Usina de Letras
Usina de Letras
112 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62145 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10447)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13566)

Frases (50551)

Humor (20021)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140784)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6175)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Perdas Internacionais -- 16/04/2006 - 22:02 (Athos Ronaldo Miralha da Cunha) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




Perdas Internacionais

Athos Ronaldo Miralha da Cunha



O velho caudilho Leonel Brizola falava em “perdas internacionais” quando se referia a evasão de divisas. E prometia rever essas perdas. No futebol temos a evasão de craques. São jovens “perdas internacionais” que ocorrem anualmente.



A crônica desportiva deveria propor algumas ações acerca desse tema, para rever, em definitivo, essas perdas. Como seria o futebol se nossos craques dessem espetáculo nos estádios brasileiros? Como seriam as rendas? O número de espectadores? O futebol seria mais apaixonante. Evidentemente, é um sonho inatingível. Hoje, o futebol é um negócio com cifras galácticas e amor à camiseta é coisa do passado.



Como um fervoroso colorado, torço para que as categorias de base do Internacional formem jogadores de nível médio. Jogadores medianos têm uma grande possibilidade de permanecer no clube. Um time com onze atletas medianos pode fazer excelentes campeonatos e até conquistar títulos. Basta incluir nesse elenco um treinador perspicaz - não estou falando de um treinador inteligente – uma direção envolvida e profissional e uma torcida apaixonada. Pronto, é só partir para o abraço.



Nesse Gauchão conquistado pelo Porto Alegrense, o Internacional era uma unanimidade na mídia desportiva. O melhor time, conjunto e os melhores jogadores.

Então, por que perdeu?

O franco-favoritismo foi prejudicial. E para não entrar de salto alto um time deve valorizar o adversário. Respeitar o oponente. Com isso corre o risco de perder a personalidade e a autoconfiança. Entendo que se a equipe é a melhor tem que jogar como a melhor. Ponto.



Se relacionarmos algumas “perdas internacionais” do Internacional, veremos que a qualidade do time seria de verdadeiros diamantes. Cito alguns: Nilmar, Fabio Hochenbach, Daniel Carvalho, Diogo Rincon, Fabio Pinto, Christian entre outros.

Faltou agressividade nesse Gre-Nal. Incluindo, apenas, uma das perdas citadas acima, a história do clássico seria diferente. Nilmar, um dos maiores atacantes do Brasil estava no estádio. Quem não desejou o ex-craque colorado jogando essa final?



Dado o atual padrão do futebol brasileiro, no meu entendimento, o Internacional está bem encaminhado para disputar o próximo campeonato. Um conceituado jornalista do centro do país comentou que Inter e Corinthians são candidatos ao título.

Então, caros cartolas colorados, o Internacional deve jogar e vencer como um favorito. Simples.







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui