Usina de Letras
Usina de Letras
37 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62247 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10372)

Erótico (13571)

Frases (50643)

Humor (20033)

Infantil (5442)

Infanto Juvenil (4770)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140812)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6199)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->TRADIÇÃO SECULAR: PROCISSÃO DE SANTO ANTÔNIO -- 14/06/2006 - 20:03 (Fernando Antônio Barbosa Zocca) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
13/06/2006 » 20h20



Cerca de 1.500 fiéis vão à procissão



A missa em louvor ao santo foi co-celebrada por monsenhor Jamil Nassib Adib e pelo bispo emérito de Piracicaba dom Eduardo Koaik







PIRACICABA - A fé e a devoção em santo Antônio levaram pelo menos 1.500 pessoas ao acompanhamento da procissão e missa em louvor ao santo no dia 13/06, na catedral. A celebração foi presidida pelo bispo emérito de Piracicaba, dom Eduardo Koaik, e co-celebrada pelo monsenhor Jamil Nassif Adib, pároco da igreja-matriz.

O cortejo seguiu pela rua Moraes Barros, praça José Bonifácio, ruas Prudente de Moraes e Boa Morte até a frente da catedral, onde foi celebrada missa campal. Os fiéis percorreram cerca de 600 metros no entorno da praça José Bonifácio rezando, agradecendo e pedindo graças a santo Antônio.

O altar para a celebração da missa foi montado na escadaria da igreja. Em frente, pelo menos 70 cadeiras acomodavam idosos que acompanhavam a celebração. “O piracicabano se fez presente na festa do padroeiro”, observou monsenhor Jamil, lamentando que na festa ao padroeiro não se comemore também o dia da cidade. “Isso é perfeitamente possível.”

Dom Eduardo destacou no sermão as virtudes de santo Antônio e sua vocação de santidade. “Muitos são chamados à santidade, porém os escolhidos são aqueles que aceitam o chamado de Deus”, refletiu. O religioso disse que santo Antônio foi um grande santo no meio dos pobres e no céu com Deus. “Ele é grande porque tem muitos devotos.”

Os celebrantes também benzeram as pessoas –– cerca de 50 –– que se chamavam Antônio e assistiam à missa. Também foram bentos pelo menos 6.000 pães. Depois, o alimento foi distribuídos aos carentes e aos fiéis. Antonia Carrara Pedroso, da Pia União de Santo Antônio, informou que recebeu ontem muitos pães. “São doação dos devotos de santo Antônio”, disse.

Paralelamente, os fiéis também compraram o bolo de santo Antônio, que este ano não apresentou fila para adquirir um dos 6.200 pedaços do doce de 325 metros quadrados, montado no salão da catedral.

“Os primeiros quatro devotos estavam na porta já às 3h30”, informou o coordenador do bolo de santo Antônio este ano, Valter José Cárnio. Segundo ele, neste horário os pedaços estavam sendo cortados e embalados. Como pelo menos 1.700 pedaços de bolo já haviam sido vendidos antecipadamente, houve necessidade fazer dois setores de entrega. Na primeira porta, as pessoas retiravam o bolo já adquirido e, na segunda, quem ainda compraria o pedaço. “Em dez minutos, a fila se dissipou”, observou Cárnio, considerando a experiência da venda antecipada do doce positiva e que pode ser repetida nos próximos anos.





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui