Usina de Letras
Usina de Letras
142 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62213 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50606)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->RUSSAS E SUA PRIMEIRA BANDA DE MÚSICA -- 14/05/2000 - 23:47 (Horácio Matoso) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




Primeira Banda de Música





A primeira banda de música de que se tem notícia,na história da cidade cearense de Russas, surgiu com o nome de “Filarmônica”, que contava em seu elenco com as seguintes figuras: João de Pontes, Adalberto Soares, Samuel Leite, João Pedro, José Aprígio, Rodolfo Pinto, Francisco Alcântara, além de outros.

Tempos depois, foi a vez da “Marreta”, fundada pelo Dr. Manuel Augusto, então Juiz de Direito da Comarca, de gênero político, na fase rabelista e aciolina.

Participaram de seu conjunto, as seguintes figuras: João Lima, Afonso Maciel, João Carvalho e tantos outros.

Veio depois, como rival, a “Landuá”, fundada e mantida pelo renomado sacerdote Padre Zacarias Ramalho, também de gênero político.

De início apoiaram a facção rabelista, aderindo, em seguida, à ala aciolina.

Cada banda primava pelo maior número de figuras, pela execução das mais variadas e harmoniosas partituras, pelo fardamento rico e elegante e pela marcha militarmente garbosa.

Era grande a rivalidade entre essas bandas, no entanto, certo dia, quando os ânimos se achavam menos exaltados, essas duas orquestras, “Marreta” e “Landuá” desafiaram-se em um concerto , medindo valores artísticos.

Nesse dia, Russas se engalanou , e as nossas ruas transformaram-se num verdadeiro mar humano, com a presença dos aficionados das duas facções políticas – rabelistas e aciolinas.



Ouviram-se, atentamente, os dois conjuntos executando partituras as mais difíceis, de clássicas harmonias, como o “Barbeiro de Servilha “e muitas outras.

O povo, entusiasmado, aplaudia delirantemente com estrepitosa salva de palmas, de quando em quando, um e outro conjunto.

Interpelava-se qual a banda de musica que conseguira o troféu, e não havia uma resposta convincente.

O que se comentava era que cada aficionado ou partidário, afirmava , de modo eufórico, ter sido a sua banda.

Somente um aparelho desses usado no programa Silvio Santos (que não existia na época), poderia ter decidido essa competição.

Com o desaparecimento dessa duas bandas, surgiu a “Euterpe Afonso Lima”, que participou de várias comemorações, e realizava as retretas, sempre domingo a tarde, na Praça Monsenhor João Luiz.

Comentava-se que esse conjunto, não simpatizava com nenhuma agremiação política, entretanto, era chamado constantemente para as comemorações dos filiados do partido aciolino

Na verdade, tratava-se de excelentes bandas de musica , que contavam em suas fileiras com figuras proeminentes , como Raimundo Correia , Francisco Riquet Carneiro, Joaquim Cândido da Silva e Afonso Lima, seus mestres e contra-mestres.

Devemos ressaltar, nesse nosso trabalho, por um dever de justiça, que daqui saíram numerosos e excelentes músicos para as Bandas de Música da Polícia Militar e do Exército.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui