Usina de Letras
Usina de Letras
15 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->DESERTO NORDESTINO -- 26/04/2006 - 12:15 (EDVALDO FERNANDES DE ANDRADE) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Em algumas regiões do nordeste, especialmente no Rio Grande do Norte e na Paraíba, já se pode ver a amostra do seu estrago. Removida a sua cobertura natural, a caatinga virou terra nua e o chão esturricou-se. Areia pura, sem vida. Uma gigantesca faixa de terra desmatada, de milhares de quilômetros, que começa no Piauí, passa praticamente por quase todos os estados nordestinos e termina no norte de Minas. É o retrato da depredação da natureza, da ignorância humana e do descaso dos governos. Só tiraram proveito os políticos, que há mais de 50 anos mamaram com a indústria da seca. O trecho de Salgueiro até Petrolina (PE) mostra claramente o que virá pela frente. É apenas uma questão de tempo. Nas pequenas cidades daquele sertão, os fornos das padarias ainda são alimentados pelo que resta da caatinga rala. É uma tristeza ver nas portas daqueles estabelecimentos os montes dos pequenos troncos retorcidos. O desmatamento da caatinga, que iniciou há 350 anos, segundo os experts, poderá chegar com apenas 30% do que resta. Mas, surpreendentemente, abriu um raio de luz de esperança, com o lançamento da “Operação Mata Nativa do Plano Caatinga” no Ibama de Recife, visando conscientizar a população sobre a importância da conservação do meio ambiente em todo o nordeste, com medidas inteligentes para barrar as grandes empresas que usam lenha e carvão. A articulação do Ibama com a Receita Federal e Estadual e mais as Polícia Federal e Estadual, de forma eficiente, certamente vai ajudar muito na preservação da nossa caatinga. É o que todos nós, nordestinos, desejamos.



Enquanto isto, o Governo pretende gastar R$4.5 bilhões na primeira etapa da transposição das águas do Rio São Francisco. Com suas matas ciliares devastadas, assoreado e poluído, o “Velho Chico” está moribundo. Em alguns trechos, a sua profundidade é de 01 metro! O açodamento do Governo, com um projeto notadamente de cunho político, poderá provocar um desastre ecológico gigantesco na região. Ainda é tempo de parar com a maluquice.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui