Usina de Letras
Usina de Letras
130 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62186 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22533)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50586)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O EXERCÍCIO DE CADA DIA -- 23/07/2006 - 16:25 (Heleida Nobrega Metello) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
(compilado por Heleida Nobrega Metello)



Parece ser absolutamente individual o significado da fala e, mesmo quando falamos as mesmas palavras, a definição pode variar de pessoa para pessoa.



Por isso, a comunicação é algo extremamente difícil e duvidosa.



Para a nossa surpresa, é comum pensarmos uma coisa e falarmos outra; quem escuta, pode ainda escutar e pensar numa outra. E o pior de tudo é que achamos que o outro falou exatamente aquilo que compreendemos. É um terrível erro pensar que o outro pensa aquilo que pensamos.



Intermináveis discussões assentam-se em cima do que, supostamente, foi dito.



É através da arte de escutar que o espírito se enche de fé e devoção e que nos tornamos capazes de cultivar a alegria interior e o equilíbrio da mente.



A arte de escutar permite alcançar sabedoria, superando toda ignorância. Então, é vantajoso nos dedicarmos a ela, mesmo que isto nos custe a vida.



"A arte de escutar é como uma luz que dissipa a escuridão da ignorância. Se somos capazes de manter nossa mente constantemente rica através da arte de escutar, não temos o que temer. Este tipo de riqueza jamais nos será tomado. Essa é a maior das riquezas.” (Dalai Lama / "O Livro de Dias, Sextante")



As palavras não são importantes, diz Márcio Lúcio de Miranda, portanto podemos dizer qualquer coisa contraditória, qualquer coisa absurda, qualquer coisa desconexa, porque o propósito é somente criar. As palavras são secundárias; os silêncios entre as palavras são prioritários!"Estou usando palavras para criar intervalos de silêncio." ( "Quem Tem Medo de Escutar" )



Antes de colocar na tela seu maravilhoso quadro da Trindade, o pintor russo André Rublev permaneceu 19 anos em silêncio. Feita de adoração, esta dimensão de silêncio amadureceu seu projeto.



O silêncio é de ouro, diz a sabedoria do povo. Mas esta mesma sabedoria conhece bem o valor da palavra. São Bento aconselhava um monge: ‘faça silêncio, a não ser que tenha a dizer algo mais importante que o silêncio’.



Dialogar não significa apenas falar. Significa também – e principalmente – ‘ouvir, escutar o outro’. E neste sentido são sábias as palavras do Eclesiaste quando alerta que “há tempo para falar e tempo para calar, tempo para falar e tempo para ouvir.”



Em nossos lares, cheios de ruídos e gritos, cada um deveria se fazer a pergunta: ‘há quanto tempo não escuto ninguém?’



Portanto, nossos ouvidos podem ser traiçoeiros, mas, se bem tratados e cuidados, podem tornar-se excelentes aliados. Depende só de checarmos, a cada momento, se realmente estamos escutando o que está sendo dito.



Não há delícia maior do que termos a percepção de alguém nos escutando, com toda a atenção. É um prazer encontrarmos uma pessoa que acompanhe cada palavra do que estamos dizendo e que é capaz de nos compreender – ‘com todo o coração’.



Se é bom ser escutado, também é ótimo escutar, ‘estar disponível para o outro’, com toda a tranqüilidade. "Não é bastante ter ouvidos para ouvir o que é dito. É preciso também que haja silêncio dentro da alma", escreveu o poeta português Fernando Pessoa sob o pseudônimo de Alberto Caeiro.



É isso – ‘silêncio dentro da alma’. Não dá para escutar ninguém se os pensamentos estão nos atropelando sem cessar, se estamos pensando no que temos de fazer daqui a pouco. É preciso estar calmo, aberto, atento ao momento presente para poder ouvir com atenção.



"Escutar é uma experiência transformadora. É testemunhar a existência", diz o psicólogo e professor paulista Miguel Perosa.



Escutar é mesmo um grande exercício - que poucos dominam. "Sempre vejo anunciados cursos de oratória. Nunca vi anunciado um curso de escutatória’. Todo mundo quer aprender a falar. Ninguém quer aprender a ouvir", escreveu o escritor e psicanalista paulista Rubem Alves no livro "O Amor que Acende a Lua".



Quem fala demais não deixa o outro falar. E, é claro, não abre espaço para ouvir. Ouvir é saber escutar, é saber esquecer um pouco de si mesmo enquanto o outro fala. Ouvir é aprender a ficar quieto esperando o que outro tem para dizer.





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui