Usina de Letras
Usina de Letras
71 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62197 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10353)

Erótico (13567)

Frases (50601)

Humor (20029)

Infantil (5428)

Infanto Juvenil (4761)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Roteiro_de_Filme_ou_Novela-->CONTROVERSIAS -- 17/09/2002 - 14:32 (MILTON FUCCI JÚNIOR) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

CONTROVERSAS

NA RUA RICHARD CARVALHO, UMA TRAVESSA DE UMA FAMOSA AVENIDA DA GRANDE SÃO PAULO MORA UMA FAMÍLIA CHEIA DE HISTÓRIAS PARA CONTAR.ESTA FAMÍLIA É CONSTITUÍDA POR 3 MEMBROS: SEU ROBERTO, O TRONO SUPREMO DA CASA, DONA ANA, SUA MULHER E SEU FILHO, RENATO, MOVIDO APENAS POR MÚSICA AGITADA.
ESSA FAMÍLIA É CHEIA DE POSSES, É UMA FAMÍLIA RICA, É CONSTITUÍDA POR MEMBROS INTELIGENTES, SÓ EXISTE UM CASO PERDIDO: RENATO.OS PAIS FAZEM DE TUDO PARA TENTAR MUDAR O JEITO DE SER DO GAROTO, SÓ QUE NÃO CONSEGUEM, POIS JÁ TEM SUAS OPINIÕES FORMADAS SOBRE A VIDA.
CERTA MANHÃ O TELEFONE TOCA:
- ALÔ? QUEM ESTÁ FALANDO?
- É DA CASA DO SEU ROBERTO, E É ELE QUEM ESTÁ FALANDO.
- OI, PAI! É O CARLOS, O SENHOR LEMBRA DE MIM?
- CARLOS? É CLARO! COMO EU IREI ESQUECER DOS MEUS FILHOS? POR MAIS TERRÍVEIS QUE ELES SEJAM EU NUNCA HAVERIA DE ESQUCER.
VAMOS PARAR E EXPLICAR ESSA SITUAÇÃO: SEU ROBERTO É SEPARADO E TEVE UM FILHO COM DONA VILMA QUE É SUA EX-MULHER E MORA NO INTERIOR COM SEU FILHO CARLOS NUMA GRANDE FAZENDA, ONDE TRABABALHA COM PRODUÇÃO DE QUEIJOS.CARLOS É 1 ANO MAIS VELHO QUE RENATO.PRONTO, SITUAÇÃO EXPLICADA.
- QUAL O MOTIVO DE ESTAR ME LIGANDO, MEU FILHO ?
- SABE O QUÊ É , PAI ? ESTE ANO ESTAREI PRESTANDO VESTIBULAR, E QUERIA SABER SE PODERIA PASSAR UNS DIAS AÍ NA SUA CASA PARA PODER REALIZAR O EXAMES, POIS ESTOU PRETENDENDO PRESTAR NA USP ....
- FILHO, EU NÃO POSSO TE DAR UMA RESPOSTA AGORA, POIS NÃO MORO SOZINHO, TENHO MAIS DUAS PESSOAS AQUI DENTRO COMIGO. POR MIM,VOCÊ VIRIA A HORA QUE QUISER POIS EU NÃO LIGO, MAS PREFIRO UMA RESPOSTA EM CONJUNTO, ASSIM QUE TIVER A RESPOSTA EU TE LIGO.
- O SENHOR TEU O MEU NÚMERO?
- É 5897....
- É ESSE MESMO.
- ENTÃO, TÁ BOM.
- TCHAU, PAI!
- TCHAU, FILHO! LIGO DEPOIS COM A RESPOSTA.
-SÓ ME VEM BOMBA!- MURMUROU SEU ROBERTO.PASSARAM-SE HORAS DENTRO DO QUARTO, MARIDO E MULHER DIALOGANDO O ASSUNTO ATÉ CHEGAREM A UMA PURA E SIMPLES CONCLUSÃO: CARLOS PODERÁ VIR, SÓ QUE ELE E RENATO NÃO SABEM DA EXISTÊNCIA UM DO OUTRO, ELES TERÃO QUE SE CONHECEREM POR MEIOS PRÓPRIOS.
ESSA DECISÃO PODERÁ TRAZER MUITOS PROBLEMAS, MAS COMO FOI ELES QUE DECIDIRAM, DEVEM SABER O QUE ESTÃO FAZENDO.
NO DIA SEGUINTE....
- ALÔ?QUEM ESTÁ FALANDO?
- É DONA VILMA. COM QUEM FALO?
- É SEU ROBERTO, DONA VILMA, COMO VAI VOCÊ?
- MUITO BEM! DESEJA FALAR COM O CARLOS, NÉ?ESPERE QUE VOU CHAMÁ-LO.
PASSARAM ALGUNS MINUTOS ATÉ QUE CARLOS PEGUE NO TELEFONE.
- OI,PAI!QUE BOM FALAR COM O SENHOR NOVAMENTE.
- OI,MEU FILHO!VENHO COM ESSA LIGAÇÃO TRAZER A RESPOSTA QUE VOCÊ FEZ A SEU PAI.
- QUE BOM! E QUAL É?
- VOCÊ PODE VIR, É SÓ AVISAR O DIA QUE EU TE BUSCO NO AEROPORTO.
- NOSSA, QUE MARAVILHA! DESDE JÁ AGRADEÇO A VOCÊ, MEU PAI E A SUA FAMILÍA POR ESTAREM DISPOSTOS A ME RECEBER EM SUA CASA.
- O PAI PRECISA DESLIGAR, ME LIGUE DEPOIS PARA EU SABER O DIA QUE VOCÊ VEM, TÁ?
- TÁ BOM! OBRIGADO! TCHAU!
A CONVERSA NO TELEFONE FOI RÁPIDA, SEU ROBERTO NÃO QUIS ENTRAR EM DETALHES COM FILHO, PREFERIU DEIXAR PARA DEPOIS.
- ABAIXA, ESSE SOM!
- PÔ, COMO VOU CONSEGUIR ESCUTAR A MINHA MÚSICA ELETRÔNICA PREDILETA?
- COM O SOM EM UMA ALTURA RAZOÁVEL! –DISSE SEU ROBERTO CANSADO DAS MÚSICAS ALTAS DE RENATO.
O SILÊNCIO NO QUARTO DE RENATO É MEIO DUVIDOSO.
- O QUÊ VOCÊ ESTÁ FAZENDO, MEU FILHO? COM QUEM ESTÁ FALANDO NO TELEFONE ?
- LI, VOCÊ ESPERA UM MINUTINHO?PAI, O SENHOR NÃO ESTÁ VENDO QUE ESTOU FALANDO COM A MINHA NAMORADA ?
- E DESDE QUANDO VOCÊ TEM NAMORADA ?
- DESDE QUE INSTALARAM A INTERNET, E VÊ SE PÁRA DE ME ENCHER, DÁ ÁREA !
- OLHA O JEITO QUE VOCÊ FALA COMIGO.
- E DESDE QUANDO VOCÊ SE IMPORTA COM O JEITO QUE EU FALO COM O VOCÊ ?
- DESDE JÁ. – SAI FALANDO BRAVO SEU ROBERTO EM RUMO À COZINHA EM BUSCA DE SATISFAÇÕES SOBRE A NAMORADA COM DONA ANA.
VAMOS VOLTAR À LIGAÇÃO DE RENATO QUE PARECE BEM INTERESSANTE:
- TÁ BOM! ÀS 8:25 TE PEGO E VAMOS AO CINEMA , TÁ BOM, GATINHA ?
- TÁ BOM! VÊ SE NÃO DÁ FURO! TCHAU, BEIJOS!
- OUTRO, TCHAU !- DISSE RENATO E CONTINUO FALANDO CONSIGO MESMO: ELA NÃO SABE DO QUE A ESPERA ESSA NOITE- FALOU COM SEGUNDAS INTENÇÕES.
PASSOU UMA SEMANA. CARLOS ESTÁ PARA CHEGAR A QUALQUER MOMENTO.RENATO NÃO ESTÁ EM CASA ESTÁ NA FACULDADE DE ARTES PLÁSTICAS, ONDE PASSA O DIA INTEIRO ( QUASE ISSO ) ESTUDANDO E TENDO AULA. ELE NÃO SABE QUE QUANDO CHEGAR EM CASA UM ADOLESCENTE QUE NEM ELE ESTARÁ DIVIDINDO OS MESMOS ARES. NO AEROPORTO ESTÁ DONA ANA E SEU ROBERTO RECEBENDO CARLOS ANTES DE IREM TRABALHAR EM SEUS DEVIDOS ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA.
- CHEGAMOS. É AQUI QUE VOCÊ VAI SE HOSPEDAR.- DISSE SEU ROBERTO DEIXANDO CARLOS EM SUA CASA E PARTINDO PARA O SERVIÇO JUNTO COM DONA ANA.
- PODE DEIXAR QUE ME VIRO, MEU PAI.
- TOME UM BANHO E RELAXE, FILHO.
CARLOS SUBIU E FOI PARA SEU QUARTO, PEGOU ALGUMAS COISAS E FOI PARA O BANHEIRO TOMAR UM BOM BANHO PAR RELAXAR. NESSE DIA ALGO ACONTECEU DIFERENTE: RENATO NÃO TEVE AULA, A TURMA FOI SUSPENSA, E ELE JÁ ESTÁ QUASE CHEGANDO EM CASA, E A CONFUSÃO ESTÁ PRESTES A ACONTECER.
- COMO É BOM CHEGAR EM CASA E NÃO TER NINGUÉM PRA TE ENCHER.- MURMUROU RENATO.
- VOU DESDE JÁ TRANSFORMAR ESTA SALA NUMA DANCETERIA ELETRÔNICA.- FALOU PEGANDO SEUS CD’S DE MÚSICA ELETRÔNICA.COMEÇOU A AFASTAR OS MÓVEIS, JÁ COLOCOU UM CD PEGOU UMA CERVEJA E COMEÇOU A FESTA.
ENQUANTO ISSO NO ANDAR DE CIMA... CARLOS ESTAVA ARRUMANDO AS SUAS ROUPAS NO ARMÁRIO E OUVIU A MÚSICA ALTÍSSIMA E FOI VER O QUE ERA. DESCEU AS ESCADAS E QUANDO AVISTOU AQUELA SITUAÇÃO NA SALA GRITOU:
- QUEM É QUE TÁ FAZENDO FESTA AÍ ?
- EU QUE PERGUNTO, QUEM É VOCÊ?
- SEU ROBERTO NÃO TE FALOU?
- O QUÊ TEM O MEU PAI?
- O QUÊ TEM, É QUÊ SEU PAI É TAMBÉM MEU PAI... – DAÍ COMEÇOU A EXPLICAR TODA A HISTÓRIA ( A MESMA DO COMEÇO DA HISTÓRIA ).
- COMO ELES SE ATREVIRAM A TOMAR UMA DECISÃO DESSAS SEM ANTES ME CONSULTAR?–FALOU INDIGNADO, RENATO
- NÃO SEI, SÓ SEI QUE ESTOU AQUI E TERÁ QUE SE CONFORAMAR COM ISSO.
- CALA A BOCA, CAIPIRA!
- OLHA COMO VOCÊ ME TRATA, SEU MESQUINHO.
- MELHOR SER MESQUINHO DO QUÊ TER CHEIRO DE QUEIJO!- SAIU BATENDO EM TUDO QUE VIA COM RAIVA.CUIDADO É BOM, RENATO.
- AÍ, QUE MÚSICA HORRÍVEL, COMO SERÁ QUE DESLIGA ESSE SOM ?
- NÃO OUSE DESLIGAR O SOM, TERÁ QUE SE CONFORMAR COM AS MINHAS MÚSICAS.
- PELO MENOS ABAIXE UM POUCO.
- NÃO E VAI PROCURAR ALGO PARA FAZER POIS DAQUI A POUCO EU E MIHA NAMORADA QUEREMOS UM POUCO PRIVACIDADE.
- HÃ! VOCÊ QUER QUE EU SAI PARA VOCÊ E ELA NAMORAREM.
- PELO MENOS VOCÊ ENTENDE INDIRETAS.
- EU VOU SUBIR E FICAR NO MEU QUARTO, NÃO SE INCOMODE, TÁ?
- TÁ BOM, SUMA.
O ENCONTRO DOS DOIS NÃO FOI BEM SUCEDIDO. A MANHÃ PASSOU RÁPIDA, DEPOIS VEIO A TARDE E ATÉ QUE CHEGOU A NOITE.SEU ROBERTO FOI O PRIMEIRO A CHEGAR.VAI COMEÇAR AS RECLAMAÇÕES.
- TÔ EM CASA. – GRITOU SEU ROBERTO ENQUANTO GUARDAVA SEU CASACO E SUA PASTA NO ARMÁRIO.
- O PRIMEIRO TRAIDOR CHEGOU.- FALOU RENATO
- OLHA, MOLEQUE QUE EU NUNCA TRAÍ NINGUÉM.
- POIS TRAIU. TOMOU UMA DECISÃO SEM SABER A MINHA OPINIÃO.
- ESTÁ FALANDO DO CARLOS ?
- DESSE CAIPIRA MESMO.
- ELE NÃO É CAIPIRA, E ALÉM DISSO, ELE É SEU IRMÃO.
- POIS DISCORDO. OS ÚNICOS IRMÃOS QUE TEREI SERÁ OS FILHOS QUE VOCÊ E MAMÃE TIVEREM.
- TAMBÉM SERÃO SEUS IRMÃOS. PERCEBI QUE NÃO GOSTOU DE CARLOS, NÃO É?
- NEM EU DELE. – CHEGOU FALANDO, CARLOS
- SERÁ QUE VOCÊ NUNCA ME DARÁ UMA FELICIDADE, RENATO?
- PRIMEIRO ME DÊ UMA.
- TODO DIA TE DOU, QUER VER ? QUEM SUSTENTA A CASA? QUEM DÁ DINHEIRO PARA COMIDA, QUE TODO DIA TEM NA MESA? QUEM DÁ ROUPA? QUEM DÁ DINHEIRO PARA PAGAR A SUA FACULDADE ?
- VOCÊ E MAMÃE .
- POIS BEM. DÊ UM APERTO DE MÃOS COM CARLOS COMO UM SÍMBOLO DE DESCULPA.
CARLOS ESTENDEU A SUA MÃO, QUANDO RENATO ÍA APERTAR, CUSPIU NA MÃO DE CARLOS .
- NUNCA! – SAIU ENJURIADO, CARLOS.
- EU NÃO QUERIA CAUSAR CONFUSÃO, MEU PAI.
- TUDO BEM, MEU FILHO. RENATO É ASSIM. QUER VER TV?
- CLARO! OBRIGADO.
- EU VOU LIGAR PARA VOCÊ, VOU SUBIR E TOMAR UMA DUCHA POIS TRABALHEI MUITO HOJE.
- VAI, MEU PAI. O SENHOR MERECE.
QUANDO SEU ROBERTO SUBIU, RESOLVEU ENTRAR NO QUARTO E CONVERSAR COM RENATO.
- VOCÊ ME DESCEPCIONOU MUITO.
- VOCÊ TAMBÉM. VOCÊ NÃO LEMBRA QUE COMBINAMOS DE TOMAR DECISÕES JUNTAS? OU SERÁ QUE ESQUECE DO QUÊ FALA?
- EU SEI QUE ERREI, PEÇO DESCULPAS, MAS VOCÊ TAMBÉM ERROU DESCONTANDO TUDO EM CARLOS. ELE NÃO TEM CULPA DE NADA.
- PRA VARIAR OS OUTROS NÃO TEM CULPA DE NADA.- PENSOU, RENATO.
SEU ROBERTO FOI TOMAR UM BANHO. DONA ANA CHEGA E RENATO FEZ TODA AQUELA CENA, POIS É MUITO MIMADO PELA MÃE. O TELEFONE TOCA, RENATO ATENDE.
- ALÔ?
- RENATO, MEU AMIGO.
- OI, PEDRO.
- VAI SAIR HOJE À NOITE?
- NÃO, POR QUÊ?
- TEM UMA FESTA MUITO MANEIRA PRA GENTE IR, QUER IR?
- QUÊ FESTA?
- A FESTA DE LANÇAMENTO DO CD CLUBTRONIC, NO FLASHBACK.
- QUE HORAS VOCÊ PASSA PARA ME BUSCAR?
- ÀS 20:00h TÁ BOM?
- TÁ ÓTIMO!
- ATÉ LÁ, TCHAU!
- ATÉ, TCHAU!
RENATO FOI SE ARRUMAR, PEGOU DINHEIRO COM OS PAIS, MENOS PERMISSÃO. OS PAIS DE RENATO JÁ ESTAVAM ACOSTUMADOS COM ISSO. RENATO FOI FALAR COM CARLOS.
- TEM UMA FESTA HOJE, QUER IR?
- HOJE, NÃO POIS FICAREI ESTUDANDO PARA O VESTIBULAR.OBRIGADO.
- DE NADA- FALOU SINICAMENTE, RENATO.
AS HORAS PASSARAM. RENATO COMO SEMPRE CHEGOU TARDE. DESSA VEZ ELE ESTAVA DIFERENTE, ESTAVA PASMO.
- NUNCA PENSEI QUE ESSE TAL DE ECSTASY, FIZESSE TÃO BEM. – DISSE RENATO ANTES DE PEGAR NO SONO COM SEU AMIGO PEDRO, QUE DORMIRA AQUELA NOITE EM SUA CASA.
- POIS É, QUANDO QUISER É SÓ ME PEDIR. VAMOS DORMIR POIS AMANHÃ É OUTRO DIA.
- TÁ CERTO. BOA NOITE!
- BOA NOITE!
ESSA NOITE VAI SER INESQUECÍVEL PARA RENATO, FOI A PRIMEIRA VEZ QUE ELE UTILIZOU DROGA. SÓ QUE QUEM QUER UMA VEZ E GOSTA, QUER SEMPRE.
O SOL JÁ ESTÁ NASCENDO, É SÁBADO, DIA DE LAVAR O CARRO, IR AO PARQUE DO IBIRAPUERA ANDAR DE BICICLETA, DIA DE IR AO SHOPPING E FAZER COMPRAS. A FAMÍLIA LEVANTA, TOMA CAFÉ, SEU ROBERTO VAI LAVAR O CARRO, DONA ANA VAI SE ARRUMAR PARA IR AO SHOPPING, RENATO E SEU AMIGO PEDRO VÃO PARA O QUARTO POIS VÃO PEGAR CARONA COM DONA ANA PARA IR AO PARQUE ANDAR DE BICICLETA.
- NÓS VAMOS ANDAR DE BICICLETA QUER IR?- FALOU SINICAMENTE RENATO PARA CARLOS, COMO SEMPRE.
- NÃO,OBRIGADO!TENHO QUE ESTUDAR, O EXAME É TERÇA-FEIRA.
- TÁ BOM!
TODO MUNDO SAIU, MENOS SEU ROBERTO E CARLOS. SEU ROBERTO CONVIDA CARLOS PARA SAIR E IR TOMAR SORVETE E ELE ACEITA.OS DOIS CHEGAM À SORVETERIA E COMEÇAM A CONVERSAR.
- DIGA, PARA O PAI QUE CURSO VOCÊ PRETENDE PRESTAR?
- MEDICINA.
- QUE RAMO?
- AINDA NÃO SEI.
- VAMOS TER UM MÉDICO NA FAMÍLIA, QUE BOM!
- ESPERO QUE EU CONSIGA.
- CONSEGUE,É SÓ QUERER!
COM ESSE INCENTIVO DO PAI, É CLARO QUE CONSEGUE.OS DOIS ESTAVAM VOLTANDO PARA CASA QUANDO AVISTARAM UMA BRIGA. RENATO HAVIA SE ENCRENCADO COM UM SKATISTA. SEU ROBERTO NÃO QUIS SE METER NO MEIO, PAROU ALI O CARRO E FICOU OBSERVANDO. RENATO BATEU MUITO E APANHOU MUITO MAIS. SEU ROBERTO DECIDE VOLTAR PARA CASA. ALGUNS MINUTOS DEPOIS DE SEU ROBERTO E CARLOS CHEGAREM, RENATO CHEGOU TODO MACHUCADO, CHEIO DE EMATOMAS.
- NOSSA, MEU FILHO! O QUÊ ACONTECEU?- SEU ROBERTO PERGUNTOU, PARA SABER SE ELE IRIA FALAR A VERDADE.
- CAÍ DE BICICLETA, SÓ ISSO.
- POR QUE, VOCÊ NÃO FALA A VERDADE?
- SERÁ QUE PORQUE ESSA É A ÚNICA VERDADE?
- NÃO, ÀS VEZES PODE TER SIDO UMA BRIGA COM UM SKATISTA...
- COMO VOCÊ SABE?
- PORQUE EU VI QUANDO VOLTAVA DO MEU PASSEIO COM CARLOS.
- HUM! QUER DIZER QUE O PARMESÃO DO CARLOS, SAI DE CASA?
- ELE SAI, POR QUÊ?
- TODO VEZ QUE O CONVIDO PARA SAIR ELE ME RECUSA, FALA QUE VAI FICAR ESTUDANDO.
- VAI VER QUE ELE QUER DAR UMA LIÇÃO DE MORAL... – TIROU O PAI, O FILHO.
- POIS TERÁ QUE DESISTIR, POIS TÔ CHEIO DE LIÇÕES MORAIS.
- TÁ CHEIO E MESMO ASSIM NÃO APRENDE.
O FIM DE SEMANA PASSOU. O TEMPO CORREU, COMO SEMPRE. CARLOS PASSOU NA PRIMEIRA FASE DO VESTIBULAR. SEU ROBERTO MANDOU PREPARAR UMA FESTANÇA EM HOMENAGEM A ELE. PRA VARIAR RENATO SE ABORRECEU, POIS QUANDO PASSOU NESSA FASE NINGUÉM FEZ NADA AO NÃO SER DAR :ESTUDE MAIS PARA PASSAR NO EXAME FINAL!. NO DIA DA FESTA RENATO DESAPARECEU E SÓ APARECEU NO DIA SEGUINTE. ELE DORMIRA NA CASA DA SUA NAMORADA, PELO MENOS FOI O QUE DISSE.
JÁ É TERÇA-FEIRA. RENATO FOI PARA FACULDADE, SEU ROBERTO FOI LEVAR CARLOS PARA PRESTAR O EXAME DECISIVO. DONA ANA VIAJOU, SABE COMO É ESSAS VIAGENS DE NEGÓCIOS. A MANHÃ PASSOU RÁPIDA E QUENTE. CARLOS VOLTA PARA CASA SOZINHO, ALIVIADO E COM A CERTEZA DE TER PASSADO. SEU ROBERTO CHEGA CEDÍSSIMO EM CASA PARA TER NOTÍCIAS DO VESTIBULAR DE CARLOS.
- COMO FOI O VESTIBULAR, FILHO?
- MINHA INTUIÇÃO DIZ QUE PASSEI.
- QUE BOM! E QUANDO CHEGA O RESULTADO?
- ELES MANDARÃO ATRAVÉS DO CORREIO.DEVE CHEGAR SEMANA QUE VEM.
- VOCÊ DEU O ENDEREÇO ?
- DEI TUDO CERTINHO.
- ENTÃO TÁ BOM.
NÃO DÁ PARA SABER QUAL DOS DOIS ESTÁ MAIS ANSIOSO COM A RESPOSTA. À NOITE, RENATO CHEGA MAIS IRRITADO DO QUE O NORMAL. SUA NAMORADA TERMINOU COM ELE. MOTIVO: RENATO PENSAVA QUE ELA ERA SEU BRINQUEDINHO FAVORITO, ELA CANSOU DE SER TRATADA QUE NEM UM LIXO. MAS RENATO JÁ GRUDOU NA INTERNET PARA PROCURAR OUTRA, E CONSEGUIU.
CERTA TARDE QUANDO RENATO VOLTAVA PARA CASA, ANTES DE ENTRAR DENTRO DE CASA, O CARTEIRO PÁRA-O E PEDE PARA ASSINAR UM COMPROVANTE DE ENTREGA DE UMA CARTA ESPECIAL.O CARTEIRO LHE ENTREGOU MUITAS CARTAS, ENTRE ELAS O RESULTADO DO EXAME DE CARLOS. RENATO LEMBROU-SE NAQUELE MESMO MOMENTO DAS COISAS QUE CARLOS FAZIA E TE PROVOCAVA, E NAQUELE MOMENTO COM ÓDIO RASGOU A CARTA E JOGOU NA LIXEIRA DO VIZINHO. ENTROU EM CASA E VIU A FIGURA INDESEJÁVEL NO SOFÁ MEXENDO NO CONTROLE REMOTO. NAQUELA HORA RENATO ALIVIOU-SE POR TER DESTRUÍDO A CARTA, POIS SE AQUELA CRIATURA SOUBESSE QUE PASSOU, MORARIA ALI UM TEMPÃO E RENATO NÃO QUERIA ISSO. SERIA UM PESADELO E TANTO. PASSARAM OS DIAS E CARLOS FOI DESANIMANDO POIS A CARTA QUE DECIDIRIA A SUA VIDA NÃO CHEGARA. ATÉ QUE CARLOS TEVE A IDÉIA DE LIGAR PARA A USP .
- UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, BOM DIA.
- BOM DIA, EU SOU CARLOS E ESTOU PRECISANDO DE UMA INFORMAÇÃO.
- SÓ UM MINUTINHO QUE EU VOU TE TRANSFERIR DE RAMAL.
- UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, BOM DIA.
- BOM DIA, EU SOU CARLOS E ESTOU PRECISANDO DE UMA INFORMAÇÃO.
- PODE FALAR, SEU CARLOS.
- EU GOSTARIA DE SABER SE EU PASSEI EM MEDICINA.
- OLHA, SEU CARLOS, EU NÃO TENHO A LISTAGEM AQUI. E SE VOCÊ PASSOU, A CARTA A RESPEITO DISSO JÁ DEVIA TER CHEGO, POIS A MATRÍCULA SÓ PODE SER FEITA ATÉ AS PRÓXIMAS SEMANAS.
- TÁ BOM, OBRIGADO.TCHAU
- ATÉ! TENHA UM BOM DIA!
O DESÂNIMO DESPERTOU EM CARLOS, SE A CARTA NÃO CHEGOU, ERA A CERTEZA QUE NÃO HAVIA PASSADO. SÓ QUE A CARTA CHEGOU, E ELE NÃO VIU, RENATO JOGOU A CARTA FORA NO CESTO DE LIXO DO VIZINHO. CARLOS COMEÇOU A SE DEPRIMIR, ENTROU EM SEU QUARTO E FICOU LÁ TRANCADO. NO FIM DO DIA, SEU ROBERTO CHEGOU. E NÃO VIU NINGUÉM, SUBIU A ESCADA E FOI PARA O ANDAR DE CIMA PROCURAR OS GAROTOS. FOI PARA O QUARTO DE RENATO E ELE ESTAVA DORMINDO. FOI PARA O QUARTO DE CARLOS, A PORTA ESTAVA TRANCADA, RESOLVEU BATER. QUANDO CARLOS ABRIU, SEU PAI PERGUNTOU:
- TÁ TUDO BEM, MEU FILHO?
- TÁ ...
- O QUÊ RENATO FEZ?
- NADA,ELE NÃO ME FEZ NADA HOJE. É QUE A CARTA QUE FALAVA SE EU PASSEI NÃO CHEGOU...
- AH! MEU FILHO, NÃO FIQUE ASSIM. QUALQUER CASO VOCÊ FAZ UMA PAGA, EU PAGO A METADE E SUA MÃE PAGA A OUTRA...
- NÃO É ISSO, É QUE UM ANO DE CURSINHO E TODO A MINHA VIDA QUE USEI PARA ESTUDAR NÃO SERVIU PARA NADA- FALOU CARLOS IRRITADO, ANGUSTIADO POR DENTRO.
- EU SEI DISSO, MEU FILHO. QUANDO PRESTEI VESTIBULAR NUMA PÚBLICA E NÃO ENTREI, FIQUEI ASSIM.
- VOCÊ FALOU PARA MIM QUE NUNCA PRESTOU UMA PÚBLICA. QUE COISA ESTRANHA...- ENTROU DE SOPETÃO NA CONVERSA, RENATO
- ACORDOU, RENATO.
- NÃO AINDA TÔ DORMINDO, NÃO TÁ VENDO?
- POR QUE VOCÊ MENTIU PARA MIM, PAI?- FALOU CARLOS
- EU QUIS TE CONSOLAR...
- DEPOIS EU QUE SOU O MENTIROSO DA CASA. – FALOU RENATO.
- RENATO, TCHAU!
- É ASSIM, CARLOS, ELES COMEÇAM A MENTIR E DEPOIS TE CULPAR POR TUDO...
- RENATO, JÁ DISSE UMA VEZ E NÃO VOU REPETIR. – FALOU SEU ROBERTO.
- PAI EU QUERO FICAR UM POUCO SOZINHO PARA PENSAR O QUE VOU FAZER, DEPOIS DE SEU FRACASSO, PREFIRO FICAR SÓ.
- TÁ BOM! SE PRECISAR ME CHAME.
SEU ROBERTO SE SENTIU HUMILHADO, POR MENTIR PARA ALGUÉM QUE AME. FOI FALAR COM RENATO SÓ QUE RENATO NEM DEU BOLA FINGIU QUE ESTAVA PRESTANDO, SÓ PARA DAR FORÇAS AO VELHINHO. É TERÇA- FEIRA, FERIADO, DONA ANA CHEGA DE VIAGEM, PÕE A CASA EM ORDEM. DONA ANA, SEU ROBERTO E CARLOS RESOLVEM IR À USP VER A PONTUAÇÃO. CHEGANDO LÁ UMA SURPRESA TIVERAM: CARLOS HAVIA PASSADO EM DÉCIMO COLOCADO. A ALEGRIA VOLTOU PARA DENTRO DE CARLOS. SEU ROBERTO FOI TIRAR SATISFAÇÕES COM OS FUNCIONÁRIOS PORQUE A CARTA NÃO HAVIA CHEGO. SEU ROBERTO FOI TRANSFERIDO PARA A SECRETARIA, SEU ROBERTO FICOU SURPRESO QUANDO ALGUÉM LHE MOSTROU UM PAPEL. ERA O COMPROVANTE DE ENTREGUE , ASSINADO PELO RENATO. SEU ROBERTO PEDIU DESCULPAS E FOI EMBORA. DONA ANA SE ENFURECEU, CARLOS MAIS AINDA. QUANDO CHEGARAM EM CASA, SEU ROBERTO PEDIU PARA QUE DONA ANA E CARLOS CONTINUASSEM NA SALA.
- RENATO! – GRITOU SEU ROBERTO.
- SERÁ QUE NEM NO FERIADO POSSO DORMIR ATÉ TARDE? – FALOU DESCENDO AS ESCADAS, RENATO.
- VOCÊ NÃO É MERECEDOR DE NADA.
- POSSO SABER O QUÊ TÁ PEGANDO?
- ALGUNS DIAS ATRÁS VOCÊ ASSINOU ALGO QUE O CARTEIRO TE DEU?
- ASSINEI, POR QUÊ?
- VOCÊ ASSINOU, E CADÊ A CARTA?
- QUE CARTA?
- A QUE COMPROVAVA QUE CARLOS PASSOU NA FACULDADE.
- NÃO VI CARTA ALGUMA. – FALOU E COMEÇOU A ANDAR EM DIREÇÃO DA COZINHA PARA SE LIVRAR DA CONVERSA.
- PODE VOLTAR, RENATO. O QUÊ VOCÊ FEZ COM A CARTA?
- EU JÁ DISSE QUE NÃO VI CARTA ALGUMA.
- NÃO MINTA PARA O SEU PAI – SEU ROBERTO NO MESMO INSTANTE LEVANTOU A MÃO EM DIREÇÃO AO ROSTO DE RENATO E LHE DEU UM TAPA.
SEU ROBERTO PEGOU A CINTA E COMEÇOU A DAR EM RENATO ATÉ QUANDO ELE DISSESE A VERDADE.
- LARGUE DE SER ORGULHOSO E ME FALE, RENATO.
- JÁ DISSE QUE NÃO VI ESSA MERDA DE CARTA.
RENATO FOI ORGULHOSO E NÃO FALOU E CONTINUOU A APANHAR DE SEU ROBERTO E DE DONA ANA, POR UM BOM TEMPO. A BRIGA TERMINOU QUANDO RENATO FOI LEVADO AO HOSPITAL POR CAUSA DOS HEMATOMAS BEM FORTES, ONDE TEVE QUE SER INTERNADO, POIS TINHA FRATURADO UM DOS BRAÇOS. DEPOIS DE DUAS SEMANAS DE TRATAMENTO NO HOSPITAL CARLOS VOLTA PARA CASA E RESOLVE FAZER A CONFISSÃO DO SEU ERRO A SEU PAI.
- PAI, SERÁ QUE NÓS PODEMOS CONVERSAR?
- NÃO HÁ NADAPARA NÓS CONVERSARMOS, RENATO.
- TEM ALGO QUE VOCÊ PRECISA SABER.
- O QUÊ PRECISO SABER, VOCÊ E SEU ORGULHO NÃO ME FALAM.
- POIS ESQUECEREI O MEU ORGULHO E FALAREI COM O SENHOR AGORA.
- POIS FALE LOGO, TENHO COISAS MAIS IMPORTANTES PARA USAR O MEU TEMPO.
- VOU CONTAR A PURA VERDADE, QUE ESCONDI E ME LEVOU A ISSO. – FALOU RENATO, APONTANDO O SEU BRAÇO ENFAIXADO.
- EU RASGUEI A CARTA DO RESULTADO DO EXAME DE CARLOS.
- POR QUE VOCÊ FEZ ISSO?
- POR RAIVA E INVEJA DE CARLOS.
- NÃO ADIANTOU NADA.
- NÃO MESMO. ALÉM DE TER QUEBRADO O BRAÇO E TER QUE MUDAR PARA O EXTERIOR, SÓ ME CAUSOU PROBLEMAS.
- PELO MENOS VOCÊ VAI EMBORA SEM NEHUMA COISA ESCONDIDA NO PASSADO, EU ESPERO.
SEU ROBERTO NÃO ACEITOU AS DESCULPAS DE RENATO E NUNCA VAI ACEITAR. RENATO SE DESCULPA COM CARLOS POR SUAS CONTROVERSAS. RENATO COMEÇA A PREPARAR AS SUAS MALAS PARA A MUDANÇA. DONA ANA, COMO TODA MÃE PERDOA O SEU FILHO PELO SEU ATO MAL PENSADO. A FAMÍLIA INTEIRA VAI AO AEROPORTO PARA SE DESPEDIR DE RENATO. A HISTÓRIA TERMINA COM CARLOS MORANDO COM SEU ROBERTO E DONA ANA. ELE ESTÁ CURSANDO FACULDADE E MUDOU PARA SÃO PAULO, DEIXANDO A MÃE NO INTERIOR COM SEU NOVO MARIDO. RENATO FOI PARA O EXTERIOR CONTRA A SUA VONTADE ERA O PREÇO QUE SEU ROBERTO LHE DEU POR TER FITO TUDO AQUILO. LÁ ELE TRABALHA, POIS JÁ SE FORMOU NA FACULDADE. A CADA TRÊS MESES DONA ANA O VISITA.
FIM.
OBS: A HISTÓRIA CONTINUA...






























DEDICATÓRIA

ESSA HISTÓRIA É UMA HISTÓRIA DO UM POUCO DE FANTASIAS QUE PODEMOS ENCONTRAR DENTRO DE NÓS MESMOS. ESSA PRIMEIRA FASE EU DEDICO A SERES MORTAIS QUE CONSTITUEM O MUNDO DE HOJE.
EM PRIMEIRO LUGAR DEDICO À MINHA FAMÍLIA, QUE SEMPRE PRECISO ME AJUDAM. DEDICO TAMBÉM À MINHA QUERIDA PROFESSORA DE PORTUGUÊS, MARIA JOSÉ POR ME ENSINAR E DESVENDAR OS MISTÉRIOS DA LÍNGUA PORTUGUESA. À MINHA AMIGA CAMILA, QUE ME MOSTRA QUE A VIDA É CONSTITUÍDA PELOS AMIGOS E DEDICO A TODOS QUE LEREM OS MEUS TEXTOS.




________________________
MILTON FUCCI JÚNIOR























CONTROVERSAS É...

UMA HISTÓRIA CRIADA POR MIM MESMO, POR ESPONTÂNEA VONTADE DE LIBERAR OS MEUS PENSAMENTOS. ESSE É O PRIMEIRO CAPÍTULO DESSA HISTÓRIA QUE SE FAZ EM CINCO CAPÍTULOS, UM POR ANO. GOSTAR DA HISTÓRIA DEPENDE DA PESSOA E COMO INTERPRETA- A .
BOA LEITURA!





































Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui