Usina de Letras
Usina de Letras
237 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Retrato Sem Reflexo (capitulo 07) -- 18/04/2002 - 00:17 (won taylor) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Capitulo 07


Amor sempre será o mais importante instrumento, que nos leva a presença de Deus, e quando Maurício se viu apaixonado, ele permitiu que Deus entrasse em seu fechado e isolado mundo. Quando o amor se fez presente em sua vida, a paz que sempre lhe faltará, surgia em cada poro de seu corpo e em cada pensamento, que ainda nem chegará a ter.
Quando o amor era apenas uma palavra Maurício, vivia a sua vida contida numa rotina, e não tentava encontrar algo, que o fizesse sentir em casa e toda a angústia que a sua pouca idade lhe trazia em relação ao que era amar, o afastava da vida. Apesar de nunca mostrar tais sentimentos, ele conduzia a sua dor em fuga.
Ao olhar para aquele retrato, tudo lhe conduziu até o amor e por mais que fosse, difícil, ele sabia que algo lhe era esperado, uma forma de pagamento ou merecimento, que lhe traria o amor e ao olhar nos olhos de Isabel sentiu pela primeira vez o seu estômago flutuar, dentro de sua barriga e seus olhos viram o dia se transformar, num dia lindo.

Agora precisava reunir os seus amigos, Tato e Elisa e lhes contar sobre Isabel. Levantou-se da cama e com os pensamentos purificados, começou a contar lhes a estória.


__ “ Tato! Elisa! Ao términar aqui, teremos que ir até a casa de Dona Diana!
__ “ Onde é o incêndio?”
__ “ Encontrei Isabel!”, disse sorrindo.
__ “ Desde quando? Onde? Como ela chegou no local do acidente?
__ “ Calma! Elisa nós vamos vê-la!”
__ “Maurício, onde você a encontrou? Como ela está?”
__ “ Prestem atenção, no que tenho a contar! Depois de achar aquele diário e encontrar o nome de Dona Diana, passei a procura-la e conversar com essa senhora e em pouco tempo, Isabel veio me procurar, bem aqui e contou o que aconteceu para que ela fosse embora. Perguntei o motivos, que levasse ela a não procura-los agora, que ela havia voltado e ela disse que ainda não era a hora, mas agora ela disse que vocês já podem vê-la”.
__ “ Que estranho!”
__ “ É bastante estranho e ainda tem mais: dois meses antes de sair daqui, as coisas não iam bem para Isabel. Ela se sentiu mal ao chegar do trabalho e foi parar no hospital, os médicos lhes fizeram uns exames e descobriram um nódulo...”
__ “Meu Deus! Minha amiga está doente!” já quase em lágrimas, Elisa caiu de joelhos.
__ “ Então era isso, que a fez ir embora!”, Tato ia sentando ao lado de Elisa.









__ “ É melhor que vocês fiquem mesmo sentado! Continuando... quando os médicos decidiram fazer quimioterapia, as coisas se complicaram e ela não suportou o tratamento e naquela mesma semana, ela ficou no hospital internada e não conseguiu vencer aquele câncer...”, Maurício deu uma pausa para que eles chegassem as suas próprias conclusões, “ bem, os pais dela tinha uma casa do outro lado da cidade e quando eles sentiram, que ela não conseguiria, eles decidiram se mudar e ela pediu para que não contasse a vocês, sobre a doença dela”
__ “ Mas.... que porra é essa... você disse que ... a encontrou e que ela esteve aqui...” gritou Tato.
__ “ Sim, e essa é a parte da estória, que entra a nova Isabel!”
__ “ Você sempre foi um cara centrado, mas acho que enlouqueceu ou é muito ruim, para nos contar uma coisa dessa e não passar de uma piada de mal gosto”, disse Elisa irritada.
__ “ Nada do que lhes conto agora é piada! Ao chegar aqui e ver esse retrato, eu realmente me apaixonei e procurei por todos os meios encontra-la e sei que passei tempo demais, com esse retrato na cabeça, mas ainda não enlouqueci. Isabel me procurou e se revelou a mim, depois que lhe dediquei o meu amor, e ela disse que sempre quis ser amada e amar...”
__ “ Essa é mesmo Isabel!”, gaguejou Elisa.
__ “ Depois disso, Dona Diana me esclareceu algumas coisas e vocês nem queiram saber a minha reação, eu nunca acreditei que nada disso fosse possível, e sempre recusei a idéia da morte. Nunca quis um animal de estimação, e sempre fugi de qualquer assunto com relação a isso. Me assusta a possibilidade de algo assim me acontecer, e religião nunca foi o meu forte, por tratar desse assuntos. Quando Isabel me contou... eu pensei que fosse idéia de vocês, para me sacanear... como eu podia toca-la, abraça-la e beija-la, se ela não estava ali?”
__ “ Pôr que vamos vê-la agora?”
__ “ Ela disse que agora pode encontrar com vocês, Elisa! Se vocês quiserem, depois do que ela os fez passar, quando fugiu!”
__ “ Claro que queremos, não é Tato?”
__ “ Agora mesmo!”
__ “ Vamos até a casa de Dona Diana, e talvez as respostas sejam dadas. Eu fiquei como vocês, mas sinto não poder falar mais do que falei”.
__ “ Você fez o que tinha para fazer!”, acariciando o rosto de Maurício, Elisa se levantava vagarosamente e cambaleante diante da novidade.


Já refeitos da noticia os três saíram rapidamente e ao chegar na casa de Dona Diana, ela já os esperava, adivinhando qual seria o motivo. Do portão podia ver apenas a luz da sala acessa e o resto da casa, com as luzes apagadas. Ela os mandou entrar e Elisa e Tato pareciam estar prestes a sentar numa cadeira de dentista, um medo e pânico lhes invadia os pensamentos.











__ “ Vocês também já sabem sobre Isabel?”
__ “ Se é verdade o que Maurício nos contou... então sabemos!, Elisa falava de cabeça baixa.
__ “ Sentem-se que a própria Isabel vai lhes falar! E não temam o que verás e você Maurício, pense no amor que sentes e não a veja com os olhos de sua cara. A Isabel que vocês verão, não é a mesma de antes”

Logo que Dona Diana lhes falou, uma luz clara e brilhante tomou conta da sala e Isabel apareceu no meio dessa luz e cercada por ela. A imagem lembrava a mesma menina, mas a forma era de quase uma fumaça, que flutuava no meio da sala.

__ “ Meus dois melhores amigos, como estão vocês dois?”
__ “ Isabel....”
__ “ Não chores Elisa, isso só entristece o meu espírito e me enfraquece por não poder ajuda-la. Já carrego a culpa de ter sido egoísta e de não ter-lhes dado a chance de cuidar de mim”
__ “ Você não tem culpa nenhuma...desculpe me, mas não consigo evitar o choro”

Maurício espantado olhava para aquela imagem refletida na luz e não podia acreditar que ali estava a Isabel que horas atrás ele a possuirá na praia.

__ “ Maurício, meu amor! Não fique assim... essa sou eu... não tenho mais dedo, pé, mão, boca e enfim não tenho mais corpo... sou luz e permaneço em pensamentos”
__ “ Me assustei e me deixei levar por meu egoísmo... você é a mesma para mim e mesmo que o céu se abra para recebe-la, sei que és o meu amor”
__ “ Obrigada!”

O que antes era medo, agora havia se transformado em alegria e assim a conversa foi ficando cada vez mais amena. Maurício sorria carinhosamente para Isabel e a cada instante se mostrava mais apaixonado e deixava o amor ocupar todo o seu coração.
Se a principio, ele não conseguia entender o motivo, de não poder tocar em Isabel, pensamentos lhe traziam conforto e espantava a angústia que lhe cercava. Ele sabia que os seus amigos, não teriam a chance de vê-la como ela era antes e mesmo assim, Maurício ficava encantado com a visão que tinha de Isabel, naquele momento.

__ “ Vocês sabem que eu ocupava o meu tempo, trabalhando, e nesse último ano em particular, tentei fazer duas coisas ao mesmo tempo e gostaria que soubessem, que mesmo nos dias em que eu estava mais cansada, eu sempre dava um jeito de vê-los e na maioria das vezes, eu entrava em seus quartos, só para lhes dar, um beijo de boa noite”.
__ “ Às vezes, eu pensava que fosse a minha mãe, que me cobria e me beija o rosto”.
__ “ Tato, também pode ter sido a sua mãe!”.
__ “ Ela quase nunca entra no meu quarto à noite, porque você conhece o meu pai. Ele dizia que ela me mimava muito e ele nunca gostou que ela me cobrisse durante a noite”.







__ “ Parece que agora, as coisas mudaram, não é?”
__ “ Sim, Isabel... de fato! Agora quando eu chego da faculdade, tem sempre um copo de leite, ao lado da minha cama e meu pai sempre me pergunta como foi o meu dia”.
__ “ Vê como as coisas mudam! A mudança que tanto queria chegou e isso só foi possível, graças ao bom coração que tens”.
__ “ E eu que sempre achei que o meu coração fosse tosco, e que nunca sentiria coisas do tipo, felicidade!
“__ “ Tato nós nunca conseguimos enxergar, além do que temos e usamos o tempo, apenas para passar, como se fosse um jogo dedesculpas, mas depois vem tantas coisas, que poderíamos ter feito ou que deixamos de fazer”.
__ “ Você quer nos contar, o que deixou de fazer?”
__ “ Sim, Tato! Bastante coisa ficou para trás, mas estou tendo a chance de tentar de novo. Como nesse instante, tenho uma carta, que está nas mãos de Dona Diana. Essa carta é a minha redenção, nela estou dizendo que amo a minha mãe, o meu pai e a minha irmã. E acima de tudo, a vida que tive ao lado deles. É um agradecimento por eles terem sido, a minha família”.
__ “ Não precisa se desculpar com a gente, a nossa amizade supera tudo!”
__ “ Obrigado a vocês dois! E em nome dessa amizade, preciso que me façam um favor. A Dona Diana entregou o meu diário, a minha irmã e agora eu tenho uma carta para os meus pais, e Dona Diana não pode simplesmente chegar lá e...”
__ “ Isabel, pôr que não me pediu...”
__ “ Maurício, eles não conhecem você e eles conhecem Tato e Elisa, apenas por isso não lhe pedi, sei que iria com urgência e precisão”
__ “ Vejo que é muito importante essa carta”
__ “ Elisa, eu tenho visto os meus pais tristes e minha mãe está vivendo abaixo de anti-depressivo e você conhece a minha mãe, ela sempre foi muito alegre e meu pai está quase se separando dela. E não posso aparecer para eles, que só iria piorar as coisas”
__ “ Dê-me a carta que eu e Tato vamos lá, onde quer que eles estejam e os entregaremos essa carta”.

__ “ Isabel, o que você sente?”, perguntou Tato curioso.
__ “ Tato, meu amigo, que bom ouvir a sua voz e olha fiquei muito feliz, quando soube que você e Elisa começaram a namorar. Passei bastante tempo tentando os aproximar e veio esse anjo aqui”, disse apontando para Maurício, “ e os uniu! E quanto ao que queres saber, eu sinto as boas vibrações, que vem de vocês e isso me conforta”
__ “ Bom saber que lhe trazemos conforto! Também fiquei feliz, quando Maurício disse, que você o procurou porque sentiu o amor dele por você e que você também o amou”
__ “ Meu amigo, sabemos agora o que é a felicidade, não é?”
__ “ Sim, sabemos!”
__ “ Isabel, você disse que sente as boas vibrações, mas se não fosse boas e se eu enviasse, mesmo sem querer más vibrações, o que seria?”, com uma voz triste Elisa quis saber.






__ “ Minha amiga, seria os meus espíritos contra os seus, e eles chegariam até o seu bom coração, e venceria essas más vibrações. Sei que me amas e sei que a magoei, mas tenha certeza, eu nunca a abandonei, nem você e nem o Tato”
__ “ É que no inicio, eu fiquei chateada com o seu desaparecimento e fiquei mesmo, foi com raiva, mas depois com o passar do tempo fui acalmando o meu coração. Passei a procura-la com Tato e perguntamos a todos da nossa rua e fomos em escolas, prefeitura e imobiliárias, mas foi inútil”.
__ “ Eu sei das buscas, que você e o “jornalista” fizeram e sobre o que você sentiu, peço desculpas, na minha ignorância e egoísmo, eu nunca quis magoa-los, naquela hora, eu pedi aos meus pais para não deixarem, que vocês me vissem em frangalhos, e não pensei que fosse entrar no hospital e não mais sair”

Tentando voltar ao clima festivo, Maurício abraçou Tato e disse que Isabel estava até mesmo amando, coisa que ela nunca tinha feito antes.

__ “ Hum, que convencido esse rapaz”, em meio a uma tosse forçada e cinica, disparou Elisa.

Nada poderia mudar o que ficou, mas a tentativa de se tentar mudar, o que poderia ser mudado, levava adiante, tudo que se podia permanecer.

__ “ Isabel, lembra no cólegio, que você se passou por minha irmã mais velha e foi ameaçar aquelas garotas, que implicavam comigo?”
__ “ Claro que consigo me lembrar! Foi aquelas garotas, que sempre ficavam na porta da escola, conversando com uns garotos de moto!”
__ “ Essas garotas, as ‘marias gasolina’!”
__ “ Elas me perguntaram, o que eu faria, se no caso delas continuarem a aprontar com você, aí eu disse que quebraria cada osso de seus pontiagudos narizes e cheguei a agarrar uma delas pelos cabelos, acho que a mais alta, por ser a mais forte . Acho que naquele dia, experimentei o ódio, e não me senti nada bem”.
__ “ E nem aquelas chatas, que viviam tomando o meu caderno, rasgando os meus exercícios eescondendo, o matérial dos outros, na minha mochila”.
__ “ Isabel, acho que elas mereceram, o que você fez. Eu quase fui lá, mas Elisa não quis, por eu ser homem. O que você fez foi por uma boa causa”
__ “ Mexeu com a minha amiga, Tato, eu virei bicho e tive que defende-la e sabia que não teria que cumprir com a minha promessa. Sinto não ter conseguido ajudar você Tato. Nunca o incentivei a se rebelar contra o seu pai, e acho que foi um erro meu e tudo já poderia estar, com agora”.
__ “ Tudo bem Isabel! Agora eu sei que tudo o que passei, foi para que eu tirasse proveito e aprendesse coisas realmente boas, para o meu futuro”.
__ “ Fico feliz em ouvir isso de você. Nós somos alunos e vivemos em função de aprender, e se não aprendermos, vamos passar bastante tempo atrazado, em relação aos outros. E o nosso crescimento fica prejudicado”.
Dona Diana interrompeu a conversa e chamou Isabel a razão.

__ “ Elisa, minha amiga! Lembre-se que eu sempre vou carregar o que sinto por você, em minha mente, e se preciso for, lhe defenderei sempre que precisar... e você Tato, é o meu amigo que alguém pode querer ter, você é verdadeiro, fiel e doce. Vou estar olhando por você também e saiba que você foi uma peça de vital importância na minha vida. Sei que por estupidez e incompreensão da minha parte, e também por ignorância, fugi de vocês, que só iriam me ajudar, mas às vezes, tomamos decisões erradas e com a cabeça e nem sempre paramos para escutar os nossos corações”.
__ “ Minha amiga, não nos peça perdão por isso! Nós compreendemos a sua atitude, e em nenhum momento, pensamos mal de você. Quando Maurício bateu a nossa porta, a sua procura, nós contamos a ele, tudo que fizemos na tentaiva de encontra-la”.
__ “ Amos vocês e cuidem um do outro! Tenho que ir agora e fiquem com Deus em seus corações!”

Do mesmo modo que surgiu aquela luz, em poucos segundos a luz desaparecia diante dos olhos de todos. O cheiro de rosas permanecia na sala e mesmo depois de algum tempo, ainda era sentido, aquele aroma, doce e forte penetrava a fundo em todos os presentes.

__ “ Como vocês estão?”, cortou o silêncio com uma pergunta direta, como era caracteristico de Dona Diana.
__ “ Ainda estou tonat, mas muito feliz”, respondeu uma sorridente menina.
__ “ Eu ainda estou agradecendo à Deus, por ter enviado alguém, que eu muito quero bem, para cuidar de mim”, falou Tato ofegante.
__ “ E você, Maurício?”
__ “ No caminho do hospital, eu vi Isabel e mesmo sabendo de tudo, eu ainda fiquei assustado. E aqui o mesmo temor, quase tomou conta do meu coração. Mas, de repente uma paz me invadiu e tudo ficou bem”.
__ “estive orientando vocês, e sei que é difícil, quando dois mundos, se abrem diante dos nossos olhos. Mas, todos vocês, de alguma forma, deixaram que o amor falasse mais alto, e isso é muito bom!”
__ “ Nós vamos vê-la novamente?”
__ “ Só se for a vontade de Deus!”
__ “ Elisa, fique traqüila, Isabel vai estar sempre conosco! Vamos para casa que já está tarde! ”, disse Tato.
__ “ Vamos! Dona Diana, podemos voltar amanha?”
__ “ Sim, vocês são bem vindos!”
__ “ Maurício, você vem om a gente?”
__ “ Não, eu vou ficar mais um pouco, Tato! Os vejo amanha!”
__ “ Até amanha!”


Maurício sentia que de agora em diante, Isabel não retornaria mais para ele, não do jeito que ele queria e isso de alguma forma lhe trazia uma certa tristeza. Logo após o acidente com Tato, quando Isabel lhe disse que cuidaria de Tato e quando ele a viu, não como pessoa, mas como espírito. Ele percebeu que ela já não tinha mais lugar ali e seu destino começava a ser tratado.

Maurício não lutava contra a escuridão em seu coração e longe de seu medo e encontrava forças, para deixar que toda dor fosse levada embora e não poderia reunir forças para tal batalha. Ele apenas lembrava dos bons momentos ao lado de Isabel, e tirava proveito das boas lembranças e sorria sozinho.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui