Usina de Letras
Usina de Letras
20 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->GAZA, UM CAMINHO PARA A PAZ. -- 29/03/2006 - 16:16 (EDVALDO FERNANDES DE ANDRADE) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




O fechamento das fronteiras de Israel com Gaza e a Cisjordânia, decidida ontem pelo governo, tornará ainda mais tensa a situação entre palestinos e judeus. Situada à beira-mar da costa mediterrânea ocidental, Gaza é considerada uma das cidades mais antigas do mundo. Num passado distante, foi um centro de comércio próspero e uma parada obrigatória na rota das caravanas entre o Egito e a Síria. Foi primeiramente habitada pelos Cananeus e, séculos depois, se tornou a principal cidade Filistéia, da qual se originou o nome Palestina. Conquistada pelos muçulmanos no século VI, Gaza é o local onde está sepultado Abdu’l Al-Muttalib, o avô do Profeta Maomé; razão pela qual a cidade se tornou um centro islâmico importante. Depois de 38 anos de ocupação pelos colonos judeus, a Faixa de Gaza foi finalmente liberada para os palestinos. Mas eles desejam bem mais, e reivindicam que o seu futuro Estado tenha como capital a cidade de Jerusalém. Este é um grande imbróglio; um pleito que dificilmente será aceito por Israel, que tem em Jerusalém a sua capital eterna, reunificada e indivisível. Naquela cidade santa, encontra-se o “Muro das Lamentações”; relíquia da antiga glória de Israel e o único lugar sagrado dos judeus. A iniciativa do estado hebreu, de retirar os colonos de Gaza, foi um passo histórico e importante no caminho da paz. Mas a eleição ocorrida ontem, com a vitória do partido Kadima de Ariel Sharom, sem maioria no Parlamento, poderá obstruir os planos do futuro governo para retirar o restante dos colonos judeus da Cisjordânia, pois só terá 28 das 120 cadeiras do Knesset. Portanto, qualquer prognóstico sobre a paz naquela região é ainda prematuro. Eles certamente encontrarão uma saída para firmar um acordo que atenda os interesses de ambas as partes, estabelecendo a paz na Terra Santa e, por extensão, em todo o Oriente Médio, pois não suportarão continuar com esta matança ad-infinitum.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui