Usina de Letras
Usina de Letras
106 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62296 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10392)

Erótico (13574)

Frases (50682)

Humor (20041)

Infantil (5461)

Infanto Juvenil (4783)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140824)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6212)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->OS MAIORES GÊNIOS DAS BELAS ARTES NO OCIDENTE -- 02/11/2001 - 01:07 (denison) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Esta lista é resultado de meses de pesquisa e consiste na primeira parte da lista completa que estou preparando com os maiores gênios da Humanidade ( ocidental ):

O critério para incluir certos artistas e não incluir outros é a importância em termos de ampliação de estilo, criação de escola ou desenvolvimento da linguagem e técnica.

Autoria: Denison Borges



IDADE ANTIGA



Arquitetura: Imhotep, primeiro arquiteto não-anônimo, além de Ictinos e Calícratos, que são os mais importantes.

Escultura: A Idade antiga nos deu Miron, Polícleto, Praxíteles, Lísipo e o maior deles...Fídias, o criador de uma das 7 maravilhas do Mundo, a Estátua de Zeus.

Artes Plásticas: Polignoto, Apeles, Zeuxis, Farnásio e o mais notável, Apolodoro.



IDADE MÉDIA



Arquitetura: Giorgio Vasari Vidas, Antêmio de Tales, Vassalleto, Buscheto, os Pisano’s, Brunelleschi, Lando di Pietro, Lorenzo Maitani, Antonio di Vincenzo e Isidoro de Mileto.

Escultura: Os Pisano’s, Guglielmo, Guido Bigarelli, Di Balduccio.

Artes Plásticas: Duccio di Buoninsegna, Cimabue, Simone Martini, Lorenzetti, e o primeiro grande artista plástico da Humanidade, Giotto.



IDADE MODERNA

1-RENASCENÇA



Arquitetura: Alberti, Brunelleschi, Bramante, Palladio, Rafael e Michelângelo.

Escultura: Ghibert, Donatello, Buonarroti, Della RobbiaVerrocchio e o maior, Michelângelo.

Artes Plásticas: Ghirlandaio, Fillipo Lippi, Massaccio, Hugo Van Der Goes,

Fra Angelico, Van Eyck, Menling, Van Der Weyden, Petrus Christus, Jan Gossaert, Mabuse, Os Cranach, Altdorfer, Hans Baldung, Correggio, Andrea Mantegna, Verrocchio, Della Francesca, Uccello, Botticelli, Bosch, Bruegel, Holben, Albert Durer, Giorgione, Grunewald, Leonardo da Vinci, Rafael, Ticiano, Bellini, Tintoretto, Michelângelo, ( maneiristas ): El Greco e Clovet.



2-BARROCO E SÉC. XVIII



Arquitetura: Francesco Borromini, Bernini, Christopher Wren, Andre Le Nôtre, François de Cuvilliès, P. da Cortona, Carlo Maderna, E. Ferrata, Algardi, Vignola e Neumann.

Escultura: Gian Lorenzo Bernini, Algardi, Stefano Maderna, Antonio Canova.

Artes Plásticas: Canova, Annibale Carracci,Van Dick, Caravaggio, Hals, Rubens, Ruisdael, Rembrandt, Vermeer, Hogarth, Gainsborough, Reynold, Steenwyck, Wright, Canaletto, Diego Velazquez, Poussin, Claude, Chardin, Georges de La Tour, Le Vaux, Bernardo Bellotto, Ferdinand Bol, Jusepe de Ribera, Zurbaran, Tiepolo, Guardi, ( Rococó ): Boulle, Watteau, Fragonard, Boudler.



3-SÉC. XIX



Arquitetura: Jefferson, Eiffel, Antonio Gaudi, Horta, Guimard e Louis Sullivan.

Escultura: Max Klinger, Adolf Hildebrand, Bourdelle e o mais notável, Rodin.

Artes Plásticas: NeoClassicismo - Louis David, Ingres, Copley, Stuart; Romantismo – Théodore Gericault, Eugene Delacroix, Constable, Turner, Cole, Hunt, John Ruskin, Coubert;

Realismo – Daumier, Rosa Bonheur, Courbert, Millet, Corot, Homer, Eakins, Whistler, Sargent.

Impressionismo – Manet, Monet, Guillaumin, Boudin e Berthe Morisot, Renoir e Degas, além de Pissarro e Sisley.

Pós-Impressionismo – Seurat, Signac, Toulouse-Lautrec, Cézanne, Gauguin.

Expressionismo – Van Gogh ( na verdade, um pioneiro ) Munch e Paula Becker .

Simbolismo – Rousseau, Redon e Ryder.

Pré-Rafaelitas – Rossetti, Burne Jones e Millais.

Art Noveau – Klimt, Beardsley, Gallé e Lallique.

Goya não se identifica com nenhuma escola.



SÉC. XX



Arquitetura: Walter Gropius, Guerrit Rietveld, Mies Van Der Rohe, Le Corbusier, Frank Lloyd Wright, Pei, Johnson, Graves, Beaubourg, Gehry, Venturi, Renzo Piano.

Escultura: Brancusi, Modigliani, Henry Moore, Calder, David Smith, Bourgedis, Nevelson, Judd, Dan Flavin, Robert Morris, Christo Javacreff, Richard Serra, Sol Le Witt, Marini, Gabo e Peusner.

Artes Plásticas: Vlaminck, Derain, Dufy, Rouault, Modigliani, Matisse, Andre Breton, Salvador Dali, Braque, Picasso, Boccioni, Giacomo Balla, Carlo Càrra, Luigi Russolo, Gino Severini, Malevitch, O’keeffe, Kirchner, Nolde, Kandinsky, Klee, Piet Mondrian, Arp, Schwitters, Miró, Ernst, Chagall, Duchamp, Picabia, Magritte, Delvaux, Wood, Pollock, Arshile Gorky, Kline, Kooning, Hans Hofmann, Still, Motherwell, Dubuffet, Rothko, Barnett Newman, Louis, Albers, Rauschenberg, Andy Warhol, Lichtenstein, Riley, Oldenburg, Ensor, Kokoschka, Gris, Egon Schiele, Tanguy, De Chirino, Morandi, Utrillo, Moople, Giacometti, Calder, Vasarley, Le Parc, Vieira da Silva, Appel, Mathieu, Kosseth, Nolland, Judd, Morris, Manzoni, Maciunas, Cezar, Albert, Beuys, Close, Morley, Beal, Clarke, Cottinghan, Smithson e Acconci.



______________



Pesquisa: Denison Borges





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui