Usina de Letras
Usina de Letras
51 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62243 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10372)

Erótico (13571)

Frases (50641)

Humor (20033)

Infantil (5441)

Infanto Juvenil (4770)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140812)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6199)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Livros: comentário -- 26/04/2006 - 10:03 (Fernando Antônio Barbosa Zocca) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Livros



Noções básicas de psicanálise





O laranjanewsblog recebeu um exemplar do livro Noções básicas de psicanálise - introdução a Psicologia Psicanalitica - de autoria do dr Charles Brenner. Imago Editora. O livro tem sido adotado como padrão no que se refere a introdução à psicanálise desde a sua primeira edição há mais de 16 anos.

A obra foi traduzida para nove idiomas. A magia e a superstição são definidas de maneira simplificada, como conseqüência da crença em que os pensamentos e as palavras de alguém possam influenciar e mesmo controlar outras pessoas e os objetos de seu meio. Como os psicanalistas descobriram, todas as crianças passam por uma fase onde acreditam piamente nisso. "A onipotência do pensamento" é expressão que aparece com freqüência na literatura psicanalítica. De certo modo, essa crença justifica-se nas crianças pequenas porque cada uma, ao aprender a falar, descobre que ao mesmo tempo adquiriu um controle sobre seu meio, controle que, no sentido aqui definido, é literalmente mágico. Agora que ela pode, pela primeira vez, dizer o que está pensando para sua mãe ou pai, eles farão ou darão aquilo que ela deseja. Como nas Mil e Uma Noites, dito e feito! Além do mais os desejos das crianças são bem mais fortes, ao menos relativamente, do que o dos adultos. Dão origem a fantasias que, para a criança, são muito reais. Se os duros fatos do mundo real que a cercam discordam de seus devaneios desejosos, tende mais do que o adulto, a ignorar a realidade desagradável e a insistir em que realmente é verdade aquilo que deseja como tal. Apenas gradualmente a criança aprende a separar o fato externo da fantasia desejada, para testar a realidade, como dizem os psicanalistas. (cf. Capítulo IV). Ainda mais, mesmo quando a capacidade individual de testar a realidade está bem desenvolvida, a tendência para pensar magicamente, como as crianças habitualmente fazem, ainda persiste em todos nós mais ou menos, e em muitos de nós, bem mais do que menos.

Há um outro aspecto do pensamento infantil que toma parte importante na magia e na superstição. Todos os objetos do meio de uma criança são inicialmente aceitos como tendo pensamentos, sentimentos e desejos, assim como ela.Toda a natureza está animada, até que a experiência e seus pais lhe digam o contrário.

Você pode encontrar essa e muitas outras obras

no SEBO CULTURAL situado à rua São José, 930 em Piracicaba SP.

A livraria pertence ao Sylas Leoni e faz parte da tradição cultural da cidade. Ele está no setor há 25 anos e atende a todos com muito carinho e atenção.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui