Usina de Letras
Usina de Letras
144 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50618)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140802)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infantil-->A PRECE -- 12/07/2008 - 18:16 (Rosemeire Gomes de Moraes Ferreira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Paulinho é um menino comum, igual a tantos outros que existem por aí. Ele adora jogar futebol.
Ele vive com sua mãe, que o ama muito e sempre se preocupa com ele.
Quase todos os dias, Paulinho acorda cansado e sua mãe fica preocupada com ele. A noite passada, Paulinho dormiu mal e sua mãe percebendo sua carinha, de noite mal dormida, lhe perguntou:
- De novo filho você teve pesadelos? Por que será? O médico disse que você não tem nada! Bem, então levante-se e tome o seu banho. Tenho certeza que irá sentir-se melhor.
Após o banho Paulinho diz para sua mãe que está bem e que irá brincar com a sua turma no campinho.
A mãe de Paulinho percebe que o filho dormiu de roupa de brincar, por baixo do pijama, e pergunta carinhosamente para ele, porque dormiu assim e, ele responde que é bem mais prático, porque é só tirar o pijama e pronto, já pode ir jogar bola.
A mãe sorri, da idéia do filho, e este vai para o campinho encontrar com seus amiguinhos.
Lá, no campo, os amigos percebem a cara de cansado de Paulinho e lhe perguntam o que ele tem. Paulinho responde que não dormiu muito bem , pois acorda sempre no meio da noite assustado com os pesadelos. Ele diz que tem muitos sonhos ruins e não entende o porquê.
Joãozinho, um de seus amigos, pergunta-lhe se ele reza ao dormir. Paulinho, confuso, pergunta o que é rezar. Betinho e Carlinhos, que são também amigos de Paulinho, entram na conversa. Betinho responde:
- Rezar é rezar, ora. Carlinhos olha para Paulinho e diz:
- Rezar é orar, é fazer uma prece.
Joãozinho, vendo que Paulinho está com uma cara de ponto de interrogação, tenta explicar melhor, e diz:
- Rezar é conversar com Deus. Na minha casa todo mundo sempre reza.
Betinho, também quer dar uma explicação, mas se enrola todo e diz:
- Rezar é ajoelhar na igreja.
Carlinhos, também quer ajudar e, diz:
- Eu acho que rezar é conversar com Jesus.
Betinho entra outra vez na conversa e diz que não é nada disso, que rezar é falar com os anjos e os santos.
Começa, assim, a maior discussão entre os garotos, pois cada um quer explicar melhor, o que realmente é rezar.
Paulinho, não entendendo nada, vai embora sozinho, deixando a sua turma discutindo.
Em casa, ele vai para o seu quarto e tenta rezar. Começa então a pensar:
- Hum... Falar com Deus... como é que eu faço isso? Ah! Já sei!
Paulinho pega o telefone e tenta discar, mas não sabe o número do telefone de Deus.
Para, pensa um pouquinho mais e resolve escrever uma carta e mandar pelo correio. Mas, lembra-se que não tem o endereço, não sabe o bairro e nem o CEP de Deus. Pensa, pensa e acaba desistindo, bastante decepcionado.
No dia seguinte, Paulinho volta novamente ao campo de futebol e se encontra com seus três amigos. Aproxima-se de Joãozinho e lhe pergunta:
- Joãozinho, você não disse que sempre fala com Deus? Então, será que você pode me dar o endereço completo ou o telefone DELE?
Joãozinho não entende nada e diz confuso:
- Telefone??? Endereço??? Você deve estar brincando!
Paulinho confuso e envergonhado diz que não, que ele só quer rezar também. Carlinhos, dando uma de esperto, diz que se é só isso que Paulinho quer, e só ir à igreja.
Betinho, também, quer dar a sua contribuição e diz:
- Olha, acho que você tem que ajoelhar na beira da cama para rezar.
Carlinhos, diz rapidinho:
- Não é não; é na igreja e tem que ser no Domingo.
Joãozinho, que é um menino muito esperto diz que a gente pode rezar em qualquer lugar e a qualquer hora, o importante é que a gente fale do fundo do nosso coração.
Paulinho, admirado, diz:
- Ah!, é assim??!!
Joãozinho responde que sim. Diz para Paulinho que se ele quiser, ele pode ir até a casa dele para ver como se reza.
Todos os amiguinhos de Paulinho ficam entusiasmados com a boa idéia de Joãozinho e vão para a casa deste.
Chegando na casa de Joãozinho, a mãe deste convida todos os amiguinhos do filho para lancharem.
Mesa posta, todos sentam-se e a mãe de Joãozinho pede-lhe para fazer a prece. Joãozinho, sentado à mesa, mãos postas, começa a fazer a oração:
- Senhor Jesus, agradecemos a alegria de podermos tomar este lanche na companhia dos amigos aqui presentes. Obrigado. Assim seja!
A mãe do menino diz para servirem-se e todos fazem o lanche.
Betinho, após haver lanchado, diz que está tarde, que precisa ir embora e agradece pelo lanche gostoso que acabou de comer.
Carlinhos também precisa ir, pois sua mãe pode ficar preocupada. Agradece pelo lanche e levanta-se.
Juntos, os dois meninos, vão embora.
Enquanto isso, a mãe de Joãozinho retira a mesa do lanche.
Paulinho, aproveitando a saída da mãe de Joãozinho, lhe pergunta:
- Então... prece é isso? Que bonito! É fácil. Tenho que decorar?
Joãozinho responde que não, que a pessoa tem que dizer apenas o que o coração manda.
Paulinho, então, lhe pergunta se na hora em que estiver fazendo a prece pode pedir uma bicicleta e, Joãozinho responde que não é bem isso o que se pede na prece. Ele explica, que na prece podemos pedir, por exemplo, por um sono mais tranqüilo, sem pesadelos, ou pedir por um amigo que está doente, melhorar de saúde. Também podemos agradecer tudo o que o Papai do Céu nos dá e pedir proteção para o dia seguinte.
Joãozinho diz para Paulinho que agora que ele já sabe fazer uma prece e que ele poderá rezar antes de adormecer.
Paulinho despede-se de Joãozinho e vai para sua casa.
Na hora de deitar-se, ele ajoelha-se ao lado de sua cama e faz uma prece:
- Deus Pai! Eu quero agradecer-lhe pelo dia de hoje e por ter aprendido a rezar. Quero, também, pedir ao Senhor que proteja aos meus amigos, à minha família, à minha escola, todos os meus parentes, todas as pessoas que estão nos hospitais e nas ruas sem casa para morar; quero pedir também que abençoe o meu país e todas as pessoas do planeta Terra. Peço, ainda, que eu tenha uma boa noite de sono e sem pesadelos. Obrigado, Pai do Céu, por tudo que o Senhor tem me dado. Amém!
E, assim, Paulinho aprendeu a rezar e agora todos os dias ele nunca esquece de fazer uma oração.
Ao acordar, faz uma oração para agradecer pela boa noite de sono; faz uma oração para agradecer pelo café da manhã; uma oração pelo almoço; uma oração para agradecer pelo jantar e uma oração para agradecer pelo bom dia que teve e para ter belos sonhos.
Paulinho, hoje em dia dorme bem e está muito feliz, pois não tem mais pesadelos.
E você amiguinho, já sabe rezar? Aposto que agora sim, pois aprendeu com nosso amigo, Paulinho.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui