Usina de Letras
Usina de Letras
152 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62225 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50620)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Guerrilha urbana -- 16/05/2006 - 17:43 (Hamilton de Lima e Souza) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




São poucos os brasileiros que ouviram falar do manual de guerrilha urbana, um texto completo sobre como agir para implantar um movimento para desestabilizar regimes autoritários, e se for o caso, trabalhar para implantar algum.

* Concebido pelo falecido Carlos Mariguela, não deu certo no Brasil. Pelo fato de haver na composição dos itens básicos dinheiro, algo que os grupos de esquerda não possuíam na quantidade desejada. Já os grupos paramilitares de direita sempre conseguiram, mas não utilizavam as táticas da esquerda, já que estavam protegidos por empresários e mantinham amizade com o regime de exceção.

*O fato de não ter dado certo no Brasil não significou o fracasso da concepção guerrilheira. Na Europa grupos como o Ira (Irlanda), Baader Meinhof (Alemanha) e Brigadas Vermelhas (Itália) utilizaram largamente seus ensinamentos e causaram terror e estragos nos países que atuavam.* Outros grupos posteriormente também utilizaram as táticas de guerrilha, mais tarde absorvidas por bandidos brasileiros em organizações como o Comando Vermelho (Rio de Janeiro) e Primeiro Comando da Capital (São Paulo).

* O teor do manual de guerrilha não pode evidentemente ser divulgado a torto e a direito pelas escolas militares, já que muitos dos egressos do serviço militar obrigatório são recrutados pelas quadrilhas que se organizam por todo o país.

*Mas também é evidente que o estado legalmente constituído já foi atingido pelo nível de organização que os guerrilheiros de esquerda do Brasil nunca conseguiram alcançar.

Organizações como o Poder Executivo, Legislativo e Judiciário já contam, em pequeno número, com representantes do poder paralelo que se estabeleceu via criminosa e diga-se com muita eficiência, seguindo em parte os textos do manual de Mariguela.

* Por falta de uma política séria de combate à corrupção no Brasil os grupos foram se infiltrando e conquistando espaço de tal modo que hoje movimentos coordenados como os ataques perpretados contra policiais no Estado de São Paulo no mês de maio só tenderão a se repetir nos próximos anos.

* A guerrilha urbana, amadora, incompetente dos anos 70 no Brasil, foi transformada por criminosos especializados em algo muito maior, justamente em face da corrupção dos três poderes, cujas regras de conduta permitem movimentos nefastos, longe de qualquer controle da sociedade.

*O legislativo contribui com leis que protegem senadores, deputados, governadores, até mesmo prefeitos e vereadores corruptos. O executivo pega carona nas mesmas leis.

* O judiciário tem mecanismos de defesa contra o controle externo e é atacado pelo corporativismo, já que é um poder tradicionalmente controlado pelas elites brasileiras.

* Nesse contexto os guerrilheiros urbanos de 70 podem ser considerados ridículos até pelos mais árduos defensores do regime militar (existem vários sites), já que a corrupção não discrimina ambientes, apenas seleciona os indivíduos.

* A sociedade brasileira tem que avaliar se pretende mesmo continuar com essa tolerância aos desvios dos poderes e dos indivíduos neles infiltrados ou se corrigir. Essa última opção, bastante improvável, seria melhor para salvaguardar as instituições, último balaústre da sociedade. Caso contrário, o caos estará estabelecido a médio prazo, num pesadelo muito superior ao sonho do mais iludido guerrilheiro.



*Publicado no site rondoniaovivo.com em 16/5/2006
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui