Usina de Letras
Usina de Letras
153 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50618)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140802)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O JOVEM E O SUCESSO -- 25/07/2006 - 18:05 (Luiz Antonio Barbosa) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos



JUVENTUDE E SUCESSO

Hoje falar de jovens que atingem sucesso já não é tão raro como já se ouviu falar. Os jovens têm cada vez mais encontrados meios para driblar as dificuldades; buscado trilhar caminhos dignos, de cidadania plena.

Nos últimos anos a carga de responsabilidade diante da vida do jovem vem crescendo cada vez mais e ele está assumindo gradativamente compromissos com o futuro. Este é o perfil do Brasil do século XXI, jovens preocupados com o crescimento, jovens com capacidade crítica aguçada e compromissados com o bem estar dos seus próximos e com todos os sentimentos de proteção do meio em que vive, consciente dos problemas a serem resolvidos na comunidade a que pertence, sabedores das aflições dos menos favorecidos, compromissados com a busca de saberes que o projetarão na sociedade com dignidade; poucos são os que se lançam à marginalidade culpando algo ou alguém.

Há uma expectativa crescente detectada na juventude deste início de século quanto à participação na vida política do país, e é salutar que se tenha expectativas e se busquem meios para aplacá-las. Observa-se que esta juventude está dividindo diálogos mais precisos com os seus mais velhos.

Demonstrar e incentivar esses valores aos que porventura se percam no caminho é tarefa árdua porém gratificante, é louvável e dignificante, tem se visto este perfil na juventude atual. Assim, se vê, surgindo no fim do túnel uma luz, uma luz que vem empunhada por jovens de escolas públicas, por jovens trabalhadores do dia e aprendizes de sábios à noite, por jovens da classe média, por jovens da classe mais abastada, já não há mais tanta diferença, pois as lideranças estão surgindo, cada vez mais, jovens se lançam aos ideais da boa semente, não haverá paladinos da justiça de qualquer sorte, haverá sempre a formação de homens, e, este é o papel dos formadores de opinião, este é o papel de todos que pretendem uma sociedade justa.

As lideranças vão surgindo, os exemplos aparecendo, jovens preocupados fazer do mundo um campo de paz, justiça, trabalho e amizade.



Hoje, em contrapartida com um passado não muito distante, as diferenças diminuíram por conta da oferta de conhecimentos oferecidos, vivemos numa sociedade inclusiva. Alguns especialistas em achologia ainda criticam as diferenças sociais e as culpam taxando tal diferença como CULPADA pelo desvio de alguns ansiosos que preferem a qualquer custo e muito rápido atingir o topo da escalada, neste momento a sociedade passa a lidar com cidadãos despreparados sem conhecimento real do mundo em que está inserido onde desses alguns, um grande percentual de “marginais”, passam a se fator de preocupação da sociedade e do Estado, porém basta ver que em qualquer estado, situação, por mais adversa que possa ser, o Conhecimento é oferecido sem exclusão, basta querer buscá-lo, tanto nos centros acadêmicos quanto por meios extra-oficiais.

Acreditar na juventude é questão fundamental para fazermos deste país uma verdadeira nação, oferecer espaços para externarem seus ideais é por demais necessário, cuidar para que a força nascente de um cidadão surgente esteja associada aos anseios do povo é ser sabedor do futuro, entendedor do que se espera para o amanhã, é fundamentar a consistência de um povo.







Luiz Antonio Barbosa.



Ourinhos SP



Luigi_zanella@ig.com.br



 


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui