Usina de Letras
Usina de Letras
149 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50618)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140802)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infantil-->O MENINO QUE NÃO GOSTAVA DE LIMPEZA -- 29/05/2008 - 20:49 (Rosemeire Gomes de Moraes Ferreira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Julinho era um menino de 8 anos de idade que detestava limpeza.
Sabem com quem ele parecia-se muito? Ele se parecia com o “Cascão”, aquele personagem dos desenhos do Maurício de Sousa. Aliás seu apelido era “Sujinho”.
Ele vivia fugindo do banho, detestava cortar o cabelo e, limpar os ouvidos era pior ainda. Cortar as unhas das mãos e dos pés era uma loucura, nem pensar. Julinho vivia fugindo de sua mãe, para não limpar as orelhas.
Para beber água, ele não lavava o copo e em qualquer lugar bebia água. Nunca sabia se a água era potável (boa para ser bebida).
A roupa do corpo ele trocava uma vez por semana, depois de sua mãe implorar para que ele a tirasse para ela lavar. Suas roupas quase iam para o tanque sozinhas, de tão sujinhas que ficavam.
Seus amiguinhos nem gostavam de ficar perto dele, pois quando fazia calor, Julinho transpirava e o cheirinho dele ficava insuportável. Era um cheirinho de gambá, tão forte, que todo mundo corria para longe dele.
Até que um dia, Julinho ficou muito doente. Tão doente que teve que ficar internado em um hospital. No hospital, Julinho escutou o médico conversando com sua mãe e, ficou sabendo que estava doente, devido à falta de higiene, pois nem para comer ele lavava as mãos. Nem as frutas que comia ele lavava, porque não gostava de mexer em água. Então, o doutor disse à sua mãe:
- Dona Maria, se o Julinho não mudar os hábitos de higiene ele vai voltar muitas vezes para o hospital, até que um dia não irá mais sarar. É muito importante que ele saiba que a sujeira só nos traz doenças.
Dona Maria respondeu:
- Mas doutor, eu estou cansada de falar para o Julinho se cuidar. Ele não me escuta. Eu adoro o meu filho e não quero perdê-lo. Fale doutor com ele, por favor!
Dona Maria começou a chorar de preocupação por seu filho, Julinho e, silenciosamente fez uma prece para Jesus, pedindo que Julinho sarasse logo e ficasse menos sujinho.
O que Dona Maria e o doutor não sabiam era que Julinho estava acordado e prestara muita atenção na conversa dos dois.
Julinho fechou os olhos e fingiu que estava dormindo, mas na verdade ele estava pensando em tudo o que ouvira. Será que ele ia morrer se não se cuidasse melhor?
Julinho começou a pensar: Puxa vida, como é importante a limpeza. Eu não sabia que ela ajuda a conservar a nossa saúde. Pensei que era só uma frescura. Agora eu sei que é importante termos o nosso corpo limpo, para evitarmos as doenças. É muito importante lavar os alimentos que vão à mesa para comermos; é importante mantermos limpa a casa em que vivemos; e muito mais importante cuidarmos da limpeza de nosso corpo.
Julinho viu que para manter a higiene do corpo era só tomar banho, para eliminar as impurezas do dia-a-dia. E sabe o que ele descobriu? Que tomar banho é uma delícia, pois além de ficarmos limpinhos, ficamos cheirosos, bonitos e saudáveis. Além disso, as pessoas gostam de ficar perto de crianças cheirosas e limpinhas, mesmo que as roupas sejam velhinhas, puídas, pois o que vale mesmo é a limpeza.
Julinho abriu os olhos como se tivesse acordado naquela hora e disse para dona Maria:
- Mamãe, de agora em diante eu vou ser um menino asseado. Vou tomar banho todos os dias, cortar os cabelos e penteá-los, limpar os ouvidos, cortar as unhas das mãos e dos pés e manter meu nariz limpinho. Vou também, sempre lavar o copo antes de beber água e procurar saber sempre se a água que vou beber é boa para consumo. Vou lavar as frutas que for comer e manter o meu quarto sempre limpinho e arrumado. Vou trocar de roupa todos os dias e escovar os dentes após as refeições. Além disso, vou sempre trazer comigo um lenço, para não ter que limpar o nariz com a mão ou com os dedos. E sabe o que mais eu vou fazer, mamãe? Vou praticar esportes para estar sempre forte e saudável!!
Dona Maria quase teve um ataque do coração, pois Julinho mudara de repente. Será que Jesus havia ouvido suas preces?
Ela acha que sim, e ela está com a razão, pois Jesus sempre ouve as mães, principalmente quando elas rezam para os seus filhos melhorarem e serem mais cuidadosos consigo mesmos.
Quando saiu do hospital, Julinho era um novo menino. Seu apelido mudou de “Sujinho” para “Julinho o limpinho”.
Agora ele tem uma porção de amigos e nunca mais ficou doente novamente.
Viu como Julinho ficou espertinho?

AUTORA: ROSEMEIRE G. M. FERREIRA

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui