Usina de Letras
Usina de Letras
56 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62245 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10372)

Erótico (13571)

Frases (50643)

Humor (20033)

Infantil (5441)

Infanto Juvenil (4770)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140812)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6199)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Câncer de pulmão ataca mulheres -- 07/07/2006 - 10:40 (Fernando Antônio Barbosa Zocca) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
saúde







Câncer de pulmão ataca mulheres tabagistas







O cigarro é considerado há muito tempo o responsável por mais de 30% de todos os cânceres no corpo e 90% pela doença nos pulmões.

O tabaco é um dos inimigos mais ferozes da saúde tanto dos homens como das mulheres. Pesquisas feitas em mais de 40 hospitais da Inglaterra envolvendo 1500 pessoas revelam que as mulheres estão mais sujeitas ao câncer provocado pelo fumo do que os homens.

Não se tem certeza do porque as mulheres são as mais suscetíveis de adoecerem por causa do cigarro. Mas, as combinações entre fumo, pílula anticoncepcional e vida sedentária são os fatores que influem e pesam mais na balança.

Especialistas também atribuem os malefícios da doença às fórmulas dos cigarros e as formas como as mulheres aspiram a fumaça. Sabe-se que elas dão tragadas mais curtas e intensas do que os homens.

O medo diante da perspectiva de contração dos cânceres não é fator inibidor do hábito de fumar. A advertência impressa nos maços não consegue impressionar as fumantes.

As mulheres tabagistas dizem que o prazer causado pelo fumo é maior do que o temor de uma doença. E por isso não se importam com a possibilidade de adoecimento.

Marina Célia Caetano, 40 fumante há 20 anos, teria deixado o vício há muito tempo se sentisse medo de adoecer. Ela e a irmã Ivone, 18 dizem que o pai falecido fumou até o dia em que morreu.

A mãe das moças Ângela R. Caetano, 60 retirou um tumor do seio em 98, passou pela radioterapia e seguiu fumando tranqüilamente sem piores conseqüências.

No Brasil de hoje o câncer de pulmão é o mais fatal tanto para o sexo masculino como para o feminino.







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui