Usina de Letras
Usina de Letras
162 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->CARO PROFESSOR! -- 24/06/2002 - 14:10 (Veneza de Almeida Babicsak) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Caro professor Sílvio!


Tudo bem com você? Fiquei de te escrever, mas só agora pude faze-lo. Lembra-se da turma do 3º colegial B, aquela que me deixava doida na sala, pois é, está uma maravilha.

Quando você se transferiu de escola, disse-me que seria impossível qualquer mudança em sala de aula, mas agora tudo está diferente. Lembra-se do projeto que ia começar com estes alunos, Poesia sem Fronteiras, pois é, fez com que houvesse uma transformação inclusive no comportamento deles. Só para você ter uma idéia, lembro-me quando escrevia na lousa poemas para que os alunos fizessem a leitura e análise, tudo era tão frio, automático, que quando a aula terminava eu não sabia se os alunos realmente tinham aprendido a gostar de ler poemas, sentir suas mensagens, entender o que o poeta pretendeu passar e saber analisar esse jogo de palavras usado com tanto lirismo.

Hoje, depois do projeto, entrar na sala de informática passou a ser tão poético quanto os poemas lidos e pesquisados. Eles conectam com tanta facilidade e já pesquisam sobre seu poeta preferido, escolhem o poema, tiram uma cópia, ou colam no Word e a partir disto começam a digitar sobre o que sentiram em cada palavra, cada mensagem, falam sobre o autor, pois está tão fácil, é só clicar e a vida inteira do poeta está visível na tela do computador. Isto não termina assim, o maior prazer deles é poder compartilhar com seus parceiros do projeto, que são de outros Estados, Rio Grande do Sul, Amapá, Pará e de outros Países, Portugal e Itália, tudo isto que fizeram com amor e carinho e a responsabilidade é tanta que os erros são mínimos, tanto na ortografia, quanto na produção de texto, no entendimento e na pesquisa realizada.

Conversar com seus parceiros através da poesia, criou um clima interativo, assim, sempre estão mencionando: “Professora, a senhora é super legal”. Lembra-se Sílvio daquele aluno, Rafael do 3º B, que sempre tinha problemas com disciplina na sala de aula e constantemente sua mãe era chamada pela direção para assinar o livro de ocorrências, pois é, agora tudo mudou, atualmente ele é monitor responsável pela sala de informática e sua mãe desta vez foi chamada para assinar uma autorização para que ele pudesse fazer um curso de informática patrocinado pelo Projeto Enlaces. Sensacional não é? São momentos como este que nos faz sentir o quanto somos responsáveis por estes alunos.

Legal, não é Sílvio, saber que estamos fazendo algo que realmente tem sucesso e seja real, antes, nem eu tinha tanto prazer assim em trabalhar os poemas, agora, sinto necessidade de ler novos poemas, porque meus alunos os buscam em sala de aula, lógico que se não fosse a tecnologia eu não teria um resultado como este, nesta sala especificamente, e se deu certo com eles, com as demais então, poderei até melhorar, muito embora eu tenha aprendido muito com os alunos, como você sabe, eu não dominava totalmente o uso do computador e agora tiro de letra.

Quando você puder, visite o site do Enlaces: http://www.enlaces.org.br e você terá acesso sobre o plano de aulas do Projeto Poesia sem Fronteiras, notícias através do jornal Info-Enlaces, fórum de discussão, etc...

E você? Já desenvolveu algum projeto nesta nova escola em que se efetivou? Evidente que eu estou falando de projeto que integre a tecnologia ao currículo. Nos dias de hoje, professor que não inova, com certeza, acabará ficando para trás, mesmo sabendo das resistências, tanto por parte de professores, direção, devemos sempre insistir. Estou dizendo tudo isto, pois sei que você é um dos adeptos ao desenvolvimento educacional.

Vou parando por aqui e tenha certeza que estarei escrevendo em breve contando mais novidades ainda sobre nossos alunos.

Abraços,


Professora Veneza de Almeida Babicsak

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui