Usina de Letras
Usina de Letras
145 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50618)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140802)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Cidadania besta -- 06/07/2006 - 16:43 (Hamilton de Lima e Souza) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


A seleção brasileira de futebol entra em campo. Mídia, anunciantes, todos de mãos dadas convocam os cidadãos-torcedores para o pacto maior, torcer para onze jogadores, verdadeiros símbolos da galhardia nacional.

Sem muita opção de lazer, restrita a televisões abertas com programação de baixa qualidade, a multidão de 180 milhões de almas se abraça, louvando alguns indivíduos que conseguem fugir dos baixos salários e condições de vida bastante difícil para exorcizar todos os demônios e mazelas sociais.

O transe pode durar noventa minutos no caso de um amistoso, ou um pouco mais se a competição for a Copa do Mundo. Neste momento os milhões de fiéis torcedores procuram coisas verdes, amarelas, azuis. O compromisso hipnótico devora as almas, pintas as ruas, as faces, enfeita quarteirões, restaurantes e escolas. A pátria, a cidadania finalmente tem forma. E todos podem carregar nas cores verde e amarela maquiando prédios e residências.

Com ou sem vitória, a cidadania da pátria sem chuteiras termina em poucos dias. Então é a vez dos garis entrarem em campo recolhendo restos de foguetes, roupas, purpurinas e bandeiras estraçalhadas pelo vento, sobras da guerra futebolística.

A cidadania da vibração, da festa efêmera, vira lixo nas ruas, sinal maior que não existe respeito coletivo. Ninguém sabe quem colocou as faixas, espalhou lixo, amontoou esquinas com latas e garrafas de cerveja. Passou o jogo, passaram os sentimentos coletivos.

É quando os cidadãos deixam de ser integrantes da sociedade para se tornarem indivíduos, como afirmou Sartre. Vou mais longe, o cidadão que se despoja do sentimento coletivo deixando detritos espalhados é um elemento, aquela coisa mal definida que os policiais militares tão bem sabem classificar ao deterem um transgressor.

A cidadania antes compartilhada pela alegria e futilidade dos jogos de futebol vira um espetáculo egoísta, descompromissado, sem a menor responsabilidade. É uma cidadania às avessas, besta, já que obriga os cofres públicos a eliminar uma sujeira que poderia ser controlada.

Alguns sociólogos afirmam que jogos de futebol no Brasil permitem uma catarse, mas isso ocorre apenas em caso de derrota, pois a expiação dos pecados recai sobre os técnicos e jogadores, que de heróis passam a vilões em segundos.

Assim a sociedade estabelece seu compromisso descompromissado, buscando no futebol da seleção motivação espúria para se movimentar, e como na lei do eterno retorno, resta o lixo ao final da festa maior da cidadania sem compromisso. Retratos do Brasil.





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui