Usina de Letras
Usina de Letras
58 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62244 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10372)

Erótico (13571)

Frases (50643)

Humor (20033)

Infantil (5441)

Infanto Juvenil (4770)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140812)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6199)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->MORRE O PALHAÇO ALEGRIA DA CRIANÇADA -- 05/04/2006 - 15:29 (Fernando Antônio Barbosa Zocca) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
MORRE O PALHAÇO ALEGRIA DA CRIANÇADA





George Savalla Gomes, o palhaço Carequinha, morreu na madrugada desta quarta-feira em sua casa no Rio de Janeiro, informou o Hospital de Clínicas de São Gonçalo. A causa da morte foi infarto agudo do miocárdio

Carequinha, que morava em frente ao hospital, sentiu-se mal na noite de terça-feira e chegou a ser medicado em sua própria residência. A internação estava marcada para a manhã desta quarta, mas o palhaço faleceu durante a madrugada.



Em janeiro deste ano, Carequinha passou por uma cirurgia para desobstrução do canal urinário. No final de 2005 ele ficou alguns dias na UTI para tratar um problema na uretra.



Mesmo doente, Carequinha insistiu em cumprir seus últimos compromissos profissionais. No último Dia das Crianças, precisou cancelar shows para se internar, mas queria deixar o hospital. "A idéia fixa dele era cumprir esses compromissos. Ele queria sair do hospital para fazer os shows e voltar", contou a filha Marelene Gomes, 60 anos.



Nasceu no circo

George Savalla Gomes nasceu em 18 de julho de 1915 em Carangola, Minas Gerais. Filho de artistas circenses, Carequinha cresceu conhecendo a rotina do circo e aos 12 anos se tornou palhaço.



No início, suas apresentações eram realizadas no Circo Peruano, de sua família. Depois ele fazia seus números no Circo Ocidental, mas foi sozinho que Carequinha fez sua fama. Ele realizava apresentações diárias em eventos e festas de aniversário.



Carequinha ficou conhecido como o "palhaço dos presidentes", por ter seu talento reconhecido por diversos governantes, como Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek e presidentes do tempo da ditadura militar, para os quais ele se apresentou. "Eu ajudava a quebrar o gelo", comentou uma vez o palhaço.



Carreira

Em 1951, Carequinha estreou na TV Tupi no comando do programa Variedades Tupi, depois chamado de Circo Bombril. Ele permaneceu 16 anos à frente da atração e foi o primeiro a receber crianças num estúdio de TV.



Carequinha então trabalhou na TV Piratini, TV Curitiba, TV Itacolomi e TV Rádio Clube. Na TV Globo, ele fez uma participação especial na novela Três Marias, na década de 80.



Em 1983, Carequinha estreou o programa O Circo Alegre na TV Manchete. Assessorado pela diretora Marlene Mattos, ele treinou Xuxa para o início de sua carreira como apresentadora infantil. Em 2001, Carequinha estreou como "aluno" da Escolinha do Professor Raimundo. Sua última participação na TV foi na minissérie Hoje é Dia de Maria 2, no final de 2005.



No rádio, Carequinha participou dos programas Barbosa Júnior e César de Alencar, ambos em emissoras do Rio de Janeiro. Nesta época ele começou a gravar canções infantis e chegou a vender mais de 2 milhões de cópias de seu CD em 1962.



Carequinha também fez cinema. Entre seus filmes estão Sai de Baixo, Com Jeito Vai, Sherlock de Araque e O Palhaço, o que é ?.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui