Usina de Letras
Usina de Letras
148 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62213 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50606)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->RUSSAS SAI DAS TREVAS -- 14/05/2000 - 23:42 (Horácio Matoso) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




Russas sai das Trevas



Para o homem civilizado, a luz é tudo.

Ela guia o homem através da vida. O homem nasceu jorra o clarão; o homem morre, é a luz que se apaga.

Que são os olhos ? .

Duas lâmpadas, dois focos de luz.

Que é a Escola ? Uma usina de luz espiritual.

A Igreja nada mais é, do que o repertório da luz de Cristo para iluminar o escuro das almas.

Para o homem civilizado, a luz é tudo.

É o braça forte das iniciativas, a estrada fluorescente do progresso de um povo, o fator primordial do engrandecimento de uma cidade.

E foi pensando assim, que MANUEL MATOSO FILHO, este dínamo poderoso de iniciativas, ao lado de JOSÉ MATOSO DE OLIVEIRA e JOAQUIM FELIZ RODRIGUES LIMA, resolveu adquirir este motor novo, que está espalhando, em caudal, luz muita luz pela cidade.

Russas, até pouco tempo, vivia emoldurada nas trevas.

As noites tinham um aspecto inquietante e a cidade parecia um cemitério, onde aqui e ali apontava uma centelha.

Só quem viveu aqueles dias escuros poderá dizer o que é uma cidade sem luz para alegrar a avenida, iluminar nossos passos e dar mais movimento e vida as coisas.

A nossa antiga luz, aliás, era campo fértil para piadas e anedotas grosseiras que só serviam para enxovalhar os nossos foros de cidade civilizada.

Mediante tudo isso, inúmeras foram as tentativas para aquisição de um motor novo.



Entretanto, todas falharam.

MANUEL MATOSO, com a sua visão empreendedora, com boa vontade por esta terra, que o acolheu como filho. nos deu esta luz, que aformoseia a cidade, abrindo as cancelas da estrada do progresso industrial de Russas.

Honra , pois, a estes três beneméritos, que prolongaram o clarão do sol nas trevas da noites.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui