Usina de Letras
Usina de Letras
57 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62243 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10372)

Erótico (13571)

Frases (50641)

Humor (20033)

Infantil (5441)

Infanto Juvenil (4770)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140812)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6199)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->As queimadas nos canaviais -- 13/09/2006 - 10:28 (Fernando Antônio Barbosa Zocca) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
AS QUEIMADAS NOS CANAVIAIS





Fernando Zocca



O uso do fogo para modificar uma disposição natural sobre a terra é prática antiga. Os índios já utilizavam a coivara objetivando livrar-se da vegetação existente numa área destinada ao plantio.

O desenvolvimento industrial moderno não mudou essa atitude incendiária. Apesar do progresso de toda engenharia mecânica, a modernidade ainda não chegou aos remotos grotões subdesenvolvidos.

Cidades inteiras submetem-se à fumaça da queima feita nos canaviais. Os serviços públicos de saúde anotam o aumento da incidência das afecções pulmonares, mas mesmo assim os responsáveis se desculpam de um jeito ou de outro.

Observa-se que são pequenos os grupos que auferem lucros com a fumaça. É mais econômico cortar a cana depois de queimada do que colhe-la crua. As partículas sólidas expelidas na combustão inevitavelmente se depositarão no aparelho respiratório das crianças e idosos.

Muitas leis foram aprovadas por câmaras municipais e assembléias legislativas proibindo a prática do fogo nos canaviais. Mas os resultados têm sido pífios.

As usinas multadas por descumprimento às regras não impedem o seguimento do processo industrial obsoleto.

Usineiros preferem contratar a mão de obra excedente, e portanto barata, do que investir na aquisição de equipamento substitutivo. Justificam os defensores de tal prática com a necessidade do trabalho do contingente na reserva.

Apesar das mortes ocorridas por múltiplos fatores nas plantações, esse fenômeno não foi argumento impeditivo ou moderador do uso do trabalho muscular para o corte da cana.

Os governos estaduais tentam interferir moderando os atritos existentes entre os queimadores e o resto das populações aplicando algumas normas restritivas. Porém as atitudes governamentais limitam-se quando esbarram na necessidade do aporte de capital para a conquista dos cargos de mando.

Os ganhadores com esses status são os laboratórios fabricantes de medicação pneumológica, usineiros, e todos os políticos interessados na manutenção da ignorância das grandes massas industriais de reserva.

As eleições de primeiro de outubro se aproximam. É a oportunidade que a população tem para reprovar as atitudes criminosas dos inconseqüentes.









Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui