Usina de Letras
Usina de Letras
26 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62350 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22544)

Discursos (3239)

Ensaios - (10411)

Erótico (13576)

Frases (50726)

Humor (20056)

Infantil (5476)

Infanto Juvenil (4795)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140851)

Redação (3315)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6223)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Teses_Monologos-->Assassinato em Primeiro Grau -- 19/02/2002 - 00:45 (•¸.♥♥ Céu Arder .•`♥♥¸.•¸.) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
É necessário, e urgente, ter-se um pouco mais de cuidado, ao escrever.
Não me pronuncio aqui sobre analfabetismo, ou instrução acadêmica. Faço, apenas, uma referência ao uso simples e correto da linguagem, como forma de comunicação segura.
É através da língua que se adquire qualquer tipo de cultura, que balbuciamos as primeiras palavras e conseguimos comunicar nossas emoções de toda espécie.
Por isso, afirmo que é muito sério saber lidar com ela, pelo menos na sua forma mais corriqueira: saber formar frases, usando adequadamente a pontuação, alguns princípios básicos de ortografia e aplicá-los àquilo que se quer comunicar... Coisa que qualquer pessoa alfabetizada pode e deve fazer. Tento ilustrar o que digo com exemplos simples, que bem podem demonstrar o que desejo transmitir.



As vezes, um simples sinal gráfico muda toda a mensagem do texto.
Por exemplo:

Um acento mal colocado, ou a ausência dele...

Verifiquem a mensagem(1):

"Cristo disse que nos AMÁSSEMOS uns aos outros" (vervo AMAR)

Suponhamos que se esqueça de acentuar o verbo:

"Cristo disse que nos AMASSEMOS uns aos outros"
(verbo AMASSAR) - mudaria totalmente a mensagem original.

Verifiquem a mensagem (2), variando a pontuação:

"Deixo meus bens ao meu sobrinho, não à minha irmã".

"Deixo meus bens a meu sobrinho? Não! À minha irmã."

"Onde tem poesia? Vinícius de Morais."

* Dá pra perceber que a poesia está no poeta Vinícius de Morais, pois o nome vem logo a seguir à pergunta.

"Onde tem poesia, Vinícius de Morais?"

* Percebe-se, claramente, que aqui foi feita uma pergunta ao poeta Vinícius de Morais e isso é definido pela vírgula..


Qualquer falha de pontuação pode definir, exatamente, o contrário do que se quer comunicar.
Doa a quem doer, sempre baterei nessa tecla. É preciso cultivar o idioma em que nascemos e que nos possibilita aprender e conseguir todas as coisas de que necessitamos.

Milene Arder
Oficina da Palava


"MINHA PÁTRIA É MINHA LÍNGUA"
(F. Pessoa)




Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui