iniciará a sua etapa de guerrilha rural.”
 

Jornalista: O general Luiz Eduardo Rocha Paiva, em entrevista à jornalista Miriam Leitão, de O Globo, duvidou que a presidente Dilma Roussef tenha sido torturada e sugeriu que ela também seja ouvida pela Comissão. O senhor concorda com ele?

 General:
A minha preferência é pela pacificação nacional sem perdão, mas com o esquecimento das ações de um passado de lutas intestinas.

Jornalista: O Ministério Público Federal de Marabá (PA) denunciou o coronel Sebastião Curió Rodrigues de Moura pelo crime de sequestro de cinco pessoas na Guerrilha do Araguaia, em 1974. O senhor acha que isso é uma ameaça a militares envolvidos em crimes semelhantes?

 General:
Sem dúvida é mais uma tentativa de condenação de militares que já deveria ter cessado, causando-me preocupação as possíveis consequências do desrespeito à ordem jurídica constituída pelo desprezo dado a uma lei (a da Anistia) referendada pelo órgão máximo do Poder Judiciário, o Supremo Tribunal Federal. Consola-me a pronta reação do Advogado-Geral da União, Luís Inácio Adams, proclamando que essas denúncias não são adequadas nem devem render frutos porque estão, como já acentuei em resposta anterior, violando entendimento do STF.

         Jornalista: O senhor acha que o Manifesto dos Oficiais Generais é um sentimento     de todas as Forças Armadas?
General:
Ressalvada a inexistência desse manifesto tal como declarado, conforme já expus, acredito que haja um sentimento comum de insatisfação no Exército, mormente no pessoal da reserva.

Jornalista: A democracia brasileira está consolidada na opinião do senhor?

General:
Sem dúvida que sim, mas faz-se necessário um aperfeiçoamento capaz de garantir um melhor funcionamento, um melhor respeito e uma maior confiança nos seus Poderes Constituídos.
 
< Anterior   Próximo >

 

 

Fonte:

http://www.averdadesufocada.com/index.php?option=com_content&task=view&id=6690&Itemid=1

 

""
""
Início
A Verdade Sufocada, o Livro
15 de outubro de 2010

 

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui