Usina de Letras
Usina de Letras
290 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62171 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50576)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Retrato Sem Reflexo(capitulo 09) -- 25/04/2002 - 00:03 (won taylor) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Capitulo 09


Em momento como esse, continuar a sentir, algo que parecia impossível e agora Maurício tinha duas opções: começar a viver, apartir dali ou não aceitar o seu estado permanente. Sentindo-se cercado, confuso e emocionalmente equilibrado, ele continuava firme em sua descoberta. E foi assim, que de repente, cercado naquele momento, que percebeu, que se tudo que vinha acontecendo, era pelo fato de ser uma oportunidade ou um presente. Ele começou a se sentir menos culpado, e mais feliz.


Maurício, realmente começou a adorar o seu novo caminho, sem ninguém para lhe contar o que estava acontecendo, e esse jeito de conseguir amortecer os pensamentos e embebeda-lo de um modo que não soubesse, do jeito que estava.
Não deveria mesmo existir algo melhor, e ele em cima de seus joelhos de ar, e se sentindo tão à vontade. Ele realmente não conseguia pensar em algo melhor e sabia que aquilo ali, era tudo de bom, que poderia lhe acontecer.


As horas não tinham vida e nem luz e nada. E Maurício se sentia tão grande vivendo assim, que tinha a certeza de que a vida dele, sempre seria assim. Ele sempre imaginou como seria, o não pensar, o não ver, se era dia ou noite e o não se encontrar.
O riso preso no rosto e não ter que sorrir, e ele realmente não sabia dizer, se era certo ou errado, essa iresponsabilidade, mas no momento, aquele jeito vinha como melhor opção, para que ele pudesse administrar seus novos passos.


Apesar de saber que podia apenas ser uma fuga, mas estava sendo mais fácil para ele, admitir sendo superficial e verdaddeiro, do que tentar entender tudo, de forma profunda e confusa. Assim, ele desenvolvia toda a sua vontade e desta forma crua, encontrava força para ser ele mesmo,e ele não era estranho e nem cínico.


Maurício, parado naquele momento e não sendo julgado por ninguém e podendo tudo, ao pensar, ali era o seu mundo, a sua guerra. Pensava em quanto pensou que fosse extraórdinario, mas se descobria cada vez mais egoísta e insensível. Naquele instante, nada disso podia lhe tocar, lhe magoar.






Estava ali, feliz no seu mundo, sem dar o seu precioso coração, para as coisas que não lhe diziam nada. Quantas foram às vezes, que Maurício sentia uma imensa vontade de sair e encontrar alguém, que lhe amasse e que cuidasse dele. E quantas foram às vezes, que saía e voltava sozinho sentindo vontade de morrer. Sempre foi difícil lidar com esses sentimentos, que todos os seres humanos tem; o de querer ser amado.


__ “ Maurício, como está se adaptando?”
__ “ Muito bem, Isabel! Agora sei, que havia uma mentira vivendo em harmonia, coisas que fiz e que não era certo ter feito. Passei muito tempo desperdiçando o tempo, e agora só tenho a vida de volta em memória”.
__ “ A gente pensa que jamais vamos deixa-la ir embora. Doce mentira, que contamos a nós mesmos e que agora podemos ver, que elas seescondem lá no fundo".
__ “ Ficam coisas guardadas, que até sinto vergonha de contar para alguém... a gente diz que faz as coisas, em nome do amor e do desespero e agora tenho chorado por isso, em forma de arrependimento. Só agora, de olhos abertos, é que sei o quanto quase tudo que fiz, magoou e feriu”
__ “ Maurício, esse passado e futuro já está morto para nós dois”, as palavras de Isabel entravam nos pensamentos de Maurício como aço cortante e o fazia ver que antes, não havia opções e clareza, era apenas ele e a tentativa deseperada, de se conseguir algo, que naquele instante, era precioso e vital.
__ “ Toque me, antes que eu perca a cabeça, mas de alguma forma, eu sei que a sua boca não se abrirá e a sua voz está morta na sua garganta... eu acabei descobrindo, que o mundo perfeito, que eu sonhava, não passava de ilusão, e agora se perdeu para sempre. aquele mundo era sempre vazio e agora não consigo carregar, essa tristeza...”
__ “ Sinto muito se lhe dói saber a verdade, mas a verdade machuca, mas porque você não me segura em seus braços e eu lhe protegerei como uma criança”.
__ “ Posso toca-la?”
__ “ Agora podemos tudo, a sintonia entre nós, atingiu a perfeição. Você quis ficar e isso mudou tudo!”


Retornando de seu transe e caindo mais fundo de onde estava, Maurício se curava, depois de ter se partido em milhões de pedaços. Amando alguém e sendo verdadeiramente amado e com a calma por estar à são e salvo. Alguém que lhe invadiu sua sagrada alma e mente, e dividiu o amor que carregava dentro de si.








__ “ Esse é mais um presente, que estamos ganhando e talvez o mais belo de todos!”
__ “ Estamos unidos e isso é tudo que importa e sabemos que agora nada vai nos separar”.
__ “ Amar você, foi mesmo uma dádiva e mesmo depois de tudo,ainda continua sendo. Isabel, você é muito importante e especial para mim”.
__ “ Teria sido bom, se tivesse encontrado você, mas tenho duvidas quanto a ser tão maravilhoso, quanto agora!”
__ “ Venha e vamos saber, o que temos para viver!”
__ “ Temos vida e amor!”, Isabel falava com ternura.



O amor vinha com a mesma intesidade, que antes estava presente. Olhos e bocas, tudo sempre alimentando o que se pode ser. Olhos, presos aos próprios rostos e imagens, onde em preto e branco, o amor sobrepõe a sua força e cor.


__ “ Nunca vou estar mais sozinha!”
__ “ Nunca vou deixa-la sentir-se sozinha. Sempre vou traze-la para casa!”
__ “ Quero abrir o que sou,até que tudo se torne apenas você e eu!”, Isabel parecia feliz.
__ “ Sempre serei o seu amor e sempre será você e eu!”, confirmou Maurício, o mesmo sentimento de Isabel.


Beijos agora ainda mais apaixonados e sentimentos mais seguros, e com a cumplicidade dos ceús. Amor e verdade, cada sentimento no lugar certo e dois que se pertencia, no lugar certo. Sem desencontros ou segredos, apenas Maurício e Isabel e a felicidade.


__ “ Seu beijo agora é diferente! Me aquece o peito e suaviza o meu coração!”
__ “ Maurício, não sei o motivo de merecermos tamanha oportunidade e por mais, que me explique, eu sempre vou me achar pequena, para tanta chance”.
__ “ Podem me explicar milhões de vezes e sei que pensarei que não merecia tudo isso. Mas, se todo o motivo está ligado ao amor, então somos as pessoas certas, com tanto amor que tenho por você e você por mim. Não há o que se explicar!”
__ “ Você tem razão, fomos abençoados por amar!”






Pensar em como as coisas acontecem e esclarecer tudo com explicação possível, era algo que ali não tinha motivo de existir e Maurício sabia que, as respostas já haviam sido dadas e chegar até ali, era tudo que tinham e tudo que era para se ter.


__ “ Vamos até aquela praia?”
__ “ Podemos?”
__ “ Claro! E teremos a praia só para nós dois, seu bobo!”
__ “ Isabel, qual é o nosso limite?”
__ “ Sei apenas, que devemos estar sempre esperando que nos diga, o nosso próximo passo e antes disso, podemos fazer o que tiver em nossa mente. Eu tinha um lugar para leva-lo e esse lugar que é a nossa praia”.
__ “ Estou extasiado com tudo e feliz que estejamos juntos!”
__ “ Eu também! Tive medo de que nada disso pudesse acontecer, mas deixa para lá e vamos ao nosso lindo mar!”


Lá estava o mar, outra vez como testumunha, de um imenso sentimento, que explodia e crescia - como se fosse possível – cada vez mais. Olhando para o mar, como era de seu costume, Isabel ficava perdida naquela imensidão de água e lembranças. Enquanto Maurício perdia os pensamentos a olhar para Isabel.
Com os braços em volta da cintura de Isabel e sem dizer nenhuma palavra, apenas a admirando, ele deixa que as ondas do mar, se comunicassem e trouxessem as palvras, que não eram ditas, por nenhum dos dois.


__ “ Meu Deus, como eu adoro o mar!”, disse Isabel com a voz baixa.
__ “ E eu amo o que você adora! Sempre que eu estive no mar, eu nunca me importei, se a beleza dele estava prsente e apenas compartilhava de seus atributos e das coisas que o cercava: água, sol e areia. E era só!”
__ “ Nossa, como você era sensível!”
__ “ Mas, depois daquela noite, quando vi você olhando para o mar. Também pude ver o mar em todo o seu esplendor. Pude ver todo o mar e senti que havia muito mais além do eu pensava!”
__ “ O que mais você descobiu sobre o mar?”
__ “ Que ele nos tras paz com o seu silêncio e sabedoria!”
__ “ Às vezes, eu vinha para aqui e me sentava na areia, para deixar as horas ruins para trás e voltava para casa me sentindo bem. Era como se o mar me ouvisse e me ajudasse a seguir o meu caminho”.
__ “ Sempre vinha a essa mesma praia?”








__ “ Sim, essa é a praia, que sempre foi a minha amiga, que me confidenciava, que me escutava e que me fazia bem!”
__ “ Quando lhe chamei – naquela noite – para vir a praia... se tivesse a levado a outra praia, teria ido?”
__ “ Qualquer caminho que você tentasse ir, sei que acabaríamos aqui e não teria que ser diferente, estava escrito, e só!”

Maurício ria baixinho e fitava os olhos de Isabel, a espera de um beijo que não tardou a chegar.

__ “ Quer entrar na água?”, convidou Isabel.
__ “ Bem, ainda sinto medo, mas, da última vez, me lembro da recompensa e se vou ganhar o doce após a injeção... não tenho mais medo, pois o doce é muito melhor”.
__ “ Comporte-se!”
__ “ Estou comportado!”
__ “ Melhor assim ou teremos problemas!”
__ “ Acho que vamos ter problema”, Maurício acabou de falar e saiu correndo em direção a água arrastando Isabel.


Os dois se tornavam crianças com seus presentes novos e se fartavam com a alegria que recebiam e felizes comemoravam o presente.


Entrando no mar e como peixes nadavam apressados, para fugir da rede, que lançada tentavam captura-los.


__ “ Até quando vamos continuar sentindo, as emoções que sentíamos antes? Quer dizer, isto que estamos sentindo agora é real...”
__ “ Sempre sentiremos tudo igual, nós nunca vamos deixar de sentir. Nós apenas estamos em um outro nível e todas as emoções que tínhamos, ainda vão estar presente. O que nos fazia sentir, não eram os nossos corpos, mas sim nossos espíritos e eles estão em nós!”
__ “ Que bom ouvir isso, porque a água está gelada para caramba!”
__ “ Você é suportávelmente tolo!”
__ “ Devo aceitar isso como um elogio, ou terei que jogar água em você?”
__ “ Isso é um elogio e isso é jogar água!”












Maurício mergulhou quando Isabel começou a ataca-lo com água em seu rosto.

__ “ Venha covarde, você não quer sentir o que sentia? Venha sentir àgua na cara!”
__ “ Espere um pouco... calma e veja lá uma baleia gigante!”
__ “ Deixa ela para lá!”

O mar os embalava nessa bricadeira infantil e sem maldades, e os fazia ser crianças novamente, embora seus sentimentos fossem maiores que suas ações.

__ “ Isabel, como é bom estar com você!”
__ “ Sempre soube que seria assim!”
__ “ E eu sempre quis que fosse assim e com alguém como você! Ninguém me faz feliz do jeito que você faz! Trás até a mim, o que sou e me desfaço rápidamente do que não preciso ser!”
__ “ E o que és, meu amor?”
__ “ Alguém que sabe que só será feliz, quando você estiver por perto e quando você tiver por perto, eu sempre vou estar feliz!”
__ “ Tudo que houver de bom será nosso, se quisermos...”
__ “ Tudo de bom, é o que você é e você é só o que quero. E tenho certeza, que nem toda a eternidade será suficiente, para preencher o que carrego dentro do meu peito e nem toda a emoção poderá ser atingia, quando eu puder toca-la. Você é parte do que sou e parte do me tornei!”
__ “ Você é o amor da minha vida!”
__ “ Sei que para sempre vou te amar...”
__ “ Quem me dera poder estar sempre iluminado pelo seu sorriso
sei que nunca fiz mais do que nada,para merecer tanto de você. Sou eu aqui de joelhos encarando tudo que sobrou de nós. Erguendo sem forças a cabeça ao vazio, contando as palavras para que elas não a machuque novamente. E tentando afastar o que não nos pertence, apenas para que possamos ser apenas, você e eu”

__ “ Meus pensamentos voam até onde os seus se encontram. E atráves dele consigo dizer o quanto penso em você - Assustada, calada e minha amada.
Nunca quis nada especial e nunca quis fazer promessas, mas depois de você, tudo que quis foi ser visto por esses belos olhos. E ouvir o meu nome saindo de sua boca”

__ “ Maurício, lamentar o que não tive antes de você, é não reconhecer que vivi e a espera mereceu atenção, quando pensei que tudo fosse acabar igual ao começo, veio o destino trouxe você até a mim. com sorrisos e palavras e quis ficar por mais tempo.






O que sobrou de mim se refez ao primeiro contato com seus olhos, e todas as reclamações, que sempre fiz, se perderam no vento, a tua voz me trouxe vida e com ela tive de volta as emoções. E tudo que pensei que não fosse para mim”


__ “ Isabel, o meu único medo era tão pequeno perto de você, que encolhido e envergonhado desapareceu. E só permaneceu a coragem que em seus braços recebi.
E sempre vou me lembrar de todas as vezes que me abraçou, e lançou para longe as coisas que me afligia, as coisas que você retirou do meu coração”


__ “ Teus olhos vendo os meus, ninguém pode sentir o que eu sinto, quando você está por perto e quando está longe de mim, sei que vais voltar até onde estou. E isso é o que mais me faz feliz. Saber que posso esperar que você vai voltar para mim”.



Quando os passos são deixados como pistas e quando as vozes se encontram em meio a tempestade, nada mudará o que virá depois. Sonhos, abraços e declarações em juras de amor.
Maurício e Isabel selavam o que com as palavras, que ainda não foram escritas, traduziam em amor e união. Com tudo a favor – tempo, espaço e amor cruzando as intermináveis horas, que o silêncio quebrava, com seus sons desconexos.


O sentido alterado e vendo o que antes se escondia e a clareza no olhar. Maurício se desdobrava em alegria, e por mais que tudo lhe fosse novo, ele já fazia parte, das novas paisagens e dos novos caminhos, que surgiam diante de seus olhos.


Quando ele pensou que, nunca teria encontrado, o que tanto procurava, bastou abrir os olhos e ver, que Isabel não esteve lá e toda essa busca que ele passou a vida fazendo. Se perdeu por não te-la encontrado antes e agora tudo se desfaz, ao perceber que qualquer caminho, que surgisse, nunca o levaria até a ela. Porque sópoderia haver um caminho, porque só poderia haver um amor.









Se Maurício pensava que já tinha feito o bastante, agora sabia que nada do que fez, foi o suficiente, até encontra-la. O tempo que foi perdido, em lugares errados e com pessoas erradas, justifica toda a felicidade, que ele agora senti ao estar ao lado de Isabel.



Toda a certeza de que faltava esse amor, em sua vida, só pôde ser comprovado ao te-la do seu lado e toda a memória que Maurício teve anteriormente, foi imediatamente apagada. Quando só esse amor poderia completar a pessoa, que Maurício se tornará. E ao ouvir as palavras de carinho e amizade, vinda de Isabel, a alma de Maurício era alimentada e curada, e cicatrizado o seu coração.


Maurício chegou a pensar em esquecer todas essas coisas e continuar a vida dele, sem essa busca por algo, que nem sabia se existia ou viria. Concordava coma falta do que não tinha e sangrando cada vez mais, por não tentar, ele se deixava permanecer no chão e não queria se ajudar.
Sua tormenta não parecia ter mais fim, e ele nem conseguia se lembrar, de quando essa aflição havia começado. Mas, sabia o quanto isso lhe fazia, não sentir mais nada.


Seus pensamentos e sonhos, se desfazia rápidamente e sobrava apenas, um pouco de dor e ele ali, levando as mágoas e as espalhando, em todo o seu caminho. Então surgiu, Isabel. Com cuidado e atenção e todo o mundo construído, em concreto, barreiras e perdas, se desmoronou, e em segundos, um novo mundo foi erguido.


Com uma estória, onde havia espaço e lugar, para ele e para ela. Sentimentos, que pensou ter perdido. Surgiram como larva de um vulcão e voltava a acender, tudo dentro do seu peito em chamas.
E era Isabel, tudo que sempre lhe faltou. Seus olhos, boca e seu jeito de ama-lo, que o conquistava e o trazia para um lindo mundo, onde o que ele sentia, o fazia feliz.

Ele poderia sempre ver os detalhes, quando ele pensava em como poderia ter sido, se tivesse se convencido, a não aceitar e esse sol brilahante nunca teria encontrado, com os seus olhos.
Maurício, era o oposto, nunca teve a curiosidade, de se aprofundar,em conhecimentos bíblicos e nunca teve uma mente receptiva e ele sempre dizia, que igrejas eram puro negocio.





Maurício, amava as idéias que tinha a esse respeito e se achava intelecual demais, para considerar um argumento, que justificasse, a religião ou filosofia e politica.
Às vezes, quando se sentia triste, ele tentava abrir o seu coração, mas nada escutava definitivamente, o trancou. Ele conseguia esconder aquela coisa, que o fascinava e o misterio, que o metia medo. Mas, ele apesar de tanto medo, era honesto com o que sentia, e tinha um bom coração.

Com Isabel, Maurício parecia Ter derretido todo, o seu esforço em não acreditar em nada, que não fosse real. Quando ela falou com ele, a sua doce voz, purificou o pavor e o curou. Maurício observava Isabel dançando na areia e ela dançava lindamente, como se a dança fosse natural em sua vida e fosse profissão.
Um certo clamor surgia a cada movimento, que ela fazia e o rubor em seu rosto e uma risada baixa. E Maurício pensava o quão magnifico era ter encontrado alguém como Isabel. Orgulhoso por saber, que sempre foi amargo e que tanta recusa, o fez se perder e familiariamente como ironia, ele que ignorou todo o sentido das coisas, ficou diferente e começava demonstrar uma verdadeira vocação a teologia e a seus estudos.
Apesar de nunca ter tido uma inclinação, mas um senso da chama da vida, que lhe fluia de sua carne e seu espírito parecia alguma coisa sem igual, dentro dele. Maurício veio por detrás de Isabel e a abraçou como se eles fossem flutuar.

__ “ Agora, vamos ver como você se sai dançando, comigo por cima de você”, ele disse sussurando.
__ “ Me parece ser mais fácil, dançar desse modo!”

Isabel que havia dito, que jamais dançaria em público, já não tinha o que temer e ela sorriu e o seu sorriso era muito bonito e isso mexia com Mauríico e o fazia esquecer de todo o resto.

__ “ Mas, eu não vou dançar”, ela disse suavemente. As palavras dela sobresaiam ao silêncio.
__ “ Mas, eu não posso perder a chance, de ama-la enquanto dança”, ele tentava ser notável e um homem pronto para o que der e vier.

Em todos os anos que viveu posteriormente, ele sempre foi de sentir as coisas, como se elas estivessem dentro do seu bolso. E não tinha ocorrido a ele antes, sentir curiosidade e nem preocupação, sobre as coisas que não lhe cabiam no bolso.

__ “ Olha aqui!”, ele disse, após abraça-la mais forte, “ Eu nunca tive a chance de dizer todas as coisas, que eu guardava na minha mente e agora posso começar dizendo, o quanto você é linda e essa noite, que nos ilumina, pode ser a testemunha que preciso para lhe pedir em casamento. Não sei quais as regras, mas quero me casar com você”


A batalha começou entre o que lhes era apropriado e o que lhes era de intenção. Ela tentou retirar essa idéia da mente de Maurício e traze-lo até a realidade e mostra-lo as suas obrigações. Mas, ele era diferente dela e a sua natureza era de pura moral e de força.
Após ele ter dito aquilo, Maurício parou e pensou na tamanha bobagem que havi dito, mas repensou e confirmou o seu desejo.

__ “ Mais cedo ou mais tarde, eu acabarei lhe pedindo de novo, e no fim, se vamos ficar junto, seja aqui ou em qualquer lugar, quero saber que me casei com você”

Isabel sabia que Maurício tinha consciência, de que o momento tinha tomado um lugar, em sua alma e que assim afastaria a intensidade, do desejo que ele sentia por ela.
E que não era um simples ato de insanidade, mas ele queria mostrar o tamanho do seu amor e fazer a continuação de suas vidas, mais suportável. E ainda sim, Isabel relutava a idéia de Maurício, ela tinha uma moral de tradição puritana e seu instinto religioso, quase a fez uma fanática.

__ “ Não sei o que lhe dizer, para que vejas que isso é loucura, mas é maginifico poder pensar nisso. Porque eu te amei e tinha te amadoa antes e se isso for pecado, seremos apenas torturados...”
__ “ Que pena! Pensei que fossêmos ser isolados e destruídos!”

Maurício poderia escolher entre o real dentro do que será real e o imaginário.

__ “ Podemos fazer um jantar, na sua antiga casa e convidar o Tato, a Elisa e a Dona Diana. Eles preparam a comida e bebida, e nós apenas seguiremos o ritual e Dona Diana, como tem autoridade, ela nos casa...”

Isabel foi em direção a Maurício, com a face avermelhada, com os olhos em lágrimas, o apertou em seus braços. Ela chorou, com medo de que ele continuasse a se prender a falsa liberdade. Mas, ao mesmo tempo a felicidade, de ter para si, o momento que sempre quis que acontecesse, em sua vida.

Com a lua alta e penetrante, Maurício parecia ter acertado a alma de Isabel e ainda ter encontrado uma maneira, de acabar com o frio, e inflamar as suas geladas almas. Como se estivesse enchendo o peito de ar, ele parou diante dela, e fez o pedido.

__ “ Isabel, quer se casar comigo!”
__ “ Sim!”,por alguns momentos de renovação e encarando a lua, Isabel aceitou e sorriu um pouco mais discontraída.





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui