Usina de Letras
Usina de Letras
166 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62215 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50610)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->POR QUE NÃO VOU VOTAR NO LULA -- 29/09/2006 - 14:07 (Paulo Araújo de Lima) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
NÃO VOU VOTAR NO LULA



Ultimamente tenho sido questionado por amigos e familiares sobre o destino do meu voto, nestas eleições. Apesar de conhecido, sempre evitei declarar minhas opções eleitorais. Depois que abandonei as lides políticas da UBES (União Brasileira de Estudantes Secundaristas) e UNE (União Nacional de Estudantes), entendi que cada qual deveria formular sua opinião política e por ela se dirigir para escolhas de candidatos.

Na eleição de 2002, convicto, votei no Senhor Luis Ignácio Lula da Silva. Minhas convicções, com o passar dos anos, foram desmoronando até nesta semana, a exatos dois dias das eleições tomo a decisão de não votar no Lula. Isto, depois de, na última semana, haver afirmado para minha esposa exatamente o contrário. Seu olhar inconformado e indagador me fez reavaliar, pois sua indignação extrapolava o senso comum. Aqui vale parafrasear Rauzito: "prefiro ser uma metamorfose ambulante" e, verdadeiramente tenho sido.



Mas, no âmago, o que levou-me a tomar esta decisão?



Antes de responder vamos, em conjunto, avaliar o cenário político brasileiro e, na sequência, vamos pensar sobre a hipnose coletiva que absurdamente toma conta do povo brasileiro.



Se retomarmos ao ano da posse de Lula, veremos que o Presidente, através do PT (Partido dos Trabalhadores)não tinha maioria no Congresso Nacional (Câmara dos Deputados), para aprovar os principais projetos que sustentariam a governabilidade do nosso País. Isto constatado, a intelectualidade do partido elaborou o plano para obter essa necessária maioria e obteve. O PT utilizou a mesma estratégia utilizada pelo PSDB e PFL para conseguir votos no Congresso e aprovar as Leis que julgava necessárias para beneficiar suas próprias ações, nunca as do povo mas, infelizmente suas próprias ações. A estratégia? Claro, vou dizer: favorecimento político, negociação de cargos, nepotismo, liberação de verbas vinculadas à aprovação desta ou daquela Lei e, a mais estarrecedora de todas, malas e malas de dinheiro.

A diferença entre o PSDB/PFL e PT? A experiência!

Os partidos atualmente na oposição, vinham de um grande período na administração pública sendo muitos, oriundos ainda da escol da ditatura militar. O PT, ao contrário, sempre foi oposição e não tinha a experiência do poder. No meu entender os partidários do PT, deslumbraram-se com o brilho do poder e (quem nunca comeu mel, quando come se lambuza) sentiram que não deveriam largar aquelas "tetas" gordas do Estado Brasileiro.

Escrevo isto, com o coração ferido pois, fui metalúrgico e como tal varei inúmeras madrugadas para entregar panfletos em portas de outras fábricas com o objetivo de conscientizar aqueles que, como eu julgava (incorretamente?) precisavam abrir os olhos contra o imperialismo.

De algum modo o PT, em alguns momentos, conseguiu atar o Congresso Nacional e dobrou a classe política brasileira. Nossos congressistas renderam-se ao brilho das mariposas noturnas e se prostituiram. Neste caso a responsabilidade é de todos, ninguém faz nada que não queira!!!

Fica claro, quando se analisa com frieza, que o jogo do poder fez com que o PT não investigasse (como sempre defendeu) os movimentos corruptos do governo de FHC, se vendeu à idéia de que se não denunciar não serei denunciado.

Mas, por um deslize de alguém que, de algum modo deixou de receber o seu, uma ínfima parte da podridão veio à tona. Aqui também fica claro, o PSDB/PFL não atuou como deveria pois também, tinha seu rabo preso, infelizmente.

Resta concluir que não votarei no Senhor Lula por que quero dar o direito à minha filha de ver e viver em um País melhor. Minha consciência não suportaria tanta omissão, tanta falta de transparência, tantos escândalos simultâneos e tanta artimanha para criar uma América Latina Socialista. Basta compreender o que se passa no Foro de São Paulo. Há uma frase interessante e que pode ser utilizada para reflexão: "diga-me com quem andas e direi quem és". Neste Foro de São Paulo criado em 1990, temos os associados: Farcs, Hugo Chaves, Evo Morales, Fidel Castro, Frente Sandinista de Libertação Nacional entre outros grupos militares da América.

A via democrática continua sendo um boa alternativa e deve ser utilizada. É preciso abrir a mente e olhar acima da hipnose coletiva que tomou conta da nossa sociedade. É preciso quebrar os meios de manipulação do conhecimento político e econômico e forçar os novos congressista a trabalhar para que a miséria deste País não se resuma a um café da manhã ou um famigerado depósito de alguns reais na conta que mais aprisiona do que liberta.

Lula foi omisso e estrategicamente não compareceu a nenhum dos debates. Instrumento utilizado, relembremos, pelo Senhor Fernando Henrique Cardoso quando de sua reeleição, até nisto Lula demonstra que é uma cria do sistema. Já dizia o Comandante Rolim, da TAM: "quem não tem inteligência para criar deve ter a ousadia para copiar", e ele o fez várias vezes.

Vou votar nesta eleição! Sim, vou votar. Votarei naquele que mais se aproxima de minhas convicções torcendo para que tenhamos um segundo turno e neste segundo turno provocar as discussões políticas necessárias para a evolução desta nação.



É isto!!!



Paulo Lima
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui