Usina de Letras
Usina de Letras
57 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62244 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10372)

Erótico (13571)

Frases (50643)

Humor (20033)

Infantil (5441)

Infanto Juvenil (4770)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140812)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6199)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Livros: CURSO DE PSICOPATOLOGIA -- 27/04/2006 - 09:51 (Fernando Antônio Barbosa Zocca) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Livros



CURSO DE PSICOPATOLOGIA





O laranjanewsblog recebeu e comenta hoje o livro Curso de Psicopatologia do emérito professor Isaías Paim, do curso de pós graduação destinado ao aperfeiçoamento de médicos psiquiátras. Os ensinamentos foram mantidos durante muitos anos pela Escola Nacional de Saúde Pública, sob os auspícios do antigo Serviço Nacional de Doenças Mentais. Trata-se da 10a. edição da E.P.U. Editora Pedagógica Universitária, São Paulo.

É um manual essencialmente didático adotado em vários Institutos de Psiquiatria e de Psicologia de Universidades Brasileiras.

Dentre outros temas a obra classifica como característica dos estados demenciais, psicoses funcionais e da esquizofrenia, a verbigeração. Verbigeração, ensina o autor, é uma repetição incessante durante dias, semanas e até meses, de palavras e frases pronunciados em tom de voz monótono, declamatório e patético.

O autor define também a tenacidade afetiva: consiste na persistência anormal de certos estados afetivos, como o ressentimento, o ódio e o rancor. Em virtude dessa fixação prolongada de sentimentos desagradáveis, o enfermo está sempre de mau humor e encara todos os acontecimentos da vida através de um prisma pessimista. Bleuler chamou a atenção para o fato de que, na epilepsia os estados emotivos de excitação, uma vez estabelecidos duram um tempo anormalmente longo ainda que possam ocorrer no mesmo período certos acontecimentos que, por sua natureza, despertem sentimentos agradáveis.

A psicopatologia surgiu dentro dos hospícios de alienados e foi aos poucos ganhando autonomia, tornando-se na atualidade uma ciência independente da Psiquiatria. É uma ciência pura A psicopatologia tem por objetivo o estudo descritivo dos fenômenos psíquicos anormais exatamente como se apresentam à experiência imediata.

Você pode adquirir este e muitos outros livros de qualquer área do conhecimento humano, no sebo CULTURAL, situado à Rua São José, 930 Piracicaba SP. Lá você será atendido pelo Sylas Leoni que está no ramo há 25 anos.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui