Usina de Letras
Usina de Letras
139 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62181 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140792)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Fábula-Mito do Cuidado -- 24/07/2006 - 20:43 (Heleida Nobrega Metello) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
(organizado após consulta bibliográfica)



Em meio a milhões de galáxias, uma é nossa morada. Na porção mais externa de um dos braços da espiral Via Láctea, nossa estrela pai/mãe brilha há bilhões de anos.



Ao seu redor nove planetas, filhos cósmicos do amor do tempo. No terceiro, ponto azul cintilante, fogo, terra, água e ar moldam a vida que evoluiu e hoje se auto-observa, têm consciência de si mesma e reflete em seus olhos a história da criação, que a cada momento, a cada instante se vê, se revê, se transforma, amplia a consciência, evolui, cria, destrói e recria. E expressa a beleza de uma dança fantástica, iniciada há anos atrás.



Fogo, terra, água e ar criam, nutrem, mantém, destroem e transformam pessoas, animais, vegetais, planetas, sistemas, galáxias, universos.



E para explicar o nascimento da humanidade em meio a essa dança sagrada do cosmos, culturas diferentes criaram diferentes mitos, como a Fábula-mito do Cuidado*:



Certo dia, ao atravessar um rio, Cuidado viu um pedaço de barro. Logo teve uma idéia inspirada. Tomou um pouco do barro e começou a dar-lhe forma. Enquanto contemplava o que havia feito, apareceu Júpiter.



Cuidado pediu-lhe que soprasse espírito nele. O que Júpiter fez de bom grado.



Quando, porém, Cuidado quis dar um nome à criatura que havia moldado, Júpiter o proibiu. Exigiu que fosse imposto o seu nome.



Enquanto Júpiter e Cuidado discutiam, surgiu, de repente, a Terra. Quis também ela conferir o seu nome à criatura, pois fora feita de barro, material do corpo da Terra. Originou-se então uma discussão generalizada.



De comum acordo pediram a Saturno que funcionasse como árbitro. Este tomou a seguinte decisão que pareceu justa:



Você, Júpiter, deu-lhe o espírito; receberá, pois, de volta este espírito por ocasião da morte dessa criatura.



Você, Terra, deu-lhe o corpo; receberá, portanto, também de volta o seu corpo quando essa criatura morrer.



Mas como Você, Cuidado, foi quem, por primeiro, moldou a criatura, ficará sob seus cuidados enquanto ela viver.



E uma vez que entre vocês há acalorada discussão acerca do nome, decido eu: esta criatura será chamada Homem, isto é, feita de húmus, que significa terra fértil.





“Húmus:

terra fértil.



Homem:

terra vazia

à espera

de um olhar,

de um cuidar,

de um semear...”



(Heleida/2006)





Bibliografia:



•*(Gaius Julius Hyginus, Fábula-mito do Cuidado, em Saber Cuidar - Ética do Humano, Compaixão pela Terra – Leonardo Boff).



•JARDIM DOS SONHOS SEMEADOS, por Evandro de Castro Sanguinetto. Pesquisa em 16 de maio de 2006 no site: www.apoema.com.br/encantamento.htm

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui