Usina de Letras
Usina de Letras
125 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62245 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10372)

Erótico (13571)

Frases (50643)

Humor (20033)

Infantil (5441)

Infanto Juvenil (4770)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140812)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6199)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->PIRACICABA, TERRA DA GENTE -- 22/04/2006 - 09:29 (Fernando Antônio Barbosa Zocca) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Entrevista:





PIRACICABA, TERRA DA GENTE







Hoje o laranjanewsblog entrevista o médico psiquiatra aposentado doutor Francisco Machado, 79 que para manter o equilíbrio, afastando-se do agito de São Paulo, passa boa parte das suas semanas, na pacata Águas de S. Pedro. De vez em quando o médico é visto na praça José Bonifácio, centro de Piracicaba.

laranjanewsblog: Como foi que o sr. descobriu Piracicaba ?

Francisco Machado: Minha mulher precisava também de um pouco da tranqüilidade do interior. Conhecíamos as qualidades das Águas de São Pedro, mas foi por acaso que parei por aqui. Depois descobri que temos alguns parentes afastados que residem neste lugar há muitos anos.

laranjanewsblog: O senhor poderia dizer se a quantidade das afecções mentais, aqui em Piracicaba é maior do que em qualquer outra parte, outra cidade?

Machado: Olha, primeiro temos que definir as coisas. A quantidade das afecções mentais não varia. Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas) há um feixe apenas de doenças catalogadas. O CID (Catálogo Internacional das Doenças) nomeia uma dezena, se não menos, de afecções mentais. Sabemos que a incidência desses males é proporcional ao total da população.

laranjanewsblog: O que o senhor pode dizer sobre Piracicaba ?

Machado: Posso afirmar que a síndrome do pânico é uma das componentes daquela lista do CID, que se pode ver por aqui. Vejo também a incidência muito forte do alcoolismo. O tabagismo é acentuado e, por certo a depressão tem suas vítimas.

laranjanewsblog: O senhor acredita que a superstição pode acentuar certos estados alucinatórios ?

Machado: O chamado delírio de influência que acomete adolescentes, pode ser reforçado pela superstição. Essas pessoas crêem que conseguem influenciar outras à distância e se entregam a recitações automáticas durante horas, dias e até mais tempo. O fenômeno é conhecido como automatismo mental.

laranjanewsblog: Isso tem cura?

Machado: É preciso cuidado com isso pois há muita gente envolvida. Geralmente os pais ou responsáveis pelos adolescentes, incentivam a prática por acreditarem em espíritos e coisas do gênero. Podem existir interesses econômicos e até políticos, por trás dessa forma de comportamento.

laranjanewsblog: O senhor acha que a água da cidade tem a ver com o número de pessoas doentes ?

Machado: Acho que não.

laranjanewsblog: E os transtornos bipolares, o que significa isso?

Machado: Trata-se da variação freqüente dos estados de espírito da paciente. Há momentos em que ela está eufórica, impulsiva, alegre, e comunicativa. E há momentos em que está sob profunda depressão. São características dessa entidade psiquiátrica passível de tratamento.

laranjanewsblog: Na sua opinião qual é a porcentagem da população sujeita ao desequilíbrio mental ?

Machado: 10%.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui