Usina de Letras
Usina de Letras
22 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50669)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Gabarito. Questões Vestibulares Julho 2006 -- 08/08/2006 - 09:12 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
GABARITO QUESTÕES DE VESTIBULARES JULHO DE 2006





HISTÓRIA ANTIGA



Resolução 1

a) Poder e religião estavam intimamente interligados na sociedade babilônica que se tratava de uma monarquia teocrática .

b) A existência de relíquias históricas do Oriente em museus da França deve-se ao imperialismo do século XIX .



2 B 3 D 4 A 5 D 6 D



HISTÓRIA MEDIEVAL



Resolução 1

a) Como efeito político mais importante ocorreu o enfraquecimento da autoridade real

e o fortalecimento do poder local dos senhores feudais. Como efeito econômico ocorreu a decadência dos centros urbanos e a ruralização da sociedade medieval com significativa redução da atividade econômica .

b) A partir do século XI cessaram as invasões ocorridas nos séculos anteriores e o crescimento da atividade econômica permitiram uma maior taxa de crescimento populacional .



2 A 3 B 4 D 5 C



HISTÓRIA MODERNA





1 D 2 A



Resolução 3

a) Revoluções Inglesas do século XVII e, particularmente, a Revolução Gloriosa de 1688.

b) A Declaração de Direitos representou a consolidação da supremacia do poder do Parlamento em relação ao rei , na Inglaterra .



4 B 5 E 6 C



HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA



1D 2 D 3 D



Resolução 4

a) “Liberdade a construir / Apagando fronteiras, desenhando / Igualdade por aqui (...) Forte e unida / Feito o sonho do Libertador.”

b) O trecho citado refere-se a Ernesto “Che” Guevara. Seu projeto era promover movimentos revolucionários marxistas (antiimperialistas e anticapitalistas) na

América Latina.



5 A



Resolução 6

a) O macarthismo foi o período de intensa perseguição a comunistas ou suspeitos de sê-lo, ocorrida nos Estados Unidos no início da década de 1950, sob a liderança do senador Joseph McCarthy.

b) A Guerra Fria origina-se com o final da Segunda Guerra Mundial onde ocorreu a bipolarização entre as duas superpotências emergentes , os Estados Unidos , partidários do capitalismo e a URSS , defensora do modelo comunista .



7 D 8 E 9 C 10 E 11 E 12 E 13 B 14 E 15 E 16 B 17 C 18 C 19 D 20 B 21 A 22 D 23 E





ATUALIDADES CONTEMPORÂNEA



1 B 2 C 3 B 4 E 5 B 6 B 7 D 8 B 9 B



BRASIL COLÔNIA



1 D 2 C



Resolução 3

a) A União Ibérica ( 1580-1640) colocou Portugal sob dependência espanhola , sendo que a Holanda disputava a supremacia marítima com a Espanha daí a invasão holandesa no Nordeste Brasileiro .

b) Revolução Pernambucana de 1817, contra o absolutismo de D. João VI, e Confederação do Equador de 1824, contra o autoritarismo de D. Pedro , movimentos que defendiam uma ordem republicana .



4 D 5 C 6 A 7 B 8 A



BRASIL PERÍODO MONÁRQUICO



1 B 2 C



Resolução 3

a) Lei do Ventre Livre, que declarava livres os nascidos de mãe escrava a partir da data da promulgação da lei.

b) A escravidão colonial resolveu o problema da necessidade de mão de obra nas colônias e gerava imensos lucros com o tráfico . Já no Capitalismo Industrial a necessidade de ampliação de mercados consumidores tornava necessária a extinção do trabalho escravo .



4 C 5 E

BRASIL REPÚBLICA VELHA



Resolução 1

a) Predomínio político local (mandonismo) dos latifundiários, assegurado pelo “voto de cabresto” e pelas apurações fraudulentas.

b) Troca de apoios entre o governo federal e as oligarquias estaduais, durante a Primeira República. O governo federal não interviria nos estados, recebendo em troca o apoio das oligarquias, expresso por meio do Congresso Nacional.



2 C 3 A 4 D 5 E



BRASIL 1930 1945



Resolução 1

a) No período agroexportador, principalmente entre 1870 e 1920, o Estado identifica-se com a oligarquia rural . A principal atividade foi a produção de café para exportação , nas região de Rio de Janeiro e São Paulo e além da política de proteção ao café , foram construídas estradas de ferro para escoar a produção de café , mas em traçados irregulares , que posteriormente dificultariam o adequado aproveitamento desta malha ferroviária em outras atividades .

b) A partir da década de 1930, no período Vargas , o Estado passou a ter um papel verdadeiramente interventor, criando condições para o desenvolvimento industrial por meio de setores de base e com a regulamentação do trabalho assalariado por intermédio da CLT . Na década de 1950 , consolidou-se a ação estatal , desta vez privilegiando os investimentos em infra estrutura e atraindo o capital estrangeiro visando principalmente a produção de bens de consumo para o crescente mercado , graças à forte urbanização no período .



2 E 3 C



BRASIL 1945 1964



1 E 2 A 3 C 4 A



Resolução 5

a) No governo Juscelino a industrialização ocorreu por intermédio da intensa entrada de investimentos estrangeiros , além da realização de investimentos estatais na área de infra estrutura , como o setor energético

b) A entrada de capitais externos levou a uma maior dependência da economia brasileira em relação ao capital estrangeiro e a execução do Plano de Metas e a construção de Brasília , resultaram na aceleração do processo inflacionário .



Resolução 6

a) Década de 1950. O slogan utilizado foi “Cinqüenta anos em cinco”.

b) O Estado implementou o “Plano de Metas”, que estabelecia

como prioridade o desenvolvimento da infra-estrutura de transportes e energia para viabilizar a expansão industrial. A construção de Brasília contribuiu para o desenvolvimento do Centro-Oeste.

O capital internacional concentrou seus investimentos no eixo Rio São Paulo , principal mercado consumidor e com disponibilidade de matérias primas e mão de obra baratas .



BRASIL 1964 1985



1 D 2 A 3 E



ATUALIDADES BRASIL



1 A 2 A 3 E 4 B 5 A 6 B 7 E 8 E 9 A 10 B 11 D 12 C 13 C 14 A 15 C 16 A 17 E 18 E 19 B 20 B 21 E 22 A 23 D 24 E 25 E 26 A .

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui