Usina de Letras
Usina de Letras
191 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O tijolo de James Joyce -- 23/07/2006 - 10:54 (Athos Ronaldo Miralha da Cunha) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




O tijolo de James Joyce

Athos Ronaldo Miralha da Cunha

Presidente da Cesma



No dia 16 de junho os amantes da literatura e aficionados por James Joyce encontram-se nos bares e botecos da vida, nos mais diversos lugares do mundo, para recitar trechos da obra do escritor irlandês.

O Bloomsday é uma festa literária em homenagem a Joyce e ao seu livro “Ulysses” cuja ação se passa num único dia: 16 de junho de 1904.



A Cesma também está inserida nas efemérides do Bloomsday, pois foi criada num dia 16 de junho. Para os apaixonados por livros e apreciadores de literatura de Santa Maria é uma incrível e agradável coincidência que nos estimula e responsabiliza culturalmente.

Com o apoio da Cesma e do Ponto de Cinema em 2006 foi realizado o 13° Bloomsday. Essa festa etílico-literária já está inserida no calendário cultural de Santa Maria.



O envolvimento da cidade com o Bloomsday vai mais além. A partir desse ano a ligação de Santa Maria será física através da construção de um monumento à memória de James Joyce.

Com a demolição de uma casa em que Joyce morou em Dublin surgiu o projeto “Bancos de Leitura” proposto por um jovem advogado irlandês. Com a utilização de tijolos remanescentes da demolição pretende-se construir os bancos de leitura pelo mundo afora divulgando a literatura e a obra de Joyce.

Esse banco deve ser projetado por pessoas da cidade onde será instalado, tem que ser em lugar público e tenha incorporado um dos tijolos originais da James Joyce House.

Quatro cidades brasileiras já possuem um tijolo para construção do “Banco de Leitura”: São Paulo, Paraty, Belo Horizonte e Santa Maria.

O tijolo da James Joyce House já está em Santa Maria e está sendo viabilizado o projeto do banco. O tijolo de Joyce percorreu mais de 13 mil quilômetros e é datado de 1760. Um simbolismo inestimável para o patrimônio cultural dessa cidade cultura.



O Bloomsday e o projeto “Bancos de Leitura” são coordenados pelo entusiasta e fã número um de Joyce o Professor Aguinaldo M. Severino do departamento de Física da UFSM.



No âmbito da idéia de que a Cesma nasceu para fazer a cultura não convencional, a instalação do “Banco de Leitura” pretende incrementar e fortalecer a identidade da cidade como pólo de conhecimento e difusão da literatura.







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui