Usina de Letras
Usina de Letras
76 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62145 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10447)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13566)

Frases (50551)

Humor (20021)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140784)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6175)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->Frei Bruno, o santo de Joaçaba-SC -- 24/07/2013 - 10:02 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

""

Frei Bruno, nascido em Duesseldorf, Alemanha, com o nome de Humberto Linden Jr.

""

Monumento Frei Bruno - Joaçaba-SC

""

""

""

""

""

Cidade de Joaçaba e Monumento Frei Bruno (à direita)

 

""

Romaria em homenagem a Frei Bruno - realizada anualmente em Joaçaba

""

""

""

""

""

""

Vista parcial das cidades de Herval d'Oeste (esquerda) e Joaçaba,

divididas pelo Rio do Peixe


http://www.franciscanos.org.br/?page_id=12441

Quem foi Frei Bruno?

TRAÇOS MARCANTES  DO GENUÍNO FRADE MENOR
* Duesseldorf, Alemanha, 08/09/1876
† Joaçaba, SC, 25/02/1960

Por Frei Elzeário Schmitt

Poucos são, de certo, os confrades da época que não chegaram a conhecer Frei Bruno. Quem o conheceu concordará comigo que sua personalidade foi uma reprodução fidelíssima das páginas mais inspiradoras dos “Fioretti”. Simples, pobre, humilde, zeloso, e caridoso em grau impressionante, retratando de maneira fiel os traços mais marcantes de genuíno frade menor segundo o modo de São Francisco. Falando em Frei Bruno, não cabem palavras difíceis. Nem pretendo expor todas as minúcias tão simpáticas quão edificantes de sua abençoada carreira. Dou, apenas, em rápidos e leves traços, os dados importantes do seu “curriculum vitae” (fornecidos pelo Provincialado), para logo em seguida condensar a impressão que ele nos deixou nestes últimos anos de íntimo convívio na residência dos frades de Joaçaba.

""

O Noviciado no navio

Filho de Humberto Linden e Cecília Goelden, nasceu Humberto Linden Jr. (mais tarde Frei Bruno) em Duesseldorf, na Alemanha, a 8 de setembro de 1876. Com quase 18 anos de idade, ingressou no Noviciado dos Franciscanos da Saxônia, em Harreveld, na Holanda. Tomou hábito em 13 de maio de 1894. O famoso padre-mestre Frei Osmundo Laumann deixou-lhe lembrança indelével nas poucas semanas que passou debaixo de sua tutela. Nem bem chegaram ao Noviciado, foram destinados para a “Missão Brasileira”, estando entre eles Frei Bruno. Trocaram o convento por um navio transatlântico que os levou à Bahia. Aportaram em Salvador aos 12 de julho de 1894. Em terras baianas, Frei Bruno completou o Noviciado, saiu-se ileso da febre amarela, estudou Filosofia e Teologia e fez profissão solene no dia 19 de maio de 1898. Em seguida, ao virar o século, foi enviado para Petrópolis, onde foi ordenado sacerdote em 10 de maio de 1901 e aprovado para a cura d’almas em fins do mesmo ano.

O jovem padre permaneceu ainda mais dois anos em Petrópolis. Em 1904 foi transferido para Gaspar, primeiro como superior e pároco até 1906, continuando no mesmo lugar mais três anos como coadjutor. A próxima transferência levou-o a São José, na modesta função de coadjutor e bibliotecário; mais tarde, isto é, desde 1914, como vigário da paróquia. Em 1917, tocou-lhe a incumbência de superior e vigário na residência riograndense de Não-Me-Toque.

Entre 1926 e 1945 teve uma prolongada estadia em Rodeio, convento do Noviciado, onde quase todo o tempo era guardião e vigário, enquanto o permitiam as constituições e intercalados os devidos interstícios de vacância de cargos. Durante quase 20 anos edificou sem cessar o povo de fora e os religiosos de dentro com seu exemplo de autêntico frade menor e arauto de Cristo. Este período mereceria um artigo à parte de quem com ele conviveu por mais tempo. Basta dizer aqui que dificilmente as instruções do Pe. Mestre aos noviços encontrariam ilustração concreta e exemplo vivo mais imponente que na pessoa do santo Frei Bruno.

A última morada terrestre

O Capítulo Provincial de 1945 destacou-o de Rodeio para Esteves Júnior. Lá permaneceu só poucos meses, pois no fim do mesmo ano foi designado superior e pároco de Xaxim. Completou dois triênios à frente da casa, continuando no mesmo lugar como coadjutor até 1956. Octogenário, acabado e encarquilhado foi parar em Joaçaba, sua última morada terrestre.

Depois do Capítulo Provincial de 1956, a conselho do ministro provincial, Frei Bruno foi para Luzerna a fim de passar uma temporada de repouso, ou, como ele mesmo entendia, preparar-se para a morte. Não era para menos. A velhice, as forças gastas e o corpo alquebrado pressagiaram o fim da jornada. Duas hérnias e, por conseguinte, duas cintas davam-lhe bastante que fazer e sofrer. Todavia pensava também em trabalhar, em continuar suas caminhadas para espalhar o bem a todos. Em pouco tempo escasseou o serviço em Luzerna e, a pedido dos confrades, foi passar uns dias em Joaçaba, onde descobriu novas oportunidades de apostolado. Voltou a Luzerna sem dizer nada, mas quatro dias depois apareceu outra vez em Joaçaba, disposto a ficar. Era o dia 2 de fevereiro de 1956.

A volta de Frei Bruno foi naturalmente uma grande alegria para nossa pequena comunidade. Todos nós apreciávamos a graça de ter um santo em casa, e um santo que trabalha sem dar trabalho. Os últimos quatro anos em Joaçaba não foram mais do que a continuação de um apostolado que Frei Bruno vinha praticando há muitos anos.

Quem conheceu Frei Bruno sabe de sua predileção irresistível por longas e continuadas caminhadas “pedibus apostolorum”. De fato, de manhã à noite, mantinha-se em movimento. Brincando com ele, chamamo-lo muitas vezes de cigano sem paradeiro nem sossego. Caminhava, visitando as famílias, benzendo as casas, descobrindo uniões a legalizar, consertando lares em desarmonia, visitando os doentes, sempre no mesmo ritmo incansável, morro-acima e morro-abaixo. Subindo pelas ladeiras, costumava andar em ziguezague a fim de aliviar o velho coração.

Nos primeiros meses ainda visitava as capelas de Santa Helena e de Nossa Senhora da Saúde, capelas por onde passa a linha de ônibus. Mais tarde, notando a nossa preocupação, desistiu espontaneamente. Em seguida ocupou o cargo de capelão do Ginásio Frei Rogério, a cargo dos Irmãos Maristas. Atendia às confissões dos irmãos e juvenistas. Terminada a santa missa, Frei Bruno dava as suas voltas, chegando à casa um pouco antes do meio-dia, quase sempre a pé, empunhando o guarda-chuva, seu fiel e inseparável companheiro. Depois do almoço “descansava” na igreja, apoiando a cabeça na mesa do altar de Nossa Senhora, rezando, ou, então na salinha da portaria, onde atendia às pessoas que o procuravam ou que ele havia chamado.

Interessou-se pelos detidos. “Pe. Praeses, será que posso pedir dinheiro a algumas pessoas para comprar uma bola”? – “Para quê”? – “Para os presos”. E lá vai ele: pede o dinheiro, compra a bola e a leva à cadeia, arrancando ainda do delegado a licença para os coitados jogarem futebol no pátio do presídio. “Pe. Praeses, posso tirar tintas para os presos pintarem a cadeia que está imunda”? “Pe. Praeses, na cadeia não tem luz. Posso levar uns maços de velas”?

Também tinha sempre em volta de si um grupo de crianças pobres, às quais dava a doutrina e às vezes também pão e outros petiscos que depois faziam falta à mesa.

Frei Bruno cuidava da água benta e conservava uma talha sempre cheia na igreja, ao lado do batistério. Aos sábados, vindo os pobres para receber os mantimentos, iam beber a água benta de Frei Bruno que não gostava desse modo de matar a sede. Porém, dizia: “Paciência! As criancinhas, coitadas, estão com sede”.

Frei Bruno, pedestre convicto, não se entusiasmava pelos meios de transporte modernos. “Frei Bruno, não gostaria de dar um passeio de avião”? – Não, não, não! Imagine o que vai acontecer se faltar um parafuso”!

Os dias iam passando. O Ginásio Frei Rogério recebeu novo capelão, e Frei Bruno foi aposentado. Estava na hora. Pois caminhar se lhe tornava mais custoso e também a vista ia enfraquecendo casa vez mais. A partir de 1958, Frei Bruno celebrava sua santa missa às 5h30 no altar de Nossa Senhora. Aí, ele dava a comunhão às pessoas que madrugavam. Após a missa, no confessionário, era sempre procurado. O confessionário de Frei Bruno era uma armação muito simples com grade, de um lado a cadeira de confessor, do outro lado o banquinho de ajoelhar para o penitente. Terminando com as confissões, Frei Bruno costumava ajoelhar-se naquele banquinho.

Volumosa era a correspondência que Frei Bruno recebia. Uns pediam uma bênção, outros a saúde para um doente, ouros ainda sorte nos negócios ou bênção contra ratos no paiol ou contra os bichos na roça. A princípio, Frei Bruno respondia religiosamente a todas estas cartas, mas à medida que se lhe ia enfraquecendo a vista, ia desistindo da correspondência.

Em 3 de julho de 1959 celebrou pela última vez a santa missa. A partir daquele dia comungava às 5h30, e depois ia ao confessionário. Já não saia mais à rua, mas continuava as audiências na salinha da portaria que, por brincadeira, apelidávamos de “conclave”.

Em 25 de outubro, na companhia de Frei Serafim, Frei Bruno deu o último passeio a Luzerna, a fim de tratar de assuntos da Pia União de Missas de Ingolstadt. Tanto em Luzerna como em Joaçaba, Frei Bruno exercia um belo apostolado em prol da dita União de Missas.

Em 20 de novembro, voltando da cidade, encontrei Frei Bruno na sala da portaria, desmaiado, pálido e frio. Eu estava certo de que a morte afinal viera buscá-lo. Levamo-lo à cela, e deitamo-lo na cama. Imediatamente veio o médico prestando a assistência indicada. Já ao meio-dia, nosso doente estava de pé, meio tonto ainda, mas animado. A partir daquela dia, Frei Bruno andava muito preocupado com a morte. Em curto prazo, por duas vezes recebeu a Extrema-Unção.

Entrando em 1960, ouvíamos diariamente a mesma ladainha: “Hoje vou morrer”. Chamava o viático sua comunhão diária. Até deixava de se alimentar convenientemente e foi preciso, em nome da santa obediência, obrigá-lo a comer. Aí se normalizou a situação, pois Frei Bruno dizia sempre: “Quem não obedece aos superiores vai para o inferno”! A obediência cega do santo confrade deu também fim a uns tantos escrúpulos e complexos de consciência.

As sandálias lhe ficavam pesando muito e Frei Bruno calçou uns chinelos leves e caminhava que nem velho colono italiano. Achou pesado o rosário das sete alegrias e pediu licença para usar um rosário pequeno no cordão do hábito. Entretanto dias depois apareceu outra vez com a grande coroa, dizendo: “Acho que é uma ofensa a Nossa Senhora andar sem o rosário”. No último mês teve que usar bengala para caminhar. Até o último dia atendeu as confissões e deu audiência na sua salinha.

""

A morte de Frei Bruno paralisa a cidade

No dia 25 de fevereiro, voltando do colégio das Irmãs, não encontrando Frei Bruno nem na sacristia, nem na portaria, nem no refeitório, foi ao quarto dele onde o encontrei morto. Segundo o médico, que veio depois, a morte devia ter ocorrido umas duas horas antes.

Rapidamente se espalhou a notícia do falecimento. Escusado dizer que a consternação foi geral. As duas emissoras de Joaçaba, a todo o momento, repetiam a triste nova, dando também notícias biográficas acerca do confrade. Ao meio-dia, o corpo foi colocado na igreja e velado sem interrupção até o dia seguinte. Veio muita gente, e houve muitas lágrimas.

Dia 26 de fevereiro, o comércio e a indústria fecharam em sinal de luto. Às 8 horas houve missa de corpo presente.

A espaçosa matriz mostrou-se pequena para acolher tanta gente. Vieram para as exéquias os confrades de Luzerna, Jaborá, e Xaxim. No enterro contaram-se 120 carros. Foi o maior enterro que já houve em Joaçaba. No dia seguinte, em sessão da Câmara Municipal, os vereadores lançaram em ata um voto unânime de pesar pela morte de Frei Bruno e, em sinal de luto, suspenderam em seguida os trabalhos.

Os motoristas de Joaçaba renderam homenagem particular à memória de Frei Bruno, organizando um grande cortejo, rumando, de noite, à matriz onde todos, ajoelhados na escadaria da Igreja rezaram pela alma de Frei Bruno, e em seguida prosseguiram na sua peregrinação. Já se preparava campanha pela praça e monumento de Frei Bruno em Joaçaba.

 

XXXXXXXXXXXXXXXX

 

http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2013/07/santa-catarina-pode-ter-mais-um-santo-beatificado-e-canonizado.html

17/07/2013 10h25 - Atualizado em 17/07/2013 12h25

Frei de Santa Catarina poderá ser beatificado e canonizado

Vaticano aceitou pedido que dá entrada ao processo para Frei Bruno.
Fiéis podem contribuir fornecendo documentos.

 

Do G1 SC

1 comentário
 

Santa Catarina poderá ter um frei beatificado e canonizado. O Vaticano respondeu, nesta semana, o pedido de avanço do processo para beatificação e canonização de Frei Bruno. A documentação foi encaminhada à diocese de Joaçaba, no Oeste catarinense.  A Paróquia Santa Terezinha entrou com o pedido há aproximadamente um ano e meio.

Para analisar o pedido, a Igreja Católica levou em consideração o grande número de fiéis e devotos que participam anualmente da romaria de Frei Bruno, em Joaçaba, além de 200 testemunhos sobre o exemplo de vida e história do frei e os juramentos de milagres alcançados por fiéis.

O documento enviado pelo Vaticano é conhecido como “Nada consta” e autoriza a continuidade do processo. Segundo Dom Mario Marquês, bispo diocesano, há a possibilidade que em três meses seja encaminhado a Roma o pedido de conclusão dos trabalhos. “Lá haverá uma outra avaliação sobre o que mandaremos. Depois da beatificação vem o outro processo que chamamos de canonização”, explica Dom Mario.

O próximo passo é encaminhar ao Vaticano a biografia do religioso juntamente com depoimentos de fiéis. A beatificação depende da comprovação de um milagre. De acordo com Sandro Ciarnoscki, frei Franciscano, foram identificados pelo menos oito milagres. “Estamos fazendo entrevistas e avaliando a documentação que as pessoas têm dessas situações e de milagres que queremos apresentar como prova da santidade de Frei Bruno”, diz Sandro.

O processo conta com o apoio dos fiéis, que podem apresentar cópias autenticadas de documentos que comprovem o caminho de santidade percorrido por Frei Bruno ou que contribuam com a pesquisa.

tópicos:

 

 

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

 

 

http://cleofas.com.br/processo-de-beatificacao-de-frei-bruno-e-autorizado-pelo-vaticano/  

Processo de beatificação de Frei Bruno é autorizado pelo Vaticano

Categoria: Notícias


Publicado em 17 de julho de 2013

"freiview"

O site Gaudium Press informou nesta terça-feira (16/07/13) que o governo da Província Franciscana da Imaculada Conceição recebeu o edital que confirma o “Nihil obstat” (ou seja, “nada obsta”) para prosseguir o processo de canonização de Frei Bruno Linden.

Com esse documento de autorização assinado pelo  Cardeal Angelo Amato, Prefeito da Congregação para a Causas dos Santos, Dom Mário Marquez, Bispo da diocese de Joaçaba, assumirá o processo Diocesano uma vez que o documento afirma não existir impedimento para a continuação da causa de Frei Bruno.

Frei Estevão Ottenbreit, Vigário Provincial e Vice-postulador da causa, , afirma que o Bispo da Diocese de Joaçaba nomeará o Tribunal Eclesiástico para recolher os depoimentos juramentados sobre as virtudes do candidato.

Ao mesmo tempo, será nomeada a Comissão Histórica que reunirá todos os documentos relativos à vida de Frei Bruno, além de uma comissão para coletar e analisar os possíveis milagres do frade.

A data da abertura do processo canônico ainda não foi definida. Frei Estevão deve encontrar-se com Dom Mário durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) para discutir detalhes sobre a beatificação de Frei Bruno.

Fonte:http://www.gaudiumpress.org/content/48718-Processo-de-beatificacao-de-Frei-Bruno-e-autorizado-pelo-Vaticano#ixzz2ZJLDTjMu

 

XXXXXXXXXXXXXXXXXXX

http://www.joacaba.sc.gov.br/conteudo/?mode=pa&item=14676&fa=7&cd=17139

Inaugurado em Joaçaba o 3º Maior Monumento das Américas – MONUMENTO A FREI BRUNO

Frei Bruno nasceu em Dusseldorf, na Alemanha, em 08 de setembro de 1876 e aos 18 anos veio para o Brasil em missão voluntária, passou por várias cidades brasileiras  e se instalou definitivamente em Joaçaba, no ano de 1956. 

Frei Bruno gostava de longas caminhadas, empunhando seu inseparável guarda-chuva. Visitava casas, benzendo doentes e dando conselhos. Recebia cartas com pedidos de bênçãos e atendia dezenas de pessoas que todos os dias o procuravam;O padre franciscano faleceu em 25 de fevereiro de 1960, aos 83 anos, após uma parada cardíaca. 

Desde 1987, uma romaria penitencial é organizada em sua homenagem. O destino final é o cemitério de Joaçaba, onde o corpo do religioso está sepultado. Nesse ano, mais de 50 mil fiéis participaram da procissão. 

O incontável número de devotos de Frei Bruno se justifica pela personalidade caridosa do franciscano. Muitas pessoas relatam graças alcançadas por seu intermédio. A ele também são atribuídos os poderes de prever o futuro e estar em dois lugares ao mesmo tempo. Documentos comprovam pelo menos quatro milagres. Três deles relacionados a mulheres com complicações na gravidez. O mais famoso é a ressurreição do paciente Antônio Carlos Weiss. 

No último dia 08 de setembro, foi nomeado pela Igreja Católica o postulador do processo de beatificação de Frei Bruno. Sua principal função será reunir provas da santidade para encaminhamento a Roma. 

E devido a tantos fatos e toda história a CDL de Joaçaba juntamente com a Prefeitura Municipal, Governo do Estado e diversas entidades e anônimos construiu o terceiro maior Monumento do Mundo.  O Monumento a Frei Bruno, que tem 37 metros de altura, perdendo apenas para a Estátua da Liberdade e o Cristo Redentor. 

O projeto teve inicio em maio de 2001, em março de 202 foi lançada uma rifa para arrecadação das primeiras contribuições e em abril de 2003 teve inicio a construção da estátua. Após muito trabalho em maio de 2007 tiveram início os trabalhos de acabamento no monumento. 

E na tarde deste sábado, 29 de novembro FOI INAUGURADO O MONUMENTO A FREI BRUNO. 

Centenas de pessoas compareceram a solenidade que contou com a presença de diversas autoridades e do Exmo. Sr. Governador Luiz Henrique da Silveira. 

Apresentações artísticas, discursos emocionantes e emocionados, vozes embargadas marcaram a solenidade que era um sonho da CDL e de toda comunidade Joaçabense. 

O Prefeito Sr. Armindo Haro Netto, o presidente da CDL Sr. Miguel Giusti e o Exmo. Sr. Governador Luiz Henrique da Silveira fizeram o descerramento da placa e o corte da fita inaugural. 

Como não poderia deixar de ser por dois momentos foram pedidos minutos de silencio pelos mortos da enchente que a dias assola o estado de Santa Catarina. 

Momentos emocionantes e importantes foram vividos neste sábado e agora Joaçaba faz parte da história. 

Dados Importantes:

A obra foi idealizada por membros da Câmara de Dirigentes Lojistas de Joaçaba (CDL) para que o município tivesse seu cartão postal e atraísse turistas freqüentadores de outras cidades do Meio Oeste catarinense, como Piratuba e Treze Tílias;

A CDL encabeçou o movimento para homenagear o religioso, que tem milhares de devotos em todo o Brasil. As obras iniciaram em 2004, no terreno de cerca de 1,2 mil metros quadrados doado pela família Montenegro em um dos pontos mais altos de Joaçaba;

Paralelamente, a estátua de Frei Bruno ia sendo esculpida pelo artista plástico local Cláudio da Silva em um barracão. Ele estudou a vida do religioso e a inspiração veio a partir de uma fotografia tirada no dia considerado o mais feliz da vida, segundo o próprio Frei Bruno, quando completou 50 anos de sacerdócio;

Por cerca de três anos, o escultor trabalhou com facas, raladores, lixas e fios elétricos. Algumas ferramentas precisaram ser inventadas para que o trabalho pudesse seguir adiante. O modelo foi uma estátua com a altura de Frei Bruno (1,60m);

As 17 partes da estátua ampliada mais de dez vezes foram feitas em isopor e revestidas com fibra de vidro, material nunca antes empregado em uma estátua desse porte no Brasil;

A estátua de Frei Bruno pesa 2,5 toneladas, cerca de sete vezes menos que as imagens tradicionais, feitas com ferro ou concreto armado;

Para a montagem das partes mais altas (mão, cajado e busto), foi preciso contratar um guindaste especial, com capacidade para alcançar 50 metros de altura;

A primeira parte a ser içada foi uma das mãos e a base do cajado, uma peça de 10 metros de altura com peso de 150 kg. O encaixe com quatro pinos de inox precisou de três tentativas para ser perfeitamente acertado. Em seguida, foi a vez do busto, com 4 metros de altura e quase 500 kg. A última parte a ser içada foi o topo do cajado, com 10 metros de altura e cerca de 200 kg;

Antes de serem fixadas, as últimas peças foram pintadas com a cor definitiva da estátua: branco-gelo;

Cerca de um mês após o término da montagem, fortes ventos provocaram a queda de parte do cajado, concertado e reforçado junto com outras partes em janeiro de 2007;

Para a construção da estátua foram utilizados 40 blocos de isopor, 3 mil litros de resina e 1,5 mil quilos de fibra de vidro. Na construção civil, 5 mil quilos de gesso e 40 mil tijolos;

Uma rampa contorna toda a estrutura, possibilitando o acesso até por deficientes físicos aos andares superiores. A torre é dividida internamente em pavimento térreo, onde está instalado o Museu Frei Bruno e pavimento superior, com restaurante panorâmico para 72 pessoas. Mais acima, há o mirante com vista para as cidades de Joaçaba e Herval d’Oeste; 

Recursos investidos

Na Estátua:

- Mão-de-obra na elaboração: R$ 50.404,50

- Mão-de-obra no enfibramento e montagem: R$ 25.196,60

- Serviços de Guincho: R$ 6.555,80

- Isopor: R$ 20.411,48

- Fibras/Resinas: R$ 36.736,54

- Pára raio, pintura, outros materiais e serviços: R$ 22.642,00

- Total: R$ 161.946,92

 

Na Construção Civil:

- Mão-de-obra: R$ 217.875,78

- Materiais utilizados: R$ 400.891,43

- Total: R$ 618.767,21 

 

No museu

- Serviços e materiais: R$ 23.347,12

- Total da Obra: R$ 804.061,25

 

Leia os textos de Félix Maier acessando o blog e sites abaixo:

PIRACEMA - Nadando contra a corrente

Mídia Sem Máscara

Netsaber

Usina de Letras

 

Para conhecer a história do terrorismo esquerdista no Brasil, acesse:

Wikipédia do Terrorismo no Brasil

 

"Quando todas as armas forem propriedade do governo e dos bandidos, estes decidirão de quem serão as outras propriedades" (Benjamin Franklin).

 

Bons Tempos, hein?

""

PIB: 13 %            oferrao.atarde.uol.com.br               PIB: 0,9 %

E ainda tem gente que esqueceu ou desconhece os bons tempos do Governo Militar e hoje o critica. Comparem com os dias de hoje!

 

TROCA DE GENTILEZAS!

""

Dilma: - Você está acabando com o PT!

Joaquim Barbosa: - E você com o Brasil!

 

"A mentira é tão boa quanto a verdade, desde que sirva à causa do socialismo/comunismo" (Bertolt Brecht).

Escracho

""

O Palácio do Planalto amanheceu com uma faixa no topo do prédio:

"AQUI VIVE UMA TERRORISTA"

 

""

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui