Usina de Letras
Usina de Letras
151 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->NÃO SOMOS ADORADORES DE IMAGENS -- 09/01/2014 - 17:02 (Adalberto Antonio de Lima) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

O culto cristão de imagens não é contrário ao primeiro mandamento que poríbe os ídolos. De fato, “ a honra prestada a uma imagem se dirige ao modelo original e quem  venera uma imagem, venera nela a pessoa que está pintada. A honra prestada às santas imagens é um “ veneração respeitosa” e não uma adoração que só compete a Deus”.( CIC § 2132). “ Visto que o verbo se fez  carne assumindo a verdadeira humanidade, o rosto humano de Jesus pode ser “ representado”( Gal. 3,1) .

No VII Concílio Ecumênico a Igreja reconheceu como legítimo que ele seja representado em imagens sagradas. ( CIC § 476). “ Ao mesmo tempo a Igreja sempre reconheceu que, no corpo de Jesus, “ Deus, que por natureza é invisível, se tornou visível aos nosso olhos. Com efeito, as particularidades individuais do corpo de Cristo exprimem a pessoa divina do Filho de Deus. Este fez seus os traços de seu corpo humano, a ponto de que, pintados em uma imagem sagrada, podem ser venerados, pois o crente que venera a imagem deles “ venera “ nela a pessoa que está pintada”. (CIC.§ 477)

“ Foi fundamentando-se no mistério do Verbo encarnado que o sétimo concílio ecumênico, em Nicéia(em 787), justificou, contra os iconoclastas, o culto dos ícones: os de Cristo, mas também os da Mãe de Deus , dos anjos e de todos os santos. Ao se encarnar, o Filho de Deus( Jesus) inaugurou uma nova “ economia “ de imagens.”  (CIC. § 21310).

 

 “ A beleza e a cor das imagens estimulam a minha oração. É uma festa para os meus olhos, tanto quanto o espetáculo do campo estimula meu coração a dar glória  a Deus". (S. João Damasceno)

 

 

CIC (Catecismo da Igreja Católica)

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui