Usina de Letras
Usina de Letras
147 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62216 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50610)

Humor (20030)

Infantil (5430)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3304)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->PODER -- UMA HISTÓRIA SUíNA -- 05/02/2002 - 03:16 (EDMILSON SANCHES) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
PODER - UMA HISTÓRIA SUíNA
EDMILSON SANCHES
(esanches@jupiter.com.br)
(Baseado em uma fábula anónima)

Era uma vez um porco-espinho enorme. Seus pelos hirtos, como em todo animal de sua espécie, haviam se transformado em grandes hastes pontiagudas, que nem flechas. O nome desse bicho era PODER. Na verdade, não era um nome, era um siglónimo, um nome vindo de uma sigla: PODER queria dizer POrco De Espinhos Rígidos.

Por ser grande, gigantesco, o Poder era muito procurado pelos pequenos porcos-espinhos. Todos estes tinham "n" motivos para estar junto do Poder. Alegavam que, de dia, fazia sol forte, por isso corriam para a sombra do Poder. À noite, era o frio, e todos queriam permanecer próximo do Poder, sentir o calor do Poder. Em ambas as situações, bebiam do que escorria e comiam do que sobrava do Poder.

Foi aí que os porcos pequenos começaram a perceber uma outra face -- cruel -- do Poder. O Poder queria ser abraçado, mas fingia abraçar. Queria ser alimentado, quando parecia alimentar. Fingia proteger, mas queria ser protegido, preservado.

Outra lição, dolorosa: os que eram porcos miúdos não deviam chegar muito perto do Poder, pois seus grandes espinhos acicatavam, feriam, maltratavam. O Poder deixava que criassem a fantasia da proximidade, a ilusão da sombra, para, no momento certo, ferroar, aguilhoar. Devia-se manter uma distància prudente do Poder.

Magoados, os porcos-espinhos menores foram se afastando do Poder. Tentariam, e poderiam, viver melhor sem suas falsas proteção e benesses. O exemplo disso veio quando, um dia, encontraram um porquinho, sem espinhos, nutrido, aparência feliz, e que não ligava para o Poder.

Perguntaram-lhe sobre a receita de sua vida. O porquinho sem espinho respondeu que se vacinara contra o Poder e se alimentava não de sobras de mau odor, mas de obras de valor, e estas, além de alimentá-lo em condições normais, tinham também a propriedade de criar uma reserva interior, uma espécie de gordura (como nos camelos), que funcionava como proteção em época de frio e como depósito de nutrientes, quando houvesse escassez de alimento.

Portanto, resumiu, não havia segredo, mas consciência: -- em relação ao Poder, devia-se preservar uma certa distància; poder-se-ia, até, estar junto a ele, mas não se misturar e querer ser uma só e mesma coisa. Por fim, mas não menos importante, devia-se criar um valor dentro de si e alimentar-se dele.

Revoltados com a forma como vinham sendo tratados pelo Poder e fortalecidos pelas palavras do porquinho sem espinho, os porcos-espinhos desafiaram o grande Poder e, unindo-se em numerosas varas, venceram-no e o transformaram em comida, repartida irmãmente entre todos.

O Poder, agora, estava dentro deles.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui