Usina de Letras
Usina de Letras
20 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->TIRANDO O CHAPÉU... -- 02/07/2006 - 20:35 (Filemon Francisco Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos








TIRANDO O CHAPÉU...



Filemon F. Martins





A derrota da seleção brasileira de futebol para a seleção francesa não foi o pior. É preciso tirar o chapéu para a seleção francesa que veio desacreditada para a copa de 2006, depois de um fracasso retumbante na copa de 2002. Para nosso consolo, as seleções da Argentina e da Inglaterra também caíram.

O pior mesmo foi a forma como a seleção brasileira perdeu. A Argentina, é bom que se diga, foi guerreira. Jogou com garra e entusiasmo, como sempre o fez e só caiu nos pênaltis. Igualmente, a seleção da Inglaterra, com um jogador a menos, lutou até o fim e só caiu nas penalidades, depois de ter jogado o tempo extra, como já o fizera a Argentina.

A seleção brasileira de futebol, favorita da copa, ao contrário, não entrou em campo e se entrou, foi um time apático, parado, sem criatividade, sem garra, sem entusiasmo como, aliás, estava o técnico Carlos Alberto Parreira. Veja o exemplo de Luiz Felipe Scolari, hoje dirigindo a seleção de Portugal, que grita, gesticula, xinga, elogia e dá bronca quando necessário. Mire-se no exemplo de Felipão, Parreira.

Em futebol não há milagres, como Parreira ficou esperando. Deveria ter feito as alterações no tempo certo, como fez o técnico da Alemanha que perdia para a Argentina por 1 a 0, mas fez as modificações, pôs o time para frente, conseguiu o empate e foi para a prorrogação.

A seleção francesa, comandada por Zidane, passeou em campo. Deu um baile no futebol brasileiro outra vez, com humildade, pé no chão e tocando a bola. É bom lembrar que em 1982, na Espanha, a seleção brasileira perdeu para a Itália por 3 a 2 e foi eliminada da copa, mas nenhum brasileiro esqueceu a garra e o excelente futebol que o Brasil praticou naquele jogo. Ainda em 1986 contra a mesma França, o Brasil jogou bem e só caímos nas penalidades.

Mas em 2006 a apatia dos jogadores de Parreira neste jogo contra a França, foi irritante. Parreira se comportou como aquele jogador individualista que pega a bola e vai, vai, perde a bola, mas não passa para o companheiro. Com 23 bons jogadores à disposição, Parreira não teve a humildade de mudar seu ponto de vista. Perdeu, mas não mudou, não arredou pé de sua filosofia. Deu no que deu.

Esta foi a 2ª decepção do povo brasileiro nestes últimos anos, que, a bem da verdade, não tem muita importância, porque se trata de esporte e no esporte se um ganha, o outro perde. A 1ª decepção, no entanto, é mais complicada, porque perde o Brasil e os brasileiros com o governo de Lula e seus comandados, envolvidos em corrupção e má administração do dinheiro público.

Esta decepção é mais sofrida, mais profunda, porque todos perdemos, perde a educação, saúde, segurança, transporte e principalmente a confiança do povo nos políticos brasileiros. Quanto a copa de 2006, já somos pentacampeões do mundo. Nenhuma das quatro seleções semifinalistas conseguirá tal feito.



filemon.martins@uol.com.br

filemonmartins@bol.com.br



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui