Usina de Letras
Usina de Letras
61 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62243 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10372)

Erótico (13571)

Frases (50641)

Humor (20033)

Infantil (5441)

Infanto Juvenil (4770)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140812)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6199)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Quem foi Luca Giordano -- 19/07/2006 - 11:26 (Fernando Antônio Barbosa Zocca) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
cultura



Luca Giordano



Para a coluna cultura o laranjanews.blog apresenta hoje um personagem do século XVII. Trata-se do pintor Luca Giordano nascido em Nápoles, Itália, no dia 18 de outubro de 1632. Luca foi um pintor conhecido por sua rapidez e técnica com que executava seus quadros e pela capacidade de copiar ou imitar qualquer um dos mestres clássicos.

Luca Giordano começou influenciado por Ribera porém, mais tarde, ao estudar em Roma, inclinou-se mais para o estilo de Pietro da Cortona. Tinha um grande talento assimilador que lhe permitia copiar ou imitar o estilo de clássicos como Ticiano, Tintoreto, Rafael, Caravaggio e outros.

Luca executava os quadros rapidamente sem o mínimo prejuízo para a técnica. Por isso recebeu dois apelidos: Il Fulmine della Pintura e Fa presto (faça depressa). Não obstante essa capacidade copiativa, Luca desenvolveu o seu próprio estilo, sempre dentro dos habituais temas renascentistas: visões religiosas, cenas do campo, fábulas gregas, mitos em geral. De sua vida e obra, sabe-se que em 1677 decorou a Abadia de Monte Cassino.

Em 1684 estava em Florença decorando algumas salas do palácio Médici-Riccardi. Luca trabalhou em Santa Maria della Salute, em Veneza. Chamado à Espanha por Carlos II em 1692 foi encarregado da maior parte da decoração Escurial. Ficou na corte de Espanha até 1702 quando regressou à Itália, viajando por Florença, Roma e Milão. Faleceu em 3 de janeiro de 1705.

Fonte: DBU (Dicionário Biográfico Universal Três)

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui