Usina de Letras
Usina de Letras
54 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62245 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10372)

Erótico (13571)

Frases (50643)

Humor (20033)

Infantil (5441)

Infanto Juvenil (4770)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140812)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6199)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Você conhece o pavão? -- 30/06/2006 - 15:22 (Fernando Antônio Barbosa Zocca) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
cultura





Você conhece o pavão?





Quando o pavão desabrocha aquela cauda oferece um show de formas e cores. O macho possui um jeitinho todo especial de cortejar a fêmea: abre seu leque exuberante e exibe-se ostensivamente.

Esse animal é tido como carro-chefe pelos criadores de aves ornamentais; ele é chamativo e elegante. O pavão é também uma ave de manejo fácil e exige só um poleiro que deve ser bastante alto.

O pavão é ave que menos come em relação ao peso. Cerca de 50 gramas de ração por dia, diferente da galinha que consome 110 gramas diárias.

Durante muito tempo essa ave foi iguaria muito utilizada na Índia, mas atualmente só se presta para ornamento. Dizem que sua carne é muito dura. Mas possui facilidade para reprodução no Brasil por existir no país o clima tropical.

Os pavões são originários da Índia, Malásia e do Congo. O pavão-do-Congo é a espécie mais rara e por isso mesmo mais cara e bem difícil de ser encontrada no Brasil. Possui um porte menor em relação às outras espécies e chega a custar US$ 50 mil.

O pavão-arlequim é também uma espécie muito bonita e consegue-se-a com o cruzamento entre um pavão-branco macho com uma fêmea de pavão-azul. Os resultados satisfatórios surgem depois da quarta cruza.

O pavão-verde ou pavão-gigante apesar de não ser muito difundido no mercado é o mais procurado por ter o porte maior.

Os filhotes precisam de uma criadeira aquecida onde permanecem até dois meses de idade. Porém se a criação tiver fins comerciais, o mais indicado é que se instale um viveiro para manter apenas os pavões jovens até que completem seis meses.

Os pavõezinhos devem ser criados em local seco e fofo, protegidos de ventos e umidade e não podem ficar em contato direto com o chão.

Os pavões são aves muito fortes e resistentes, dificilmente adoecem. Mas é necessário vaciná-los entre o primeiro e o quarto dia de vida. A afecção que se visa combater é conhecida como new castle e a medicação é pingada nas narinas e olhos dos filhotes.

Depois dos vinte dias de vida devem ser vacinados contra a bouba aviária e após os seis meses devem receber vermífugos à base de piperazina.

É recomendável que o criador consulte sempre um veterinário e siga todas as instruções dos laboratórios fabricantes dos remédios.













Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui