Usina de Letras
Usina de Letras
149 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62225 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50620)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->República ameaçada -- 09/08/2006 - 15:18 (Hamilton de Lima e Souza) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos






A República Federativa do Brasil finalmente resolveu expandir seus tentáculos para além das fronteiras. Em mais uma amostra de exibição de poder resolveu intervir diretamente em Rondônia, uma república pacífica, cujas leis são muito mais flexíveis que em outras partes da América do Sul.



Em 2001 agentes da Polícia Federal Brasileira tentaram obter documentos da Assembléia Legislativa rondoniense por força de ordem judicial. Sabiamente as autoridades locais ordenaram a queima de documentos no pátio da casa de leis, inclusive impedindo a ação preventiva do Corpo de Bombeiros de Porto Velho, que temiam a expansão do fogo para o prédio da instituição.



Em defesa da privacidade da casa saíram diversos parlamentares, dizendo que a Polícia Federal Brasileira não tinha autoridade sobre o poder legislativo da República de Rondônia, madura o suficiente para resolver seus problemas.



Passados quatro anos, mais uma vez surgem acusações levianas sobre autoridades rondonienses, desta vez numa emissora conhecida como TV Globo, da imperialista república brasileira.



Mais uma vez tentaram impingir sobre a sociedade da república rondoniana a pecha de incapacidade de lidar com seus problemas. Na época um dirigente da república, Ivo Cassol, chamou a imprensa brasileira causando comoção nacional.



Eis que chega o ano de 2006. Num ímpeto expansionista a República Federativa do Brasil manda novamente seus agentes, agora para capturar autoridades dos poderes legislativo e judiciário da República de Rondônia. Pasmados os cidadãos do pequeno estado independente ficam aturdidos. A mídia nacional brasileira toda está de olho no Estado aparentemente incapaz de gerenciar crises.



O povo confuso pede cadeia para os envolvidos nos escândalos apontados pela mídia, até a imprensa local, aparentemente liberta de alguns vínculos afetivos com os poderes, começa a explorar o tema, na ânsia de conquistar a credibilidade ameaçada pelas pressões políticas que tornam os veículos rondonianos mornos, sem sal.



Parece que alguma coisa vai acontecer. Enquanto os rumos das investigações do país vizinho, o Brasil, se estendem sobre Rondônia, o povo aguarda ansiosamente os resultados. Os poderes constituídos da pequena república rondoniense parecem agonizar. Infelizmente as leis do Brasil vão começar a valer também nesta terra.

















Publicado no site rondoniaovivo.com em 5/8/2006



















































HOME
Adicionar aos favoritos
Definir como página inicial
Indicar o site
Anuncie Aqui
Fale Conoso
Expediente









Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui