Usina de Letras
Usina de Letras
127 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62186 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50586)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O homem, a doença e a dor -- 27/07/2006 - 08:16 (Heleida Nobrega Metello) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A dor .



A dor de ter que lidar com o desconhecido, a dor do impacto ao receber o diagnóstico. A dor de se saber doente de fato. A dor de ter ‘contaminado’ entes queridos. A dor da rejeição. A dor da perda da labuta – sua sobrevivência. A dor do afastamento do abraço e do carinho. A dor que pode abrir caminho para a solidão. A dor da exclusão. A própria dor física. A dor de se sentir incapacitado. A dor de ser visto como ‘diferente’. A dor moral. A minha própria dor.



É tão explícita a minha impotência. O que faço com o homem. O que faço com sua dor?



Reflito:



Faço o que posso. Apuro meu ‘olhar’ e minha ‘escuta’. Misturo o que sinto com o que ele me traz. Fico ‘distante’, porém próxima. Assento-o defronte a um cenário - aquele no qual se desenrola sua própria vida. Na mesa ao lado, mil cores espalhadas. Ele as escolhe aleatoriamente. Ora opta por cores fortes, ora, por tons pastéis. Não importa, a decisão é dele. É ele que vai abrir as portas para o retorno da cor em sua vida. Com a revinda da cor ressurge a presença do calor. Com a presença do calor, a retomada do ritmo do seu coração e o compasso dos seus passos. O brilho nos olhos, uma nova expressão. Um movimento doce e suave: o caminho da esperança, da retornança para ele mesmo.



texto elaborado em 2003 para sensibilização de profissionais da área da saúde (Programa de Hanseníase/SP)
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui