Usina de Letras
Usina de Letras
148 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62213 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50606)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Operação Captura -- 04/02/2002 - 22:40 (HENRIQUE MÉRO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Sentindo-se ameaçados, três gaviões alojados em uma mangueira hostilizaram a população de uma cidade. As aves seguravam as vítimas com as presas e proporcionavam pànico ao atacarem com seus bicos amolados. Pareciam torpedos que dos céus caiam sobre a cabeça das pessoas causando dores e ferimentos.

O relato acima parece ser o roteiro de um filme de suspense. Porém, o fato foi verídico e a situação ocorreu no bairro de Mangabeiras, na cidade de Maceió. Os moradores da região andaram assustados com a situação inusitada. Muitos chegaram até declarar que a própria Constituição tinha sido violada, pois os gaviões não permitiam o gozo dos direitos de ir e vir.

Já sem outra alternativa e com o medo instaurado nas pessoas, coube ao IBAMA trazer a paz. Foi montada uma operação delicada para a retirada dos animais, com o acompanhamento permanente do Corpo de Bombeiros, de veterinários, da imprensa e da própria companhia de fornecimento de energia elétrica. A estratégia de captura parecia até que era destinada a alguma catástrofe, assim como uma guerra.

Alguns chegaram a comentar que a situação seria facilmente resolvida com uma simples espingarda. Outros, com ares de gozação, que bastaria colocar os bichos na Justiça e ingressar com uma ação de despejo. Ainda surgiram os indivíduos que aconselharam o uso de chapéus, bonés e guarda-chuvas, mesmo em dias de sol a pino. Finalmente, tinham os que sugeriam o encaminhamento de um batalhão de beija-flores, eficientes em tais casos segundo os entendidos.

Na verdade, a migração de aves de seu habitat para as cidades ocorre com a crescente destruição das matas e florestas. Por falta de alimentos, os animais seguem para locais onde possam melhor sobreviver. Fatos assim continuarão a surgir caso a devastação e o desrespeito à natureza permaneçam.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui