Usina de Letras
Usina de Letras
12 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50670)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Brasil República Velha . Questões Vestibulares Julho 2006 -- 08/08/2006 - 09:07 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
BRASIL REPÚBLICA VELHA . QUESTÕES DE VESTIBULARES JULHO 2006



1. UNESP JULHO 2006





Cabia agora definir, de uma vez por todas, a repartição dos poderes na República: o que caberia ao executivo federal, ao estadual, às instituições legislativas, ao município e aos coronéis. Já havia o texto constitucional, mas à estrutura político-jurídica estavam subjacentes, ainda, os resquícios do patrimonialismo.

Campos Salles (1898-1902) sacramentou o pacto do poder pela aplicação da “Política dos Governadores” (...) (Maria de Lourdes Moraes Janotti, O coronelismo: uma política de compromisso.)

a) Caracterize o fenômeno do coronelismo.

b) No que consistia a “Política dos Governadores”?





2. UNESP JULHO DE 2006



Além das funções rituais, a religião historicamente tem desempenhado o papel de catalisadora do protesto social. Nos movimentos messiânicos isso ocorre de

forma clara, pois estão ligados a crises de estrutura e organizações sociais.

(Elizete da Silva, Entre a fé e a política. Nossa História, n-° 30, 2006)

No Brasil podem ser considerados movimentos messiânicos

a) a Revolta da Chibata e a Coluna Prestes.

b) a Revolta do Quebra Quilo e a Questão das Salvações.

c) a Revolta de Canudos e a Guerra do Contestado.

d) a Revolta dos Mücker e a Guerra dos Cabanos.

e) a Revolta do Caldeirão e a Guerra dos Farrapos.





3 PUC SP JULHO 2006



O presidente boliviano Evo Morales relembrou recentemente o conflito entre Brasil e Bolívia pelo Acre, na passagem do século XIX para o XX. A disputa pelo Acre

envolveu

a) interesses ligados à exploração do látex, que provocaram, na segunda metade do século XIX, grande migração de brasileiros para a região.

b) mediação de potências estrangeiras, que tentaram aproveitar a disputa entre os países sul-americanos para obter o gás boliviano a baixo preço.

c) conflito armado entre os dois Estados e suas respectivas populações, que se estendeu por duas décadas e provocou a dizimação da população acreana.

d) longo processo de negociação, que culminou comum acordo por meio do qual o Brasil arrendava o Acre pelo prazo de cem anos.

e) compromissos de ambos os Estados na desmilitarização da região e na partilha igual dos lucros obtidos na exploração agrícola e extrativista.





4 FATEC JULHO 2006 C



O presidente Rodrigues Alves (1902-1906) governou o Brasil com a preocupação de fazer da capital federal um símbolo de modernidade e do Brasil uma nação inserida na ordem civilizada internacional. Foi, portanto, em seu governo que a capital,

a) Rio de Janeiro, viveu importantes transformações no setor de transportes, com a construção da Estrada de Ferro Mauá.

b) Bahia, viveu a construção do novo porto, que permitia receber navios de grande calado.

c) Brasília, passou por transformações urbanas, entre elas a construção da Avenida Central.

d) Rio de Janeiro, passou por uma onda modernizadora que incluiu ações contra a febre amarela e a varíola.

e) Bahia, teve seus casarões postos abaixo, e, onde antes existiam cortiços, modernos edifícios foram construídos.



5 UF ABC JULHO 2006



Considerado por parte da comunidade científica e aeronáutica como o “pai da aviação”, Santos-Dumont, devido aos combates aéreos com o uso de metralhadoras e bombas na Primeira Guerra Mundial, apelou

a) às Nações Unidas para que se permitisse o uso de ataques aéreos contra as tropas inimigas.

b) à Grã-Bretanha para que se aprovasse o uso de técnicas aéreas nas operações contra os alemães.

c) aos Estados Unidos para que se introduzissem inovações tecnológicas nas guerras de trincheiras.

d) aos países aliados para que auxiliassem a França a expulsar os nazistas de seu território.

e) à Liga das Nações para que se impedisse a utilização de aviões como armas de guerra.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui