Usina de Letras
Usina de Letras
122 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62186 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50586)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->NÓS e o OUTRO -- 16/07/2006 - 21:44 (Heleida Nobrega Metello) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Nós e o ‘outro’



O homem chega, traz consigo a dor e na bagagem: o oculto. E com eles, me ocupo. Nós nos ocupamos.



Nós e o ‘outro’: o ‘outro’ que precisa de cuidado. Cuidado humanizado, pois cada vez mais vem sendo ‘fragmentado e observado por olhos, ouvidos e mãos mecânicas...



Acabamos perdendo a visão da sua integralidade.



Nós e o ‘outro’: fios que tecem o nosso cotidiano.



E nessa trama, qual é o nosso compromisso?



“(...) As vezes o meu coração grita. Eu ouço e prefiro calar. As pessoas não param pra ouvir. Ou sequer conseguem escutar. Vou deixá-lo falar por mim. Talvez me ajude a viver.(...) “( Vinícius Rocha – guarda metropolitana)



Perdemos de vista o verdadeiro sentido da Humanidade?



“Humanidade, uma noção ética: o que deve ser realizado por todos e em cada um.” (Edgard Morin)



Ética que corporifica um conjunto de atitudes. Atitudes sempre abertas à vida com suas inúmeras possibilidades. Ética que nos abre as portas para a compaixão. Compaixão, entendida como uma maneira de sentir. Compaixão, que significa: ‘sofrer com’ ou... não ficar indiferente à dor do ‘outro’.



“Se não temos compaixão, temos uma perturbação no olhar: “Vejo os velhos e posso até mesmo escrever uma tese sobre eles (...) Mas a tristeza do velho é só dele, não entra em mim. Durmo bem. (...)” (Rubem Alves)



Durmo bem?



Que tal nos reportarmos ao cotidiano? Qual a imagem da última ação que cada um de nós desenvolveu?



Como a desenvolvemos?



Se colocamos entusiasmo em nossa ação, o ‘outro’ a visualiza com cor, calor e movimento. Consequentemente, ele dá um passo para frente, levado pelo sentimento da simpatia.



Se a desenvolvemos de forma seca, ela transparece sem cor, sem movimento e calor frente ao ‘outro’. Consequentemente, ele dá um passo para trás, movido pelo sentimento de antipatia e faz o movimento de rejeição.



Como avaliamos a nossa ação?



A porta que fica entre nós e o ‘outro’ está aberta?



A nossa ação ‘toca o ‘outro’? Apreende a imagem do ‘outro’? “Apreende o ‘outro’ na plenitude da sua dignidade, dos seus direitos e, sobretudo, da sua diferença?” (Frei Betto)



“Sei que nada do que vivemos tem sentido se não tocamos o coração das pessoas. Muitas vezes basta ser: colo que acolhe, braço que envolve, palavra que conforta, silêncio que respeita,alegria que contagia,lágrima que corre,olhar que acaricia, desejo que sacia,amor que promove.” (Cora Coralina)



Qual o nosso caminho? O que fazemos, para que fazemos, para quem fazemos, com quem fazemos, COMO fazemos?



Nós e o ‘outro’: um desafio para hoje e amanhã.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui